DIVERSÃO

É de graça

Confira 31 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Marionetes, palhaços e outras figuras recorrentes nos espetáculos infantis estão na programação do festival Bonecos no Parque, que ocupa, a partir de sábado (18), o Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho, no Flamengo. Fundadora do Bonecos em Ação, grupo com trinta anos de estrada, Susanita Freire é também diretora artística do evento, que reúne 36 companhias de teatro de diversas partes do país, além de Chile e Uruguai. Até 26 de outubro, haverá atrações e atividades aos sábados e domingos, a partir das 11h. Excepcionalmente no dia de abertura, o programa começa às 10h30, com os artistas da Eslipa ? Escola Livre de Palhaços promovendo uma passeata festiva com a criançada nos arredores do teatro. Às 11h, o grupo Off-Sina apresenta Café Pequeno Da Silva e Psiu, com Richard Riguetti. No domingo (19), ele coloca o nariz vermelho novamente e, junto com a palhaça Currupita, encarnada por Lilian Moraes, traz o espetáculo Tremelicando, no qual transforma latas e moedas em instrumentos musicais. Rec. a partir de 4 anos.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado e domingo, 11h. Grátis. Até 26 de outubro.

Bruna Prado / divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Cidade das Artes

O centro cultural vai preencher os sábados de janeiro com muitas atividades para a criançada. No dia 18, Benita Prieto apresenta contos sobre bichos. Em seguida, há aula de capoeira, com produção de instrumentos musicais. Rec. a partir de 6 anos.

Cidade das Artes ? Praça (100 lugares). Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca, ☎ 3325-0102. Sábado (18), 14h30/18h30. Grátis.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Imperator ? Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Eco Alegria da Turma da Mônica

De forma divertida, o evento traz um circuito com seis atividades nas quais os pequenos aprendem brincando como o ?despoluidor?, uma máquina, criada pelo Franjinha, que despolui o rio com seus braços mecânicos articulados, também aprendem a proteger os ?animais em perigo? interagindo com espécies em extinção. As crianças podem gastar energia com o ?força no pedal?, no qual utilizam pedais e, com auxílio das mãos ou dos pés, acionam uma máquina que faz coisas incríveis. Além disso, a ?baleia rolinhos? permite que as crianças façam escalada e escorreguem. Podem aprender também com o ?Jogando contra a Sujeira?, no qual terão a missão de salvar o planeta dos perigos da chuva ácida e combater o Capitão Feio. O circuito se completa com o ?bola ao cesto reciclável? no qual ganha mais pontos quem descartar o lixo de maneira correta nas áreas de recicláveis.

West Shopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Sábado, 10h às 22h; domingo a quinta, 13h às 21h. Até 2 de fevereiro. Grátis.

O Mundo dos Dinossauros

Para animar a temporada de férias da garotada, o shopping aposta no universo dos grandiosos animais pré-históricos com a exposição O Mundo dos Dinossauros. Os clientes poderão conferir de perto, gratuitamente, 20 réplicas de feras - alguns com até 6 metros de altura - como o Tiranossauro Rex, o Pterosaurus e o Allosaurus, além de reproduções de fósseis e ovos de dinossauros. Na área externa, próximo à Avenida das Américas, os visitantes serão surpreendidos por um imenso Apatosaurus de 8 metros de altura e 22 metros de comprimento, o maior da exposição. Para completar as opções de entretenimento, a exposição terá um mini cinema 7D com capacidade para receber nove pessoas por exibição (ingressos a R$ 10). Com efeitos que simulam jatos de água, vento e cadeiras que se mexem, os filmes mostrarão a vida dos dinossauros de forma divertida e educativa. Além disso, haverá uma loja de produtos temáticos.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 9 de fevereiro.

Laboratório do Rock

O Laboratório do Rock, que acontece na Praça de Eventos, entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro, traz uma programação variada e interativa para crianças de 3 a 12 anos. O ambiente conta com diversas atrações. No Playground do Rock haverá Playstation´s com os games Guitar Hero e Rock Band e jogos musicais educativos estarão disponíveis para os que queiram sentir a experiência do que é ser uma verdadeira estrela do Rock. Serão desenvolvidas ainda duas oficinas: a de Palhetas, em que será possível customizar a própria palheta com cores e formatos diversos ou transformá-la em cordão; e a de Mini-Tattoos, onde a garotada escolhe um modelo de tatuagem que será aplicado com tinta atóxica sobre a pele. O público também poderá experimentar fantasias, maquiagens, acessórios e, após a transformação, registrar o momento no estúdio fotográfico Rock Stars.

Shopping Rio Sul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo, praça de eventos, 1º piso. Segunda a sábado, 11h às 21h; domingo, 14h às 20h.

Vila dos Smurfs

O shopping oferecerá um espaço temático gratuito com cenografia baseada na Vila dos Smurfs, onde crianças de 3 a 12 anos poderão brincar com recreadores vestidos como os personagens. São cinco atividades diferentes, como pintura, playground e horta, em meio a cogumelos e árvores gigantes.

Note Shopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi, Praça de Eventos, 1º piso. Diariamente, 12h às 20h. Até 10 de fevereiro.

Experimentando Diferenças

O Madureira Shopping recebe o projeto Experimentando Diferenças. O programa vai muito além da ideia de proporcionar lazer ao público e convida as pessoas a vivenciar de fato e na prática as emoções semelhantes às sentidas pelos atletas paralímpicos, com atividades realizadas na arena de experimentação, como futebol para cegos, bocha, corrida e basquete em cadeira de rodas etc.

Madureura Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira, 1º piso. Diariamente, das 10 às 22h. Até 22 de janeiro.

Frozen - Uma Aventura Congelante

O mall apresenta, até o dia 2 de fevereiro, um espaço temático inspirado no filme Frozen - Uma Aventura congelante, a nova animação da Disney. O circuito montado se inicia com o jogo Disney Infinity e o toy box de Frozen, onde as crianças poderão jogar como as personagens Anna e Elsa. Em seguida, irão se divertir na piscina de bolinhas do Olaf e na mesa de desenhos e jogos, com brinquedos temáticos. Para finalizar, um escorregador congelado e um labirinto de gelo fecham a atração. O espaço conta ainda com um cenário para os que os pequenos sejam fotografados ao lado dos personagens. A participação é realizada através de inscrições no local do evento, no 1º piso. A faixa etária para participar é de 3 a 12 anos.

Via Parque. Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca. Domingo a sexta, 13h às 21h; sábado, 11h às 22h. Até 2 de fevereiro.

Teatrinho infantil

No mês de férias da garotada, o Recreio Shopping oferece uma temporada de peças infantis gratuitas para elas. A Praça de Eventos é palco para as apresentações e interação com os personagens, que vão divertir os pequenos com uma programação completa de sexta a domingo. A faixa etária é livre. Neste fim de semana, serão apresentadas as peças Casamento da Baratinha - O Musical e A Livraria Mágica.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19019, Recreio dos Bandeirantes. Sexta a domingo, 17h. Até 2 de fevereiro.

Tio Peter Pan

Nos domingos do mês de janeiro, o estabelecimento recebe o Tio Peter Pan na programação infantil do Clubinho do Santa Cruz Shopping. Ele animará crianças e adultos com brincadeiras, danças, distribuição de brindes e jogos cômicos de mesa direcionados aos que estiverem na praça de alimentação. Há ainda aplicação de tatuagens para a criançada e bola mania.

Santa Cruz Shopping. Domingos de janeiro, das 13h às 17h. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz.

Clubinho Bay

Durante todos os sábados de janeiro, o Clubinho Bay de Férias traz pintura, recorte colagem e massinha, para a recreação do público infantil. Oficinas e espetáculos teatrais, em parceria com SESC, também fazem parte da programação, com aulas para a confecção de ecobijuterias, brinquedos feitos com materiais reaproveitáveis, furochiki e origamis.

Bay Market. Avenida Visconde do Rio Branco, 360, Centro, Niterói. Sábados de janeiro, das 15h às 18h, na Praça de Alimentação.

SHOWS

Tributo a Cazuza

No ano em que o cantor e compositor, um dos maiores ícones do rock nacional, completaria 55 anos, velhos amigos e parceiros musicais se juntam para homenageá-lo em uma apresentação gratuita na Praia de Ipanema. Sob a direção de Jodele Larcher, a banda formada por George Israel, Arnaldo Brandão, Guto Goffi, Leoni, Rogério Meanda e Nilo Romero faz as bases das canções ao vivo, enquanto hologramas projetam Cazuza cantando em uma tela para o público. Estão confirmadas as participações de Gal Costa e Paulo Ricardo como convidados. Livre.Praia de Ipanema, na altura da Rua Henrique Dumont. Domingo (19), 20h30. Grátis.

TEATRO

The Book of Mormon

Resultado de um projeto acadêmico criado na UniRio pelo professor Rubens Lima Jr., este hilariante musical dirigido por ele reestreia na quinta (9). Trata-se de uma montagem do espetáculo de enorme sucesso encenado na Broadway em 2011 que supera com talento genuíno as esperadas limitações financeiras de uma produção universitária. Concebida por Trey Parker, Matt Stone, criadores da escrachada animação South Park, e Robert Lopez, idealizador do musical iconoclasta Avenida Q, a peça se esmera na zombaria. Na história, um grupo de rapazes mórmons conclui sua formação religiosa e todos serão mandados, em duplas, para pregar em várias partes do mundo. Em vez da tão sonhada Flórida, o almofadinha Elder Price (Hugo Kerth, ótimo) acaba em Uganda ? junto com Elder Cunningham (Leo Bahia, a grande estrela do afiado elenco), nerd gorducho e um tanto desmiolado. Religião, universo gay, África e até mesmo os musicais viram alvo de piada no texto e nas engraçadíssimas versões das canções originais, assinadas por Alexandre Amorim. Igualmente dignas de aplauso são a competente direção musical de Marcelo Farias e as bem executadas coreografias de Victor Maia (135min, com intervalo).

UniRio ? Sala Paschoal Carlos Magno (98 lugares). Avenida Pasteur, 436, Urca, ☎ 2542-2103. Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 2 de fevereiro.

Alexandre Farias / divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

ESPECIAL

Jazz, Arte e Gastronomia

O Centro do Rio Antigo recebe a primeira edição de 2014 da mostra Jazz, Arte e Gastronomia, que reúne música, objetos de arte e antiguidades na Rua do Lavradio. A atração musical fica por conta da All That Jazz Band, que se apresenta a partir das 14h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba.

Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio (trecho que vai da Rua Visconde do Rio Branco a Rua do Senado). Domingo (18), 10h às 18h.

CONCERTOS

Armildo Uzeda

O violonista defende repertório de grandes compositores, como Bach (uma de suas especialidades), Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Isaac Albéniz.

Centro Cultural Parque das Ruínas (100 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎ 2224-3922. Sábado (18), 11h30. Grátis.

Duo Velasco

Formada em 2012 pelos jovens violonistas Felipe Rodrigues e Maria Luísa Tonácio, a dupla costuma mesclar clássicos da música de concerto com obras contemporâneas e inéditas. Nesta sexta (17), eles executam temas de Chopin, Debussy, Egberto Gismonti, Roberto Velasco, Roland Dyens e Agustín Barrios.

Real Gabinete Português de Leitura (100 lugares). Rua Luiz de Camões, 30, Centro, ☎ 2221-3138. Sexta (17), 12h30. Grátis.

Fernanda Cruz

A pianista sobe ao palco do Museu de Arte Moderna para apresentar um programa baseado em canções de Guerra-Peixe e do casal Clara e Robert Schumann.

Museu de Arte Moderna (200 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Domingo (19), 11h30. Grátis.

EXPOSIÇÕES

No Balanço da Rede

Batizada em língua portuguesa por Pero Vaz de Caminha (1450-1500), devido à semelhança de suas malhas com o utensílio homônimo usado para pesca, a rede (sim, aquela de descanso) é o tema de uma inusitada mostra em cartaz na Caixa Cultural a partir de terça (14). Com curadoria de Denise Mattar e consultoria do pesquisador alemão Joseph Köpf, autor de um livro sobre o assunto, No Balanço da Rede traz cinquenta modelos. O panorama apresenta desde versões mais primitivas, de origem indígena, como a hamaka, tramada em fibras de tucum, buriti ou carnaúba, até peças mais sofisticadas e contemporâneas, com varandas de crochê ou bordadas. Na exposição, com cenografia de Guilherme Isnard, o artefato aparece entre plantas e objetos de arte popular, a exemplo de esculturas assinadas pelos artistas Resendio e Roberto de Almeida.

Caixa Cultural ? Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980 -3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 23 de fevereiro. A partir de terça (14). www.caixacultural.com.br.

Calixto Cordeiro

Quarenta obras do caricaturista integram a mostra Calixto Cordeiro: uma Trajetória ? Revista D. Quixote (1917-1927), composta, em sua maioria, de trabalhos da época em que o artista trabalhou para o semanário carioca lançado em 1917. Ao mesmo tempo, entra em cartaz no MNBA J. Carlos: 130 Anos, homenagem ao também caricaturista. Nela estarão presentes, entre originais e reproduções, cerca de quarenta obras feitas para revistas como Careta, Para Todos, O Cruzeiro e Fon-Fon. Ambas as exposições integram a 1ª Bienal Internacional da Caricatura.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 9 de março.A partir de sexta (17).

Orlando Mollica

O carioca exibe treze acrílicas sobre tela na individual Rio em Janeiro, inspirada em sua terra natal.

Galeria H. Rocha. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), loja 333, Copacabana, ☎ 2227-1127. Terça a sábado, 12h às 19h. Grátis. Até 13 de março. A partir de sexta (17).

Pablo Ferretti

Questões ligadas a memória, impermanência e diluição perpassam os dez óleos que o artista gaúcho apresenta em Sob as Coisas Vistas no Céu. Também no Centro Hélio Oiticica, Zé Carlos Garcia, natural de Aracaju, exibe uma escultura monumental.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até domingo (19).

Ponto de Vista ? Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos

Mais de setenta exemplares da coleção de cartazes do designer Rico Lins compõem a mostra. Há obras de países como França, Alemanha, Polônia, Cuba, Japão, Suíça, Estados Unidos, Itália, Espanha e Holanda. Um dos destaques é uma série sobre direitos humanos, criada em 1989 para celebrar os 200 anos da Revolução Francesa.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (19).

✪✪✪ Afonso Tostes

O artista mineiro reconstrói, no salão principal da Casa França-Brasil, um enorme paiol que encontrou desmontado na Zona da Mata, em seu estado natal. Ferramentas utilizadas no espaço tiveram o cabo esculpido, em forma de osso, e também são exibidas em uma instalação. Completam o acervo uma escultura e um site-specific.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 9 de fevereiro.

Estela Sokol

Em Gelatina, a paulistana apresenta treze trabalhos da série que dá nome à mostra, nos quais estica e sobrepõe lâminas de PVC coloridas, opacas e translúcidas, sobre chassis de madeira, criando efeitos cromáticos. Completa a seleção a escultura Meio-Fio, de placas de mármore. R$ 21?000,00 a R$ 57?000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até dia 25.

✪✪✪ Floriano Romano

Conhecido por combinar instalações, performances e sons, o artista exibe oito obras sonoras, sete delas inéditas, e uma seleção de desenhos feitos com fita isolante sobre papel, reunidas na mostra Sonar.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 9 de março.

✪✪✪ Tacita Dean

Integrante do grupo Young British Artists, do qual emergiram gigantes como Damien Hirst e Tracey Emin, a artista inglesa apresenta A Medida das Coisas, sua primeira individual na América Latina. Lá estão quinze obras, a maioria no suporte pelo qual se notabilizou: filmes de 16 e 35 milímetros. Geralmente produzidos com a câmera estática, diante de cenas prosaicas, de ritmo lento, quando não repetitivo, os trabalhos sugerem uma nova experiência temporal, mais contemplativa.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até dia 26.

Tomie Ohtake ? Correspondências

Estrela de uma individual no Museu de Arte do Rio, a artista também está no centro desta mostra. Agora, 28 de seus trabalhos dividem o espaço com 56 criações de outros artistas, promovendo um diálogo entre eles. No grupo estão nomes como Carmela Gross, Cildo Meireles, Leda Catunda, Waltercio Caldas e Claudia Andujar.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 9 de fevereiro.

Walter Firmo

Sessenta imagens produzidas pelo fotógrafo carioca desde 1940 estão reunidas em Brasil em Preto e Branco ? Walter Firmo. Há diferentes suportes, incluindo vídeo e projeções em monitores. Curadoria de Milton Montenegro.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 2 de março.

✪✪✪✪ Wilma Martins

Cotidiano e Sonho é o nome da retrospectiva da artista mineira radicada no Rio. O acervo, de cerca de 140 obras, reúne pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, livros e documentos. Chamam atenção as criações da série Cotidiano, nas quais animais invadem singelos espaços domésticos e paisagens naturais amplas se insinuam em espaços como gavetas e camas. O programa no Paço conta com mais cinco individuais: de Mariana Manhães, Willys de Castro, Sergio Camargo, Vicente de Mello e Rogerio Luz.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 16 de fevereiro.

✪✪✪✪ Yayoi Kusama

A mais festejada artista contemporânea do Japão apresenta sua primeira individual no Brasil, Obsessão Infinita. O panorama reúne cerca de 100 obras produzidas desde o fim da década de 40, nos mais variados suportes ? a maioria com as bolas que se tornaram marca visual de Yayoi.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até dia 26.

Fonte: VEJA RIO