DIVERSÃO

Lapa terá centro de memória dedicado aos blocos de rua

Projeto lançado pela prefeitura prevê instalação de museu dedicado ao carnaval de rua carioca em casarão de três andares na Lapa

- Atualizado em

Marina Herriges/Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

A Lapa vai ganhar um centro com a memória do carnaval de rua carioca. Trata-se da Casa da Sebastiana, a Associação Independente dos Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro. Lançado nesta terça (26), pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, o projeto prevê a instalação do museu em um sobrado histórico de três andares, localizado em frente aos Arcos da Lapa. A construção foi doada pela prefeitura e a reforma deve ser concluída até dezembro de 2013.

O centro cultural vai contar com uma programação permanente que inclui rodas de samba e exibição de documentários e filmes com temática carnavalesca. No casarão serão realizados ainda cursos para capacitar mão-de-obra para o carnaval, que inclui aulas para confecção de fantasias e adereços e aulas para músicos. No andar superior, o terraço vai abrigar um bar caracterizado com elementos da folia popular, incluindo nomes personalizados para comidas e bebidas.

Fonte: VEJA RIO