DE BRAÇOS ABERTOS

Caminhando se aprende

Tour a pé por ruas do Centro repete modelo europeu de passeio gratuito com gorjetas no final

Por: - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Conhecer a história e a cultura do Rio de Janeiro ficou ainda mais fácil e divertido. Há um ano, a Free Walker Tour organiza passeios guiados de três horas que passam por locais marcantes da cidade, contam curiosidades, histórias e até lendas, com dicas valiosas de moradores para os turistas. O serviço não é cobrado, cada participante dá a gorjeta que quiser ao fim da visita, oferecida em português e inglês.

O modelo de tour, ideal para uma cidade como o Rio - com ruas planas e casario antigo -, foi trazido por três amigas de Londrina, no Paraná. Depois de muito rodarem pela Europa, as amigas Giovanna, Júlia e Luana decidiram implantar o modelo no Rio, para onde se mudaram depois da faculdade: "Quando viajamos, queremos saber mais do que datas e dados do lugar e esse tour conta a história da cidade de um jeito mais descontraído. Nosso diferencial é que o passeio não precisa ser agendado, temos um ponto de encontro fixo, é só aparecer", explicou Giovanna Bertipaglia, uma das fundadoras.

O projeto tem dois passeios diferentes. O cultural acontece no Centro da cidade, desbrava o coração da capital e conta as peculiaridades das ruelas e edifícios do Rio antigo. "Procuramos levar os grupos para os pontos interessantes da cidade e contamos mais do que em que ano aquele prédio foi construído e qual é o material usado, por exemplo. Queremos que o turista se sinta um pouco mais carioca, por isso, nos esforçamos para fornecer material de qualidade", diz Giovanna.

A Free Walker tem também um passeio gastronômico que passa por Copacabana e Ipanema. O grupo tem a oportunidade de conhecer o Arpoador, o Forte de Copacabana e o calçadão. Giovanna conta que o maior atrativo dessa visita é poder parar em bares para provar petiscos cariocas: "Desenvolvemos uma parceria com o Crustô e a rede Belmonte para que os visitantes degustem os quitutes. Eles também não são obrigados a pagar pela comida, nosso projeto é todo baseado no sistema de gorjetas".

Serviço

Tour cultural

De segunda a sábado, às 15h, ponto de encontro* em frente ao relógio do metrô da Carioca

Por onde passa: Igreja de Santo Antônio, Confeitaria Colombro, Rua do Ouvidor, Travessa do Comércio, Praça XV, Palácio Imperial, Palácio de Tiradentes, Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes, Arcos da Lapa e Escadaria Selaron

Tour gastronômico

Terças, quintas e sextas, às 15h, ponto de encontro* na Praça Eugênio Jardim, saída do metrô do Cantagalo

* Os agentes da Free Walker ficam de camisa vermelha esperando as pessoas nos pontos de encontro.

Fonte: VEJA RIO