DIVERSÃO

É de graça

Confira 29 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

TEATRO

A Negra Felicidade

A montagem leva à cena o caso verídico da escrava Felicidade, que, em 1870, recorreu à Justiça para que fosse reconhecido seu direito à liberdade. A peça é construída a partir de dois pilares de composição; o primeiro é um documento histórico: os autos do processo judicial da ação movida pela escrava contra seu senhor, o comerciante português Antonio Vietas da Costa, pleiteando sua condição de pessoa livre. O segundo é o Sermão de Santo Antonio aos peixes, do padre Antonio Vieira, grande defensor da igualdade entre os seres humanos. No contraponto entre a coisificação máxima do ser humano - a escravidão - e o profundo respeito à vida humana pregado e defendido por Vieira é calcado o espetáculo.

Lona Cultural Municipal João Bosco. Avenida São Félix, 601, Parque Orlando Bernardes, Vista Alegre. ☎ 2482-4316. Sexta (9), 19h; sábado (10), 20h30. Grátis.

negra-felicidade.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ESPECIAL

2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro

Realizado pela primeira vez em 2012, o festival volta ao Rio em grande estilo: em cartaz a partir de quinta (8), e até o dia 18, reúne mais de cinquenta companhias nacionais e estrangeiras. Lonas, parques, arenas, bibliotecas, praças, o Theatro Municipal e a Cidade das Artes serão alguns dos espaços usados nas apresentações. Toda a programação é gratuita, com exceção de Risk. O espetáculo da companhia checa Cirk La Putyka abre o evento, em noite para convidados, e volta ao mesmo palco, o do Municipal, no domingo (11), às 11h - nesta sessão será cobrado R$ 1,00 de ingresso, à venda a partir das 10h. Risk representa formas diversas de arriscar a vida em números perigosos, de tirar o fôlego. Outro destaque, entre as mais de 200 sessões previstas, é Futebol Voador. Às 13h e às 17h de sábado (10), na Cidade das Artes, e nos mesmos horários, no domingo (11), no Parque de Madureira, a peça da trupe paulista Base simula uma partida nas alturas, com os artistas pendurados em enormes balões cheios de gás hélio. Representante carioca, o Circo da Silva leva Riante!, no sábado (10), às 15h, à Cidade das Artes. Trata-se de um cômico show estrelado por uma palhaça-cantora, um dublê de guitarrista e super-herói, um baterista-cozinheiro e uma bailarina. Atração trazida de Israel, a ON Company encena Somewhere and Nowhere no sábado (10), às 20h, e no domingo (11), às 18h, no Circo Crescer e Viver, ao lado da estação Praça Onze do metrô. No picadeiro, o grupo mistura técnicas circenses, como trapézio e acrobacias na corda vertical, a dança contemporânea e projeção de vídeo, para narrar as aventuras de cinco viajantes clandestinos.

Confira a programação completa em abr.ai/festival-circo-2014

Feira das Yabás

A tradicional feira gastronômica com roda de samba promove uma edição especial de Dia das Mães. Desta vez, Reinaldo, do grupo Autonomia, é o convidado de Marquinhos de Oswaldo Cruz na roda de samba. Além disso, dezesseis barracas oferecem pratos e quitutes dos subúrbios cariocas.

Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz. Domingo (11), 13h. Grátis.

Coral Agência do Bem

O coral formado por moradores da comunidade Beira Rio, do bairro de Vargem Grande, fará uma apresentação em homenagem ao Dia das Mães. No repertório estão clássicos como Jesus, Alegria dos Homens (Johann Sebastian Bach) e Como É Grande Meu Amor Por Você (Roberto Carlos).

Via Parque Shopping. Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca. ☎ 2430-5100. Domingo (11), 13h. Grátis.

Temporada de Design Casa & Gourmet

O evento oferece palestras e workshops gratuitos voltados para o tema do design. Neste fim de semana, os convidados são a apresentadora do programa Decora, no canal GNT, Thalita Carvalho, que conversa com o público na sexta (9), às 19h. No sábado (10), às 13h, é a vez de André Carvalhal, da Farm, e Vivi Pontes jornalista editora do blog dcoracao.com e designer de interiores, falarem de suas experiências.

Casa & Gourmet Shopping. Rua General Severiano, 97, Botafogo. ☎2542-5693. Inscrições Gratuitas. Até 15 de maio.

CINEMA

O Cinema de Pierre Étaix

O Centro Cultural Banco do Brasil exibe a mostra O Cinema de Pierre Étaix. Até o dia 18 de maio, o evento reúne, pela primeira vez no Brasil, sete filmes do diretor francês, todos exibidos em versão original (35mm) e em cópias restauradas. Além de cineasta, Étaix também era ator, palhaço, desenhista e dramaturgo, e tinha uma profunda relação com o universo dos picadeiros. Haverá ainda a exibição do filme Meu Tio, de Jacques Tati, que teve a colaboração do francês como gagman e desenhista.

Centro Cultural Bando do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. ☎ 3808-2020. Grátis. Até 18 de junho. Veja a programação completa em http://abr.ai/1kUn1ym

SHOWS

Danilo Caymmi

O cantor faz o show Dorival, 100 anos, com repertório que homenageia seu pai, o reverenciado compositor baiano Dorival Caymmi, no ano de seu centenário. No repertório estão canções que reverenciam sua Bahia, como Você já foi a Bahia, Vatapá, O que é que a baiana tem e Maracangalha, além de temas praieiros, e românticos, como Marina e Nem eu, além de dedicar também uma parte do show às suas próprias composições, como O bem e o mal, Andança e Casaco Marrom.

Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo. ☎2528-5166. Sexta (9) e Sábado (10), 20h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h.

danilo-caymmi.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

FESTAS

Baile Black Bom

A banda Consciência Tranquila levará ao tradicional baile da Pedra do Sal a discussão sobre o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Além de muita música com releituras dos maiores clássicos da black music, o evento terá exposição de produtos da rede de afro empreendedores do Rio de Janeiro e distribuição de kits literários sobre a temática negra produzidos pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), parceiro institucional do baile. Haverá ainda uma conversa com o professor da UFRJ, Flávio dos Santos Gomes, com o tema "Abolição Ontem e Hoje - livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela".

Pedra do Sal. Largo João da Baiana, s/n, Gamboa. Sábado (10), 17h. Grátis.

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Em comemoração ao Dia das Mães, o Shopping Grande Rio oferece ao público um concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica, referência nacional no cenário da música erudita. A iniciativa visa levar música clássica ao público da Baixada Fluminense e disseminar a cultura em suas mais variadas formas.

Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. ☎ 2430-5111. Domingo (11), 17h. Grátis.

CRIANÇAS

✪✪✪ A Aventura de Pedro

Em uma noite de insônia, o menino do título (interpretado por Victor Albuquerque) tem seus sonhos materializados em divertidos personagens que usam um armário do quarto como portal entre a realidade e a fantasia. Direção de Mariana Rebelo (50min). Rec. a partir de 2 anos. Estreou em 22/3/2014.

Centro de Referência Cultura Infância ? Teatro do Jockey (150 lugares). Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea, ☎ 3114-1286. Sábado e domingo, 18h30. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até domingo (11).

Galinha Pintadinha e sua Turma

O espaço oferece atrações gratuitas, como ovos giratórios com capacidade para até seis crianças cada; o Espaço Pintadinho, em que os pequenos artistas podem brincar com lápis de cor, canetinhas e giz de cera; e a Casa da Galinha Pintadinha, que conta com uma escultura tridimensional de três metros de altura da personagem.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h. Grátis. Até 8 de junho.

Clubinho do Jack especial Mães

Para quem quer curtir a data fora de casa, o mascote Jack vai pintar o sete com as crianças nas oficinas de cartão para as mães, desenho, pintura e maquiagem. Ao final das oficinas, os convidados participarão de atividades especiais com as mamães.

Center Shopping. Avenida Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. ☎ 3312-5001. Domingo (11), 13h às 15h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Caos Corporéo

Com curadoria de Clara Sobral Mellac, a mostra reúne a produção independente de artistas que se inspiraram na arte "corpórea". Entre as obras, telas de Alexandre Cavalcanti, Cela Luz, Elias Lazaroni, Judite Pimentel e Rafael Inácio; esculturas de Cacá Barcellos; fotografias de Carolina Amorim, Lucas Zappa e Tatiana Guinle. Durante o evento haverá ainda música ao vivo com a banda Projéteis com Marcelo Cardoso, performance de dança por Mariana Moraes e comidinhas.

Rua Alexandre Stockler, 4, Gávea. Sábado (10), 17h às 23h. Grátis.

caos-corporeo-carolina.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Aulio Sayão Romita

Na mostra Policromia Urbana, o artista apresenta dezoito obras de acrílica sobre tela, nas quais aborda variações de formas e cores encontradas nas grandes cidades. A partir de R$ 4?200,00.

Galeria de Arte Marly Faro. Rua Aníbal de Mendonça, 221, Ipanema, ☎ 2259-9417. Segunda a sexta, 12h às 19h; sábado, 9h às 13h. Grátis. Até 6 de junho. A partir de sexta (9).

Call Me Helium

Em 1974, Hélio Oiticica e os irmãos Andreas e Thomas Valentin tiveram uma ideia para uma obra: um enorme balão no qual se leria "call me helium", referência a uma frase do guitarrista Jimi Hendrix e, ao mesmo tempo, um trocadilho com o primeiro nome de Oiticica. O trabalho, porém, ficou engavetado por quarenta anos. No sábado (10), às 15h, finalmente, o balão será içado na Praça dos Correios. Ali ficará até o fim de uma exposição no Centro Cultural Correios, com fotos e documentos que retratam o cotidiano de Oiticica em Nova York, na época em que a obra foi concebida. Uma foto de Carlos Vergara e uma escultura de Antonio Manuel também estão na mostra.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 13 de julho. A partir de sábado (10).

Carolina Ponte

Baiana radicada em Petrópolis, a artista exibe, em Só o Excesso, cinco desenhos feitos com tintas variadas sobre papel. Completam o acervo três peças de crochê. A partir de R$ 18?000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até 7 de junho. A partir de terça (6).

Visões na Coleção Ludwig

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 21 de julho. A partir de quarta (7).

✪✪✪ Toz

Nome conhecido da arte urbana carioca, o grafiteiro Tomaz Viana, o Toz, ocupa 300 metros quadrados com uma exposição na qual dois de seus personagens ganham destaque: o colorido Vendedor de Alegrias, com a cabeça cheia de bolas, e o enigmático Insônia, identificado pelos olhos brilhantes. Além das três instalações dedicadas aos dois, uma sala exibe catorze telas.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até quinta (8).

Antonio Bokel

Em Na Periferia do Mundo, o artista, que está celebrando uma década de carreira, exibe trinta obras, entre pinturas, fotografias e esculturas.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 25.

✪✪✪✪ Chico Albuquerque

Pioneiro da fotografia publicitária no Brasil, o profissional cearense se dedicou a outros temas, como revela a mostra O Estúdio Fotográfico. Em cerca de 120 imagens, há registros ligados à arquitetura, cenas urbanas da capital paulista e retratos de personalidades.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até dia 25.

Community

A videoinstalação que dá nome à mostra exibe fotografias de 43 dos atuais profissionais da agência Magnum Photos, fundada em 1947 por mestres das câmeras como Henri Cartier-Bresson. Ensaios de cinco deles são apresentados em outra parte da exposição.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de junho.

✪✪✪ Em 1964

Na menor galeria do Instituto Moreira Salles, a mostra compensa suas pequenas dimensões com um acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. Cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música, compõem a exposição.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 23 de novembro.

Laura Erber

Em águas furtadas (que a artista grafou assim mesmo, com minúsculas) são apresentadas videoinstalações e duas colagens. O tema da água, metaforicamente e como elemento real, está presente em todos os trabalhos.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até dia 25.

✪✪✪ Maria Tomaselli

Austríaca radicada no Brasil desde 1969, a artista apresenta doze trabalhos sobre lonas de caminhão usadas ? furos e remendos incluídos. O suporte ganha camadas de tinta, desenhos e impressões de gravuras. Somam-se a esse conjunto dezenove telas e uma série de gravuras e desenhos.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo,

12h às 19h. Grátis. Até dia 18.

✪✪✪ Miguel Rio Branco

Uma instalação com quatro projeções de imagens que abordam a temática da violência e do poder, uma projeção estática com áudio e um site specific compõem a instigante exposição do fotógrafo, batizada como Gritos Surdos.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até dia 25.

Nazareno

Dezoito instrumentos infantis compõem uma instalação apresentada pelo artista na mostra Somos Iguais. Também são exibidas fotos autobiográficas da série de De Onde (Eu) Venho, que ilustram o seu processo criativo, e três vídeos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de junho.

Renan Cepeda

Em Wave, o fotógrafo apresenta nove registros de paisagens do Rio em grande formato. As imagens são fruto da original pesquisa de Cepeda com fotografia infravermelha. Preços sob consulta.

Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, ☎ 2255-4586. Segunda a sexta, 12h às 19h; sábado, 16h às 19h. Grátis. Até 7 de junho.

Rosângela Rennó

Em Círculo Mágico, a artista escolheu dezesseis objetos da coleção da Fundação Eva Klabin, mudou-os de lugar e procurou destacá-los para atrair a atenção do público, produzindo catorze instalações em exibição na casa-museu.

Fundação Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, ☎ 3202-8550. Terça a domingo, 14h às 17h. Grátis. Até 29 de junho.

✪✪✪ Vladimir Lagrange

Em Assim Vivíamos, primeira exposição do fotógrafo russo na América Latina, são exibidas 65 imagens em preto e branco que se contrapõem, pelo toque poético, à opressão do regime socialista do tempo em que foram realizadas.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 25.

Fonte: VEJA RIO