MODA

Dicas para usar meia-calça

Saiba como usar a meia-calça sem erro neste inverno e fique superestilosa

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação
Divulgação | Crédito: Redação Veja rio

Há roupas, cores e acessórios que nunca saem de moda. Um deles é a meia-calça, grande trunfo nos looks de frio. ?No Rio, a peça funciona como um acessório versátil em muitas produções, principalmente com vestidinhos, dando um ar mais arrumado, mas ao mesmo tempo despretensioso?, afirma a estilista Michele Coelho, da Farm. Em versões finas, opacas, estampadas e até texturizadas, opções são o que não faltam para fugir do basicão. Medo de errar? Separamos 10 dicas para você arrasar de meia-calça nesta temporada e passar longe do mico.

CERTO

1 - Estão em alta neste inverno: além da boa e velha meia preta fosca, bacana de misturar com sapatos de texturas como verniz, croco, camurça, cobra e tachas, aposte no modelo que faz o estilo grunge, meio detonado. ?Fica ótimo com shorts desfiados e blusa xadrez?, diz a estilista Ana Paula Aragones, da Leeloo. Uma boa opção de fio para dias ou noites mais frios é o 40.

2 - Para alongar a silhueta, use a peça com um sapato da mesma cor ou de um tom bem próximo. A dica é da dupla de consultoras de moda Rafaella Cardoso e Camila Ferreira Leite, do Inspire Me. ?Para afinar ao máximo e ficar ainda mais elegante, aposte no look todo preto, da meia à roupa?, aconselha a estilista Gabriela Rapuano, da Andarella.

3 - Mulheres com pernas grossas devem optar por cores escuras. Já as com pernas mais finas podem abusar das meias estampadas ou com alguma textura para dar a ilusão de maior calibre. Mas atenção: use-as com looks mais básicos, em que a meia seja o ponto de destaque.

4 - A estilista Fafa Cosenza, da Shop 126, aconselha brincar com o estilo vintage nesta temporada. ?Um look preto e branco, com meia-calça gravataria escura e scarpin claro, fica divertido e ao mesmo tempo elegante?, afirma. Para as menos ousadas, meia-calça preta combinada com saia preta e ankle boot não tem erro.

Divulgação
Divulgação | Crédito: Redação Veja rio

5 - Anote dois looks que não têm erro, segundo a estilista da Farm e a coordenadora de estilo da Folic, Talita Romano:

Short jeans ou estampado + blusa ou T-shirt ou camisaria + meia-calça + botinha ou tênis

Vestido estampado + meia-calça + tênis ou botinha

Tubinho liso preto + meia-calça estampada

ERRADO

6 - Esqueça meia-calça cor da pele ou branca. As rendadas e texturizadas também estão em baixa, segundo a estilista Ana Paula Aragones, da Leeloo.

7 - Além das meias estampadas, mulheres com coxas mais grossas devem evitar as peças com brilho, pois chamam muita atenção para as pernas, segundo Joana Nolasco, uma das donas da Via Flores.

8 - Esqueça estampas chamativas. É inverno, não Carnaval. Prefira peças com detalhes estampados apenas em alguns pontos, como atrás ou na lateral.

Divulgação
Divulgação | Crédito: Redação Veja rio

9 - Nada de combinar o acessório com calçado aberto. ?Esse negócio de coordenar meia-calça com sandália ou até mesmo peep toe não dá certo?, diz a estilista Paula Prado, da d.Factory. Evite também sapatos muito esportivos. ?Dê preferência para as botas, curtas ou longas, ou sapatilhas?, recomenda Joana, da Via Flores.

10 - Não escolha meias com brilho ou cor forte. ?Nem muito menos contraste a peça com a cor dos sapatos. Só para ir a uma festa junina.?, avisa a consultora de estilo Renata Abranchs.

Fonte: VEJA RIO