DIVERSÃO

É de graça

Confira 27 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

Rio! A Cultura dos Cariocas

O evento ocupa o Memorial Getúlio Vargas e a Praça Luís de Camões - conhecida como Praia do Russel - até o dia 13 de julho com programação gratuita durante os fins de semana, sempre das 10h às 18h. A agenda inclui música, dança, teatro infantil, performances, artes visuais, circo, batalha de dançarinos de rua, futebol, skate e uma grande instalação sonora visual. O projeto, que tem direção de criação do designer Jair de Souza, pretende tornar o local em um ponto de atração que expresse o jeito de ser carioca. Entre as atrações deste fim de semana, apresentações da cantora Roberta Espinoza e do DJ Marcelinho da Lua. Veja a programação completa.

Praça Luís de Camões, Glória. Sábado (21) e domingo (22), 10h a 18h. Grátis. Até 13 de julho.

dalua.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

FIFA Fan Fest Rio

Fãs de futebol e turistas em busca de diversão poderão acompanhar, de graça, as partidas da Copa diante do telão de 150 metros quadrados na arena com capacidade para 200?000 pessoas em Copacabana. O espaço também vai abrigar shows de artistas como Anitta, além de apresentações de escolas de samba e aulas de dança, entre outras atividades. Veja a programação completa.

Praia de Copacabana (altura da Avenida Princesa Isabel), Copacabana. De quinta (12) a 13 de julho, 11h/23h. Grátis.

Arraiá da Paz

Entre os dias 7 e 22 de junho, o Santuário São Paulo Apóstolo, no Parque União, Maré, recebe o Arraiá da Paz. A festa começa às 20h, com comidas típicas e brincadeiras.

Rua Guanabara, 2, Parque União. De 7 a 22 de junho, às 20h. Grátis.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

TEATRO

As Três Irmãs

A montagem do drama de Anton Tchekov ocupa o jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho. Paula Sandroni, Julia Deccache e Gisela de Castro vivem as irmãs do título. Moradoras do interior da Rússia, elas sonham com o dia em que voltarão para Moscou. Em caso de chuva, não há sessão. A entrada é franca e há poucos lugares - convém fazer reserva do ingresso por telefone. Direção de Morena Cattoni (95min). 10 anos.

Casarão Austregésilo de Athayde (30 lugares). Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Informações e reservas, ☎ 99974-8272. Sábado e domingo, 16h.

Não haverá sessão em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 6 de julho. Estreia prometida para sábado (14).

CRIANÇAS

Futebol e palhaçada

O quarteto de palhaças As Marias da Graça apresenta ao ar livre o espetáculo Pra frente, Marias!, com roteiro e direção de Evandro Mesquita. A montagem retrata uma partida de futebol feminino repleta de dribles mirabolantes, faltas espalhafatosas, cartões vermelhos e todo tipo de trapalhada que se possa imaginar.

Calçadão de Bangu. Avenida Cônego de Vasconcelos, Bangu. Quarta (18), 15h. Grátis. Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sábado (21), 17h. Grátis. Aterro do Flamengo. Ao lado do Teatro Carlos Werneck. Domingo (22), 11h. Grátis.

O Princípio da Casa dos Pombos

Premiado na Lei do Fomento à Cultura, na categoria Circo, o espetáculo é criado e interpretado por Camila Moura, com direção de Alice Ripoli. Em cena, a acrobata explora cada centímetro de possibilidade do corpo em movimentos contínuos que fazem o público prender a respiração com as formas desenvolvidas em cena.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. ☎ 2215-0621/2224-3922. Sábado (21), 16h. Até 19 de julho. Grátis.

Os Três Porquinhos - O Retorno do Lobo Mau

A peça é uma continuação da história dos Três Porquinhos que foram perseguidos pelo Lobo Mau, suas casinhas foram sopradas, e o lobo acabou descendo pela chaminé e se dando muito mal. Nesta nova versão, o Lobo Mau tenta reinventar seus planos para conseguir entrar na casinha de tijolos com a ajuda da sua mamãe loba. No espetáculo, a criança e o adulto participam ativamente através de cenas de plateia.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Sánado (21), 11h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 10h. Limite de quatro senhas por pessoa. Até 28 de junho.

Arena Paixão Nacional

O Madureira Shopping promove uma ação em que a garotada vai poder disputar o seu próprio Mundial em atividades como. Totó; Chute a Gol; Área para Embaixadinha e Vídeo-Game com jogos de futebol. Participação mediante cadastro prévio e retirada de senha a partir das 15h. Em jogos do Brasil retirada de senhas a partir das 10h. Para crianças de 4 a 12 anos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Diariamente, das 15h às 21h (nos dias de jogos do Brasil a Arena funciona das 10h às 15h). Até 12 de julho.

Smurfs Futebol Clube

A atração pega carona no evento mundial de futebol e apresenta um espaço temático infantil com cenografia que comporta atividades como oficina de desenhos, seja goleiro, chute a gol e pebolim. Para crianças de 3 a 12 anos.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. ☎ 2621-9400. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos, 13h às 21h. Grátis. Até 13 de julho.

Pedro Malazarte

Pedro Malazarte é um caipira magricelo, que anda pelo mundo atrás de gente para papear. É considerado o 'rei da esperteza' e faz de tudo para se dar bem. Com bonecos e muita música, as atrizes contam no palco algumas das histórias do personagem, mostrando ao público infantil seu jeito descontraído de levar a vida, que acaba em uma grande confusão.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (22), 17h. Grátis.

A Liga da Justiça

Quando tudo parece estar calmo na cidade, Hera Venenosa surge com um plano para derrotar a Liga da Justiça. Com um perfume desenvolvido em laboratório, ela consegue hipnotizar o Batman e o Super Homem, mas não contava que a Mulher Maravilha encontraria uma maneira de derrotá-la e de impedir que a vilã se torne a nova presidente dos Estados Unidos.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. ☎ 3513-7200. Domingo (22), 17h. Grátis.

Oficina de criação de bolsas

O público infantil terá a oportunidade de criar sua própria bolsa com materiais específicos, como tecido cru, cola e adereços fixáveis. Cada criança criará sua bolsa conforme sua imaginação.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (22), 15h às 17h. Grátis.

SHOWS

Cacau Vargas

O Imperator Centro Cultural João Nogueira, no Méier, apresenta o show Cacau Vargas canta e conta Vinícius para crianças. O espetáculo lembra vida e obra de Vinícius de Moraes, com linguagem didática adaptada à faixa etária de crianças.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. ☎ 2597-3897/2596-1090. Domingo (22), 16h. Grátis.

CONCERTOS

Anne Meyer e Erika Machado

No espetáculo Mulheres Compositoras e Suas Músicas, a soprano Anne Meyer e a pianista Erika Machado defendem programa eclético: estão previstas composições de Marisa Rezende, Barbara Stroz¬zi, Clara Schumann, Nadia Boulanger (com letra de Albert Samain), Alma Mahler, Diva Lyra, Esther Scliar (com letra de Carlos Drummond de Andrade) e Chiquinha Gonzaga.

Centro Cultural Justiça Federal (144 lugares). Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550. Sexta (20), 15h. Grátis.

Orquestra AfroReggae

Com um repertório que inclui os temas do Superman e Indiana Jones, Odeon, Prelúdio do Villalobos, Mozart e Aquarela do Brasil, a Orquestra AfroReggae se apresenta na Arena Dicró, na Penha. Os regentes são Jean Molinari e Giuseppe Laucas.

Arena Dicró. Parque Ari Barroso, Penha. ☎ 3486-7643. Sábado (21), 18h. Grátis.

226324_413605_orquestra_afroreggae3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

Leonardo Finotti

Mineiro radicado em São Paulo, o artista empreendeu, entre 2007 e 2013, uma investigação sobre a relação entre os campos de futebol na periferia da capital paulistana e o contexto social em que estão inseridos. Resultado dessa pesquisa, onze fotografias aéreas de gramados e clássicos campinhos de terra batida estão na individual Pelada, em cartaz na Luciana Caravello Arte Contemporânea. As fotos custam a partir de R$ 15?000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. O espaço fecha às 12h em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 19 de julho.

Eduardo Coimbra

Na individual Futebol no Campo Ampliado, o carioca Coimbra exibe oito maquetes penduradas na parede, reproduções de estádios fictícios e absolutamente insólitos, com desenhos diferentes do convencional tanto nos limites do campo de jogo quanto em suas divisões internas. As obras são acompanhadas por textos que comentam cada estádio, escritos por apaixonados por futebol, como o compositor Aldir Blanc, o cartunista Cássio Loredano e o escritor Luis Fernando Verissimo.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. O espaço fechará às 12h30 na terça (17) e no dia 28. Até 10 de agosto.

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições no Oi Futuro Flamengo, com instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos. Uma das atrações é um campo vir¬tual, no qual a bola se mexe pela ação do "chute" do visitante, captado por um sensor infravermelho.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e dos jogos no Maracanã (neste último caso, volta a funcionar uma hora após o término da partida). Grátis. Até 27 de julho.

bauhaus.foto.filme

Fundada em 1919 na Alemanha, a vanguardista escola de design, artes plásticas e arquitetura Bauhaus tem cinquenta fotos e vinte filmes de seu acervo exibidos. Boa parte da seleção fotográfica é exemplar do modo como membros da instituição, já no início do século XX, exploravam a manipulação da imagem.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a sexta e feriados, 15h às 21h; sábado e domingo, 14h às 21h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e dos jogos no Maracanã (neste último caso, volta a funcionar uma hora após o término da partida). Grátis. Até 20 de julho.

Cor, Luz e Movimento e Inventário da Paixão

As duas coletivas em cartaz no Museu Histórico Nacional estão vinculadas às comemorações pelos dez anos do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A segunda reúne o maior número de nomes estrelados: estão presentes Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini, entre outros.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 13 de julho.

Djanira

Batizada de Pintora Descalça, a mostra celebra o centenário de nascimento da artista. Mais de quarenta obras integram a seleção.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

Marilá Dardot

Mineira radicada em São Paulo, a artista apresenta nove trabalhos em Pouco a Pouco, produzidos desde 2002. Tendo como eixo a cor, a geometria, o tempo e a literatura, a seleção de obras inclui instalação, vídeo, pintura e escultura.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 17 de agosto.

✪✪✪✪ Richard Serra

Os 38 imponentes desenhos distribuídos pelas paredes foram escolhidos pelo próprio artista. Para instalar suas criações na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente os desenhos abstratos, revelando o volume do material usado sobre o papel. Esboços em cadernos de anotações completam o acervo.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Visões na Coleção Ludwig

Do enorme acervo particular do alemão Peter Ludwig, magnata da indústria do chocolate morto em 1996, foram pinçadas 64 obras. Nomes de peso, como Andy War¬hol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Jeff Koons, estão representados.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 21 de julho.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 22 de setembro.

World Press Photo

Em sua 57ª edição, a mostra é resultado de uma premiação internacional dedicada ao melhor do fotojornalismo produzido a cada ano. Desta vez, são exibidas 143 imagens, publicadas ao longo de 2013 por 53 fotógrafos de 25 nacionalidades. Os cliques exploram temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. A grande vencedora eleita pelos jurados é Signal, do americano John Stanmeyer. Feita para a revista National Geographic, a foto mostra migrantes africanos na costa de Djibouti erguendo os seus telefones para tentar captar um sinal da vizinha Somália.

Caixa Cultural - Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 12 de julho.

Fonte: VEJA RIO