DIVERSÃO

É de graça

Confira 27 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

FIFA Fan Fest Rio

Fãs de futebol e turistas em busca de diversão poderão acompanhar, de graça, as partidas da Copa diante do telão de 150 metros quadrados na arena com capacidade para 200?000 pessoas em Copacabana. O espaço também vai abrigar shows de artistas como Anitta, além de apresentações de escolas de samba e aulas de dança, entre outras atividades. Veja a programação completa.

Praia de Copacabana (altura da Avenida Princesa Isabel), Copacabana. De quinta (12) a 13 de julho, 11h/23h. Grátis.

anitta2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Rio! A Cultura dos Cariocas

O evento ocupa o Memorial Getúlio Vargas e a Praça Luís de Camões - conhecida como Praia do Russel - até o dia 13 de julho com programação gratuita durante os fins de semana, sempre das 10h às 18h. A agenda inclui música, dança, teatro infantil, performances, artes visuais, circo, batalha de dançarinos de rua, futebol, skate e uma grande instalação sonora visual. O projeto, que tem direção de criação do designer Jair de Souza, pretende tornar o local em um ponto de atração que expresse o jeito de ser carioca. Veja a programação completa.

Praça Luís de Camões, Glória. Sábado (21) e domingo (22), 10h a 18h. Grátis. Até 13 de julho.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Mostra Arte e Inovação

Trata-se de evento inédito no Brasil que vai unir a arte a inovação e tecnologia. Com curadoria da Rio+ARTE, a exposição reúne artistas de renome no cenário carioca que trabalham com distintos materiais: cerâmica, bronze e madeira. São 30 obras expostas. Além disso, os profissionais executarão suas atividades como se estivessem em seus ateliês, em performances individuais. Peças exclusivas serão criadas no local.

CasaShopping. Avenida Airton Senna, 2150, Barra da Tijuca. Artistas ao vivo trabalhando, de 17 às 20h. Até 13 de Julho.

TEATRO

As Três Irmãs

Clássico do russo Anton Tchekov (1860-1904), o drama sugere uma reflexão sobre o tempo através das divagações de Olga, Macha e Irina, as irmãs do título. Nascidas e criadas em Moscou, elas moram em uma província com o irmão, Andrei, mas sonham com o futuro glorioso (e hipotético) que as aguarda quando, um dia, voltarem à capital. Dirigida pela jovem Morena Cattoni, a montagem ocupa o jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho - opção que sublinha de maneira eloquente a questão da passagem do tempo. Com a sessão iniciada às 16 horas, o público acompanha o crepúsculo real conforme as esperanças mais solares das três irmãs (vividas aqui por Paula Sandroni, Gisela de Castro e Julia Deccache) também vão se dissipando. Produzida na raça, sem patrocínio, a encenação compreensivelmente se escora em poucos objetos para evocar a casa onde se passa a história, mas tem na ambientação um trunfo. A direção consegue a proeza de aproveitar ao máximo (mas sem marcações gratuitas) todas as possibilidades oferecidas pelo jardim, ocupado por vezes em espaços simultâneos. O elenco é heterogêneo, com a ala masculina menos evidenciada, mas encontra seu mais firme ponto de apoio justamente no trio principal - destaque para Gisela, comovente na dor silenciosa de Macha (95min). 10 anos. Estreou em 14/6/2014.

Casarão Austregésilo de Athayde (30 lugares). Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Informações e reservas, ☎ 99166-6718 e 99974-8272. Sexta a domingo, 16h. Não haverá sessão em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

Amor, te.

Sobre amor e sobre nós mesmos. A peça compõe uma dramaturgia de fragmentos, inspirada no universo teatral misturados a relatos pessoais dos atores para refletir sobre as tensões existentes na relação entre o amor e a morte.

Teatro Municipal Gonzaguinha. Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rua Benedito Hipólito 125, Centro. ☎ 2503-4622. Grátis. Sexta (11), 20h. Até 11 de julho.

amor-te.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Próxima atração do festival, a peça De Mãe para Filho, de Rosa Dias, leva ao palco cinco contos da tradição oral de países distintos que abordam o amor materno nas suas mais variadas faces (45min). Rec. a partir de 5 anos.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (12) e domingo (13), 11h. Grátis. Até 26 de outubro. Confira a programação completa em abr.ai/bonecos-no-parque.

Férias no MAR

O programa de férias do Museu de Arte do Rio preenche os sábados de julho com atividades baseadas na exposição Tatu: Futebol, Adversidade e Cultura da Caatinga. No próximo fim de semana, a diversão fica por conta da oficina CorZineDel, que, inspirada pela mascote da Copa, incentiva a criação de narrativas sobre o animal em cordéis e quadrinhos.

Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro, ☎ 3031-2741. Sábado (12), 15h. Grátis. Inscrições uma hora antes da atividade. Até dia 26.

Oficina de Criação Lego

Até domingo (13), os fãs dos bloquinhos coloridos vão ter um espaço disponível para soltar a imaginação. Dividida em espaços de acordo com a faixa etária, a área ainda conta com uma exposição de esculturas mais elaboradas feitas com o brinquedo. Rec. de 4 a 12 anos.

BarraShopping - Praça de Eventos. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca, ☎ 3089-1051. Diariamente, 10h/21h40. Grátis. Senhas distribuídas a partir das 10h. Até domingo (13).

O Princípio da Casa dos Pombos

Premiado na Lei do Fomento à Cultura, na categoria Circo, o espetáculo é criado e interpretado por Camila Moura, com direção de Alice Ripoli. Em cena, a acrobata explora cada centímetro de possibilidade do corpo em movimentos contínuos que fazem o público prender a respiração com as formas desenvolvidas em cena.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. ☎ 2215-0621/2224-3922. Sábado (12), 16h. Até 19 de julho. Grátis.

Arena Paixão Nacional

O Madureira Shopping promove uma ação em que a garotada vai poder disputar o seu próprio Mundial em atividades como. Totó; Chute a Gol; Área para Embaixadinha e Vídeo-Game com jogos de futebol. Participação mediante cadastro prévio e retirada de senha a partir das 15h. Em jogos do Brasil retirada de senhas a partir das 10h. Para crianças de 4 a 12 anos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Diariamente, das 15h às 21h (nos dias de jogos do Brasil a Arena funciona das 10h às 15h). Até 12 de julho.

Smurfs Futebol Clube

A atração pega carona no evento mundial de futebol e apresenta um espaço temático infantil com cenografia que comporta atividades como oficina de desenhos, seja goleiro, chute a gol e pebolim. Para crianças de 3 a 12 anos.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. ☎ 2621-9400. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos, 13h às 21h. Grátis. Até 13 de julho.

Gol de Placa

Já no Riosul, as crianças de 3 a 12 anos podem se divertir em atividades inspiradas na Copa do Mundo, como a Gol de Placa, em que os participantes têm chances para acertar o gol driblando a barreira de zagueiros; Totó, Cyber Ball, em que a disputa se dá através de jogos de videogame e Jogadores de Dedo, onde é possível criar jogadores de papel para brincar com os dedos.

Riosul. Rua Lauro Muller, 116, Piso G3, Botafogo. Segunda a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 13h às 21h. Até 12 de julho. Grátis.

Bate Bola na Pracinha Turma da Mônica

O circuito, destinado a crianças de 4 a 12 anos, é composto por seis atrações, com brincadeiras que exercitam o equilíbrio e a coordenação motora, além de render muita diversão. Na Vila da Mônica, todas as casas estão decoradas para a Copa do Mundo. No Gol de Ouro, o participante poderá testar sua habilidade de chute enquanto outra criança tenta defender o gol controlando o goleiro. Já no Pula-Bola, um pula-pula bem grande em formato de bola de futebol. Há ainda o Centro de Treinamento do Limoeiro, espaço com jogos de tabuleiro; o Drible Legal, atividade que trabalha a coordenação motora; e o Futebol Arte, no qual as crianças colorem desenhos dos personagens da Turminha.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio. Domingo a sexta, 12h às 20h; sábados, 10h às 22h. Grátis. Até 20 de julho.

Barbie Studios e Max Steel - O Herói está em você

Com atividades gratuitas e interativas como exposição de bonecas, jogos online e brinquedotecas, a atração promete agradar as crianças e adultos. O circuito Barbie Studios convida as meninas a experimentarem o estilo de vida da boneca. O público poderá visitar ainda a exposição Barbie Celebridades e conferir de perto as bonecas colecionáveis que homenageiam as estrelas de Hollywood e personalidades do mundo pop. O espaço Max Steel - O Herói Está em Você recria o universo do herói. Composto por três estações multissensoriais inspiradas na agência N-Tek - Laboratório N-Tek, Estação Digital e Estação Aventura - o evento convida o público a se divertir e a testar suas habilidades com games da marca.

West Shopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Domingo a quinta, 13h às 21h; sexta e sábado, 10h às 22h. Grátis. Até 3 de agosto.

Teatro de Bonecos

Personagens circenses invadem o palco do teatro de bonecos no Santa Cruz Shopping. Durante a peça O Circo Sinuca, as crianças poderão se distrair com palhaços, trapezistas, malabaristas, homem bala e a dupla Chipan e Zé, que contarão uma história divertida para todas as idades.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Sexta (11), 17h. Grátis.

A Bela e a Fera

A peça conta as aventuras da jovem Bela, que procura pelo pai desaparecido e acaba aprisionada no castelo da misteriosa Fera. Com a ajuda dos empregados do castelo, acaba surgindo um romance entre a Bela e Fera. Uma linda história de amor que encanta a adultos e crianças.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (13), 17h. Grátis.

CINEMA

CINEfoot

A partir desta quarta (9), o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro, recebe o CINEfoot. O evento, que acontece até sábado (12), é o único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição de filmes sobre futebol. A programação é composta por vinte filmes de várias nacionalidades, como Brasil, França, Uruguai, Alemanha, Suíça, Portugal, Argentina, Bulgária e Espanha.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Todas as sessões são gratuitas, com distribuição de senhas uma hora antes de cada exibição. Veja a programação completa.

porque-hay-cosas-1_-720x482.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CONCERTOS

Pedro Barros

O violonista interpreta composições autorais e de grandes nomes do repertório brasileiro para seu instrumento, a exemplo de Villa-Lobos e João Pernambuco.

Clube Hebraica (100 lugares). Rua das Laranjeiras, 346, Laranjeiras, ☎ 2557-4455. Sábado (12), 17h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

✪✪✪✪ Cor, Luz e Movimento e ✪✪✪✪ Inventário da Paixão

Um dos mais importantes galeristas e colecionadores do Brasil, o pernambucano Marcantonio Vilaça (1962-2000) atuou intensamente como mecenas, ajudando a lançar talentos nacionais e doando obras de seu acervo a instituições de todo o mundo. Assim, é natural que uma celebração de dez anos da premiação que leva seu nome festeje também a arte brasileira. É o que acontece em Inventário da Paixão e Cor, Luz e Movimento, coletivas em cartaz no Museu Histórico Nacional, vinculadas ao Prêmio Marcantonio Vilaça - e que marcam o lançamento de sua quinta edição. A primeira mostra é uma homenagem ao próprio Vilaça, reunindo 61 trabalhos de 36 artistas cuja carreira ganhou visibilidade através do marchand. O acervo privilegia amplamente brasileiros, muitos deles estrelados, a exemplo de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Lygia Pape e Nuno Ramos. Os suportes são os mais variados: há desde fotografias da série Imagens de Arame (1995), de Vik Muniz, até telas de Luiz Zerbini, como a bela A Ilha (1995), além de esculturas, objetos, gravuras e obras em técnica mista. Em Cor, Luz e Movimento, o homenageado é Abraham Palatnik, um dos pioneiros da arte cinética no país. São apresentadas dez de suas criações, dos famosos objetos cinéticos a pinturas que enganam os olhos, dando a impressão de movimento. Outros catorze nomes comparecem com 33 peças que revelam pontos de contato com a obra de Palatnik. Curioso exemplo dessa relação é Isto Não É uma Lâmpada (2013), de Claudio Alvarez, acionada por um motor elétrico.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partida no Maracanã e de jogo do Brasil na Copa do Mundo. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até sábado (12).

✪✪✪ World Press Photo

Em sua 57ª edição, a mostra é resultado de uma premiação internacional dedicada ao melhor do fotojornalismo produzido a cada ano. Desta vez são exibidas 143 imagens, publicadas ao longo de 2013 por 53 fotógrafos de 25 nacionalidades. Os cliques exploram temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente.

Caixa Cultural ¬- Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço fecha em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13). Grátis. Até sábado (12).

Candido Portinari

Das 222 obras doadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em janeiro, 65 delas, restauradas, estão na individual.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. O espaço fecha em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13). Grátis. Até 2 de novembro.

✪✪✪ Djanira

Batizada de Pintora Descalça, a mostra celebra o centenário de nascimento da artista. A seleção de obras contempla retratos, cenas de trabalhadores em atividade, paisagens e flagrantes de manifestações populares, como festas juninas.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço fecha em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13). Grátis. Até dia 20.

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições simultâneas no Oi Futuro Flamengo, com obras que abrangem instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13), dia da final. Grátis. Até dia 27.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos, como Brás, República, Pinheiros e Itaquera.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13), caso o Brasil esteja na final. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Os 38 imponentes desenhos distribuídos pelas paredes foram escolhidos pelo próprio artista. Para instalar suas criações na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente os desenhos abstratos, revelando o volume do material usado sobre o papel.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13), caso o Brasil esteja na final. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13), caso o Brasil esteja na final. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪✪ Visões na Coleção Ludwig

Do enorme acervo particular do alemão Peter Ludwig, magnata da indústria do chocolate morto em 1996, foram pinçadas 64 obras. Nomes de peso, como Andy War¬hol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Jeff Koons, estão representados.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e no domingo (13), caso o Brasil esteja na final. Grátis. Até dia 21.

Fonte: VEJA RIO