DIVERSÃO

É de graça

Comfira 35 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

CRIANÇAS

Spantinha

O projeto criado pelos organizadores do bloco Spanta Neném chega a mais uma edição na Lagoa Rodrigo de Freitas. Esse ano o tema será A Arca de Noé, em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes. O evento acontece na altura do Corte do Cantagalo e contará com vários espaços de entretenimento. Os pequenos poderão se divertir em oficinas de contação de história, musicalização, reciclagem, mosaico, circo, pintura, brinquedos, bijuteria e camarim. Haverá ainda shows, espaço baby, degustação de papinhas orgânicas para bebês e circuito de patinete.

Lagoa Rodrigo de Freitas (altura do Corte do Cantagalo), Lagoa. Domingo (27), 10h às 14h. Grátis.

spantinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Próprio para Menores

Espetáculos e atividades interativas de dança integram o projeto. No último fim de semana, o coletivo Circo da Silva comanda os trabalhos com uma oficina baseada no movimento dos animais, na sexta (25), e um show de malabarismo e acrobacia no sábado (26), ambos gratuitos, além do espetáculo Humanimal, no sábado (26) e no domingo (27). Rec. a partir de 4 anos.

Teatro Cacilda Becker (140 lugares). Rua do Catete, 338, Catete, ☎?2265-9933, ??Largo do Machado. Sexta (25), 14h/16h; sábado (26), 12h/12h30 (show de malabarismo). Grátis. Sábado (26) e domingo (27), 17h/17h40 (Humanimal). R$ 10,00. Bilheteria: a partir das 16h (sáb. e dom.). Programação completa em conexaocacilda.com.

Cyrano de Berinjela

Vencedora do Prêmio Maria Clara Machado nas categorias espetáculo e direção em 2002, a adaptação do texto francês Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, ganha música ao vivo e manipulação de bonecos para contar a história do poeta narigudo do título. Desiludido no amor, ele resolve ajudar o belo cadete Cristiano de Rabanete a conquistar sua amada. Direção de Henrique Gonçalves e Paulo Rebello (50min). Rec. a partir de 7 anos. Estreia prevista para este sábado (19).

Espaço Cultural Eletrobras Furnas ? Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎?2528-5166. Sábado e domingo, 18h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h. Até 3 de novembro.

Oficina de Horta caseira

Para promover o encontro das crianças com a natureza, o Imperator promove uma oficina de horta caseira, que ensinará o público infantil a plantar sementes ou mudas de tempero ou ervas medicinais em vasos feitos de garrafa pet. No programa estão incluídos a apresentação das mudas, a escolha e o preenchimento do vaso com três camadas de sedimentos e o plantio seguido pelo batismo do tempero ou da erva medicinal escolhido. A atividade é finalizada com a identificação da espécie plantada através de uma etiqueta personalizada, com dicas de cultivo e usos da espécie.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Domingo (27), 11h. ☎ 2596-1090. Grátis.

O Reino do Feijão

Na trama, uma baronesa resolve inscrever a feijoada em um grande concurso internacional de gastronomia para salvar o Reino do Feijão Preto ? em decadência após a morte de seu marido. Samba, o porco-compositor, é escolhido para virar ingrediente do prato. Os servos Romão e Mariola enfrentam o dilema: salvam o reino ou evitam que o amigo acabe na panela? Direção de Helton Tinoco (60min). Rec. a partir de 4 anos. Estreou em 4/8/2013.

Centro Cultural Parque das Ruínas (60 lugares). Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, ☎?2224-3922. Domingo, 11h. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes. Até 27 de outubro.

Brincando com a Galinha Pintadinha

No evento Brincando com a Galinha Pintadinha as crianças encontram sete atividades gratuitas para aproveitar o tempo livre e ainda aprender em diversas oficinas. Em um circuito, as crianças de até seis anos poderão conferir o cineminha com desenhos da galinha mais querida do Brasil, o jogo da memória, oficinas de reciclagem de lixo com a Pombinha, pintura e música. Outra brincadeira é o Mão na massa com a Fli Flai, em que as crianças aprendem a fazer um chapéu de soldado de dobradura.

Ilha Plaza. Avenida Maestro Paulo e Silva, 400, Ilha do Governador. Tel: 2468-8100. Segunda a sábado, 14h às 22h; domingo, 15h às 21h. Até 10 de novembro. Grátis.

Doce Natal

A comemoração marca o início das festividades de Natal em Bangu. A festa contará com atraçõe para todos os gostos. Artistas do grupo circense Up Leon percorrerão os corredores do shopping interagindo e divertindo a criançada, com distribuição de doces. Um show com a dupla sertaneja Fabiano & Bonatto também alegra a festa. O Papai Noel chegará ao Bangu Shopping de helicóptero.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (27), 12h. Grátis.

Chapeuzinho Vermelho

Em comemoração ao mês das crianças, o Recreio Shopping traz diversas peças teatrais dedicadas a elas. As apresentações são gratuitas e acontecem em um teatro aberto localizado no 1º piso. Neste sábado (19), a atração é Chapeuzinho Vermelho.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. ☎ 2138-9888. Sábado (26), 17h. Grátis.

Peter Pan

Em comemoração ao mês das crianças, o Recreio Shopping traz diversas peças teatrais dedicadas a elas. As apresentações são gratuitas e acontecem em um teatro aberto localizado no 1º piso. Neste domingo (20), a atração é Peter Pan.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. ☎ 2138-9888. Domingo (27), 17h. Grátis.

Chegada o Papai Noel ao Santa Cruz Shopping

O bom velhinho chegará ao shopping em um clássico carro vermelho Canblock 1951, no qual percorrerá diversas ruas do bairro de Santa Cruz. Haverá recreação com apresentação circense de palhaços, ventríloquo e mágico. Serão distribuídas guloseimas.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (27), 16h. Grátis.

CINEMA

I Mostra de Animação Francesa

Quinze filmes inéditos no Brasil e laureados em importantes festivais do cinema mundial integram a I Mostra de Animação Francesa, que começa na sexta (25). As sessões serão no auditório da Aliança Francesa, em Botafogo, com entrada franca. A atração de abertura, com exibição marcada para as 19h, é Aprovado para Adoção (2012), de Laurent Boileau e Jung ? esse último é o autor da história em quadrinhos de tintas autobiográficas em que se baseia o filme. Na trama, um cartunista nascido em Seul, mas adotado na infância por uma família belga, decide voltar ao seu país de origem pela primeira vez aos 42 anos. A programação segue até o dia 31. 10 anos.

Aliança Francesa de Botafogo ? Auditório (55 lugares). Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, ☎ 2286-4248 e 2539-4118, Botafogo. De sexta (25) a quinta (31), 19h. Grátis.

divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

VerCiência ? Mostra Internacional de Ciência na TV

Na 19ª edição, a VerCiência ? Mostra Internacional de Ciência na TV leva ao CCBB 55 produções de nove países, de quarta (23) a domingo (27). Parte da seleção é dedicada à BBC, referência mundial no gênero. Uma das atrações do canal britânico é a série Maravilhas da Vida ? Formas Infinitas e Admiráveis. Previsto para quarta (23), às 12h30, o programa busca reconstituir o caminho do cosmo sem vida, dominado por leis da física e da química, rumo à criação de uma complexa biodiversidade. Outro título da BBC, Challenger: o Desastre do Ônibus Espacial será apresentado na quarta (23), às 16h. Comandado pelo cientista Richard Feynman, o docudrama conta segredos sobre o trágico acidente do ônibus espacial Challenger, que explodiu no ar em 1986. A emissora portuguesa SPM-Sigma 3 traz curtas da curiosa série Isto É Matemática, a exemplo de A Matemática do Euromilhões, um cálculo realista sobre a possibilidade de alguém ganhar por lá o equivalente à nossa Mega Sena. O episódio tem sessão na quinta (24), às 16h. Atrações nacionais, produzidas pelos canais Globo News e SBT, também estão na grade.

CCBB. Rua Primeiro de março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Grátis. Confira a programação completa em abr.io/ver-ciencia-2013

TEATRO

Os Dois Cavalheiros de Verona

Com supervisão dramatúrgica e prólogos de Luis Paulo Corrêa e Castro, o grupo Nós do Morro encena a comédia de Shakespeare. Na história, Valentino e Proteu, os cavalheiros do título, conhecem a bela Sílvia e começam a disputar a atenção da jovem. Direção de Fátima Domingues e direção musical de Gabriel Moura (90min). 12 anos.

Casarão do Nós do Morro (80 lugares). Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, ☎ 3874-9411/9412. Quinta (24) a domingo (27), 20h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo.

ESPECIAL

Primavera dos Livros

Na 13ª edição, o evento conta com a participação de 100 editoras, que vão oferecer cerca de 15 000 títulos com até 40% de desconto. Encontros com autores, lançamentos, palestras, música ao vivo e atividades infantis integram a programação. Saiba mais em www.primaveradoslivros.com.br.

Museu da República. Rua do Catete, 153, Catete, ??Catete, ☎?2127-0376. Quinta (24) a domingo (27), 10h/21h. Grátis.

SHOWS

Pique Novo, Os Hawaianos e Raça Negra

O pagode e o funk agitam a sétima edição do Estação Rio, que acontece gratuitamente em Anchieta. Os moradores do bairro da zona norte do Rio e região terão a oportunidade de ver de perto shows do Pique Novo, Os Hawaianos e Raça Negra.

Praça Granito. Avenida Cipriano Barata, Anchieta. Sábado (26), 19h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Yayoi Kusama

Aos 84 anos e ainda produzindo intensamente, esta senhora japonesa é a mais festejada artista contemporânea em seu país. Sua primeira individual no Brasil, Obsessão Infinita, atração no CCBB, faz jus a todo o burburinho ouvido desde a abertura, há pouco mais de uma semana. Como o nome da mostra sugere, espalham-se pela maioria dos trabalhos, aos milhares, as bolas que se tornaram marca visual de Yayoi. O panorama reúne aproximadamente 100 obras produzidas entre o fim da década de 40 e o ano passado, nos mais variados suportes. As bolinhas já aparecem em criações antigas, como uma pintura sobre papel sem título de 1952. Também se repetem em 35 telas multicoloridas que evocam a estética da pop art (ela conviveu intensamente com Andy Warhol no fim dos anos 50). No conjunto selecionado, sobressaem as instalações ? e há várias, todas altamente convidativas. Uma das mais conhecidas, Infinity Mirror Room ? Phalli?s Field (or Floor Show), de 1965, é uma sala com paredes de espelhos e o chão repleto de objetos fálicos (outra das obsessões da artista, aliás) estampados com bolas vermelhas. Divertida, I?m Here, But Nothing (2000) reproduz com fidelidade a sala de uma residência comum, só para cobri-la completamente de adesivos circulares de várias cores que brilham sob luz negra.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 26 de janeiro.

Ivan Grilo

No último ano, durante a pesquisa feita para uma série batizada como Neblina, o paulista Ivan Grilo foi apresentado à história de dom Sebastião I (1554-1578). Diz a lenda que o 16º rei de Portugal, desaparecido em uma batalha no Marrocos, não teria morrido, mas estaria destinado a voltar a Lisboa em uma névoa, para reconstruir seu reino e restituir a glória de seu povo. Ao se aprofundar no tema do sebastianismo, Grilo descobriu outro mito, segundo o qual o monarca vive (sim, ainda vive) na Ilha dos Lençóis, localizada no arquipélago de Maiaú, no Maranhão. Histórias desse lugarejo, que Grilo conheceu pessoalmente, inspiram as dezessete obras da individual Sentimo-nos Cegos, organizada com a curadoria de Bernardo Mosqueira, em cartaz a partir de quarta (23) na Luciana Caravello Arte Contemporânea. Na maior parte do acervo, Grilo trabalha em cima de retratos do rei, pinçados da internet, e também de imagens da ilha, incluindo fotografias feitas por ele durante sua viagem ao lugar. Há ainda fotos da Guerra de Canudos, conflito de inspiração sebastianista. Completa a mostra um site specific: uma das paredes da galeria receberá camadas de verniz, dando a impressão de que o espaço foi invadido pelo mar. R$ 4?000,00 a R$ 20?000,00

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até 23 de novembro. A partir de quarta (23).

Virei Viral

Quem navega pela internet já esbarrou em algum momento com um viral: aquele conteúdo tão surpreendente que desperta a irresistível vontade de compartilhá-lo. Esse fenômeno contemporâneo inspira Virei Viral, no CCBB a partir de sexta (25). O evento abriga palestras, shows e uma exposição com vídeos e fotos espalhados pela rede nos últimos anos. Uma das atrações da mostra é o trabalho de Sacha Goldberger. O fotógrafo francês ganhou fama como autor da série Mamika, composta de registros de sua avó nonagenária em situações surreais ? em várias delas a simpática senhora, vestida de heroína de gibi, vira a Super Mamika.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 6 de janeiro. A partir de sexta (25).

Sacha Goldberger/divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

Atlântico Contemporâneo

Na sexta edição do evento, participam dezesseis galerias do Shopping Cassino Atlântico. Entre elas, a Galeria Patricia Costa apresenta quatro telas, além de caixas-objeto, da artista Masumi Yamaguchi, e duas pinturas da década de 90 feitas por Monica Barki. Já a Athena Contemporânea aposta em doze obras inéditas da artista Raquel Versieux, entre fotografias, pinturas, objetos, desenhos, colagens e vídeos.

Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana, ☎ 2521-9940. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 13h às 18h. Grátis. Até sábado (26).

✪✪✪✪?Beatriz Milhazes

Na individual Meu Bem, técnicas e materiais dispostos em camadas resultam na colorida variedade de cada trabalho. Colocadas lado a lado, Me Perdoa... Te Perdoo (1989) e Lavanda (2013) escancaram o longo caminho percorrido entre as ­duas. No restante do percurso há mais de sessenta obras, entre pinturas, colagens e gravuras.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até domingo (27).

Hugo Richard e Natali Tubenchlak

Projeto de intervenção urbana realizado pelos dois artistas, a instalação Ambientes Infláveis foi construída com 600 metros de tecido de náilon impermeável, com várias cores e quase 70 metros de comprimento. Os três ambientes penetráveis se assemelham a grandes bolhas e são interligados por túneis.

Casa Daros. Rua General Severiano, 159, Botafogo, ☎ 2275-0246. → Quarta a sábado, 11h às 19h; domingo, 11h às 18h. Grátis. Até domingo (27).

✪✪✪ Luzescrita

Trinta e nove obras de Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira, entre vídeos, objetos, fotografias e uma instalação, integram a mostra. Todas têm em comum a forma original de relacionar a luz e a palavra.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (27).

Angelo de Aquino

Angelo de Aquino: Destempo ? Obras em Papel 1971-1981 reúne 32 criações do artista, produzidas entre a década de 70 e o início dos anos 80, referentes ao período que antecede seus conhecidos trabalhos com o cachorrinho Rex. R$ 7 000,00 a R$ 8 000,00.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon,?☎?2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 9 de novembro.

Célia Euvaldo

Oito grandes pinturas feitas com tinta a óleo preta sobre tela branca, todas de 2013, integram a individual da artista paulistana. R$ 31 000,00 a R$ 58 000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎?2274-3873 e 2540-6446. → Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 9 de novembro.

✪✪✪?Cinéticos: Arte em Movimento

Marcam presença na mostra nomes de ponta, como Jesús Soto, Julio Le Parc, Victor Vasarely, Luis Tomasello e Carlos Cruz-Diez. A partir de R$ 40 000,00.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 9 de novembro.

Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte

Cerca de 300 peças do acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, estão reunidas na mostra que conta a história das Olimpíadas.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎?2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. Grátis. Até 1º de dezembro.

John Graz

Morto em 1980, o suíço que se radicou no Brasil e participou da Semana de Arte Moderna de 1922 tem apresentados 150 trabalhos, entre desenhos, guaches, estudos de grafite sobre papel e pinturas. As obras são inspiradas em países por onde ele passou, a exemplo de Brasil, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. ? Uruguaiana. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 24 de novembro.

Lenora de Barros

Entre 1993 e 1996, a artista assinou uma coluna experimental no Jornal da Tarde, de São Paulo. Sessenta e cinco desses trabalhos estão reunidos na individual Umas e Outras, que conta ainda com dois vídeos e uma intervenção sonora.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎?2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 17 de novembro.

Robson Macedo

Em Tilt, o artista apresenta cinco telas coloridas e de grandes dimensões que criam pontes entre o real e o virtual. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, ? Cinelândia. Terça a domingo,

12h às 19h. Grátis. Até 17 de novembro.

Sérvulo Esmeraldo

O artista cearense tem setenta obras reunidas, entre pinturas, desenhos, gravuras, objetos cinéticos e esculturas.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h. Sábado, 10h às 16h. Grátis. Até 13 de novembro.

Tacita Dean

Em sua primeira individual na América Latina, Tacita Dean: a Medida das Coisas, a artista inglesa aborda conceitos de tempo e acaso em onze filmes registrados em películas de 16 e 35 milímetros. Completam a seleção sete obras sobre papel feitas a partir de fotos e postais antigos do Rio.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 26 de janeiro.

✪✪✪?Walter Firmo

Morto em 1989, Arthur Bispo do Rosário é objeto de um belo ensaio fotográfico feito pelo carioca Firmo. Um Olhar sobre Bispo do Rosário reúne 28 de quarenta fotografias produzidas ao longo de três dias em 1985. Um vídeo documental dirigido pela curadora, a psicanalista Flavia Corpas, completa o acervo.

Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 10 de novembro.

✪✪✪?Walter Goldfarb

Reconhecido por seu trabalho com a pintura, o artista carioca exibe dezenove obras na galeria, entre telas e, pela primeira vez, esculturas, na individual Inquisição dos Absurdos. Temas e símbolos religiosos estão presente em boa parte dos belos trabalhos. R$ 8 000,00 a R$ 150 000,00.

Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), sobreloja 11, Copacabana, ☎?2256-3268 e 2255-8283. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 16 de novembro.

World Press Photo Multimídia 2013

A mostra apresenta dez vídeos, nove lau­rea­dos e uma menção honrosa, escolhidos entre 287 candidatos. Na lista encontram-se produções para internet, além de documentários interativos, produzidos pela imprensa internacional.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, ? General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 3 de novembro.

Zélia Salgado

Nome expressivo da arte moderna brasileira, a artista ganha pequena homenagem no local. A exposição apresenta a escultura Circulando, além das pinturas Bordadeira e No Espaço, entre outros trabalhos.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, ? Cinelândia. → Fechado até segunda (21). Reabre na terça (22). Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, 12h às 17h. Grátis. Até 8 de dezembro.

Fonte: VEJA RIO