COTIDIANO

Dez aplicativos de previsão do tempo

Uma lista com apps de celular que vão ajudar a evitar surpresas com mudanças inesperadas de tempo

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Checar a previsão do tempo com frequência é uma boa saída para não ser pego desprevenido com uma chuva repentina ou um friozinho além do esperado. Para ajudar se prevenir deste tipo de imprevisto, existem diversos aplicativos de celular que permitem que você fique ligado nas mudanças do tempo. Eles trazem não só a previsão para os dias seguintes, mas também para períodos mais curtos, como as próximas horas e as condições atuais para diferentes locais.

Desde fotos do local selecionado ou enviadas pelos próprios usuários, a mapas ou vídeos, cada um tem um diferencial que o torna interessante. VEJA RIO listou dez aplicativos que vão te ajudar a não passar aperto com chuvas ou outras situações. Escolha o seu e esteja sempre preparado.

climatempo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Climatempo

O aplicativo do Climatempo mostra as condições atuais e a previsão para os cinco dias seguintes, com divisões entre os períodos da manhã, da tarde ou da noite. Com o programa ainda é possível assistir a vídeos, ver imagens de satélite, a tábua de marés e as condições de funcionamento dos aeroportos, além de compartilhar fotos e notícias com outros usuários.

Disponível no iTunes e Google Play.

Preço: Grátis

weather-bug-elite.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

WeatherBug Elite

Traz mais que só a temperatura, e mostra Um dos mais conhecidos apps de previsão do tempo, o WeatherBug Elite vai além de mostrar apenas as temperaturas previstas para os próximos dias. Além das condições atuais, ele mostra a previsão para os sete dias seguintes e das próximas horas. Também é possível saber, entre outros indicadores, a umidade relativa do ar, a pressão barométrica, a velocidade dos ventos e as fases da lua, além de visualizar mapas e vídeos. Um sistema de alertas avisa ainda sobre a aproximação de desastres naturais através do GPS do smartphone ou tablet.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: 2,99 dólares

the-weather-channel.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
The Weather Channel

Com visual mais leve e focado nas funcionalidades, este app tem uma interface simples que atualiza a previsão automaticamente a cada vez que o usuário movimenta as telas. Tem um sistema completo de previsão, que permite adicionar diversas localidades manualmente ou através do GPS do aparelho. Além da previsão, tem ainda dicas e um game Trivia, para passar o tempo caso o usuário fique preso em alguma tempestade.

Disponível do iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

accu-weather.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
AccuWeather

Ideal para viajantes, este app utiliza o GPS do aparelho em que está instalado para informar automaticamente a previsão do tempo no local em que o usuário está. Arrastando a tela, é possível ver, além das condições atuais com foto do céu, a previsão para as próximas horas ou dias. Também é possível atualizar as informações manualmente.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

yahoo-weather.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Yahoo! Weather

Com um dos visuais mais bonitos entre os apps especializados no tempo, o Yahoo Weather usa como pano de fundo uma foto do Flickr que ilustra as condições do tempo na cidade em que o usuário está. Com informações do tempo fornecidas pelo The Weather Channel, o programa permite ainda adicionar outras cidades e navegar por diferentes previsões meteorológicas.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

take-weather.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Take Weather

Com uma proposta diferente dos demais, o Take Weather é uma espécie de Instagram das condições climáticas. Ele mostra, através de fotografias compartilhadas pelos próprios usuários, como estão as condições climáticas nos mais diversos lugares. Em um dia de sol no Rio, por exemplo, o app provavelmente mostrará as muitas imagens das praias da cidade.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

eye-in-the-sky-weather.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Eye In The Sky Weather

O ponto alto deste app são as suas possibilidades de personalização. Com uma interface mais bonita que a de outros programas de previsão do tempo, ele tem uma série de skins diferentes para o usuário escolher. Com informações extraídas do site CustomWeather, ele fornece as condições do dia seguinte, de 48 horas ou dos próximos 15 dias.

Disponível no Google Play.

Preço: Grátis

weather.png
(Foto: Redação Veja rio)
Weather

O app de previsão do tempo oficial da Microsoft possui menus navegáveis com um simples deslizar do polegar. O Weather utiliza o sistema de geolocalização para indicar a previsão precisa para a localização do usuário e é possível ainda incluir novos lugares ao menu principal. As informações meteorológicas são fornecidas pelo serviço Foreca.

Disponível para Windows Phone.

Preço: Grátis

tempo-agora.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Tempo Agora

O aplicativo informa as condições do tempo em todo o Brasil e em mais de dez mil cidades do mundo. O programa permite ainda visualizar notícias, vídeos e imagens de satélite, além das condições dos aeroportos. O usuário pode selecionar até dez widgets na tela inicial e acompanhar as condições em diferentes locais simultaneamente.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

gismeteo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
Gismeteo

Com interface e design simples, o Gismeteo fornece previsões detalhadas para sobre o tempo em diferentes locais, com dados como temperatura, ventos e pressão atmosférica. É possível ter informações desde o tempo no momento até as condições esperadas para as próximas 48 horas ou, até mesmo, para os sete dias seguintes. O app ainda fornece alertas para tempestades ou outras situações.

Disponível no iTunes e no Google Play.

Preço: Grátis

Fonte: VEJA RIO