atenção, papais!

Começa a campanha de vacinação contra paralisia infantil

Crianças de até cinco anos deve receber a dose oral contra Poliomielite

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

Vacina Polio
Campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa neste sábado (15) (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Os papais e mamães do Rio de Janeiro têm uma missão para este mês de agosto: começa neste sábado (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. Até o dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para encontrar a unidade mais próxima, basta acessar o site da Secretaria ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura (1746).

+ 18 dicas simples para ter uma vida mais saudável

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos não completados. Não há contraindicações absolutas à administração da vacina oral contra poliomielite (VOP) e recomenda-se que ela seja evitada apenas nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, com imunodeficiência, portadores de HIV ou crianças com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.

Para a multivacinação estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. A atualização do esquema vacinal ocorrerá de forma seletiva, por meio da avaliação prévia da caderneta de vacinação das crianças, buscando aquelas que precisem de alguma dose para regularizar sua situação vacinal.

O Brasil realiza, em 2015, o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem a doença. O país está livre do poliovírus desde 1990. O objetivo é manter elevada cobertura nacional contra a doença de forma homogênea, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

Vacinação no shopping

O Dia D de vacinação contra a Poliomielite, que acontece neste sábado (15), o primeiro dia da campanha, serão disponibilizados postos de vacinação volantes, montados em diversos locais da cidade. Entre as opções para os papais levarem os pequenos, estão shoppings em diferentes áreas da cidade, como o Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca; o Ilha Plaza, na Ilha do Governador; o Carioca Shopping, na Vila da Penha; o Jardim Guadalupe, em Guadalupe; e o Bangu Shopping, em Bangu.

Fonte: VEJA RIO