COMIDINHAS

O primo do cupcake

Nova versão para os bolinhos confeitados vem no palito. Conheça os cakepops

Por: Louise Peres - Atualizado em

[---FI---]

Quando os cupcakes pareciam ter se firmado como os queridinhos das cafeterias, festas infantis e até casamentos, lá vêm os americanos com mais novidades. O doce que desponta como forte candidato a tomar o posto dos minibolinhos por aqui é o cakepop (em português, pirulito de bolo). Sucesso nos Estados Unidos, ele nada mais é do que uma deliciosa garfada de bolo no palito, com cobertura e confeitos coloridos.

No Rio, já é possível provar essas delícias. A rede Starbucks, que completa 40 anos em 2011, incluiu o cakepop em seus lançamentos comemorativos. Foram criadas três versões: o birthday cake é de baunilha, envolto por uma fina casca de chocolate branco sabor morango; no rocky road, a massa e a cobertura são de chocolate - de quebra, pedacinhos de marshmallow e amêndoas por cima; e, é claro, não poderia faltar o café, ingrediente principal da massa do tiramisù. A cobertura é de chocolate branco. Macios, são ótimas opções para harmonizar com os cafés e frapuccinos da marca. A unidade custa R$ 4,50.

Servir bolinhos no palito não é difícil como pode parecer. Pelo contrário, os cakepops são muito simples de preparar. As bolinhas são feitas a partir da mistura de qualquer massa de bolo previamente assada com pastas cremosas - creme de avelã ou brigadeiro, por exemplo. Em seguida, elas são espetadas no palito e mergulhadas na cobertura, que pode ser chocolate, fondant, ou qualquer outra calda de sua escolha. Para arrematar, confeitos e cereais. Se você também quer experimentar e fazer seus próprios cakepops, use a receita abaixo, testada por VEJA RIO.

CAKEPOP

Rendimento: 40 pirulitos

Massa: sugerimos uma de chocolate, mas é possível pode usar qualquer bolo como base.

Bolo de Chocolate

2 xícaras de farinha de trigo sem fermento

1 ½ xícara de açúcar

½ xícara de manteiga extra sem sal

1 ½ xícaras de leite integral

4 ovos

½ colher de sopa de fermento químico em pó

Deixe os ovos e a manteiga até uma hora fora da geladeira antes de executar a receita para que estejam em temperatura ambiente. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente as claras em neve e as gemas, uma a uma, até a massa ficar homogênea. Despeje o leite, alternando com a farinha de trigo. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó, mexendo apenas para misturá-lo à massa. Despeje o conteúdo numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo e leve-a ao forno por 35 minutos ou até que o palito saia seco da massa.

Montagem

1 bolo de sua preferência

1 pote de creme de avelã ou doce de leite

400g de chocolate meio amargo

Confeitos coloridos

Palitos de pirulito

Em uma tigela, esfarele o bolo já frio, sem amassá-lo. Acrescente o creme de avelã ou o doce de leite e misture bem até a massa soltar do recipiente. Usando pequenas porções da mistura, faça bolinhas com as mãos e coloque-as numa assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao freezer por uma hora. Enquanto isso, derreta o chocolate no micro-ondas, tendo o cuidado de mexê-lo para que não esteja quente no momento de confeitar. Espete os palitos nas bolinhas. Banhe-as no chocolate e coloque-as sobre o papel manteiga para secarem. Não demore a aplicar os confeitos - depois que a calda de chocolate seca, eles não fixam mais.

Fonte: VEJA RIO