DIVERSÃO

Caixa Cultural promove debates sobre discursos amorosos

De quarta (28) a sexta (30), evento reúne expoentes do meio intelectual brasileiro em três debates sobre relações amorosas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

jean.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Caixa Cultural apresenta, a partir desta quarta (28), o seminário Fragmentos do discurso amoroso: reflexões e inspirações. Inspirado na obra do filósofo e crítico literário Roland Barthes, o evento reunirá, até sexta (30), expoentes dos meios acadêmico e intelectual brasileiros, como Affonso Romano de Sant'Anna, Roberto Corrêa dos Santos, Clara Averbuck, Xico Sá, Mirian Goldenberg e Jean Wyllys. Nos encontros, distribuídos em três mesas, os convidados debaterão as mudanças ocorridas nas últimas décadas em relação ao discurso amoroso e seu reflexo na sociedade contemporânea.

Fragmentos de um discurso amoroso é umas das principais obras de Barthes. Lançado no final da década de 1970, o livro chegou como um manifesto do autor em prol do amor. A partir deste pensamento filosófico, o evento discutirá o tema sob diferentes pontos de vista. As mesas acontecem sempre às 18h30.

Na quarta (28), o escritor Affonso Romano de Sant'Anna e o professor Roberto Corrêa dos Santos buscam, na literatura, as fontes para lançar um olhar investigativo sobre o amor na mesa Literatura: o discurso amoroso hoje. Na quinta (29), o debate reunirá os escritores Clara Averbuck e Xico Sá para tentar desmistificar a ideia de "guerra dos sexos" e discutir os novos papéis ocupados por homens e mulheres nos relacionamentos contemporâneos. No último dia, para discutir o tema Gênero: barreiras impostas?, os convidados são a antropóloga Mirian Goldenberg e o deputado federal e escritor Jean Wyllys. Os debatedores conversarão sobre o fortalecimento do movimento LGBT e a posição social da mulher e do homem nas relações contemporâneas, assuntos que estão reconfigurando as estruturas familiares brasileiras.

A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início das palestras. Mais informações pelo telefone 3980-3815.

Confira abaixo a programação completa:

28 de maio (quarta-feira)

Literatura: o discurso amoroso hoje

Debatedores: Affonso Romano de Sant'Anna e Roberto Corrêa dos Santos

Mediação: João Faria, professor e tradutor de língua francesa. Doutor em Estudos de Literatura pela UFF.

29 de maio (quinta-feira)

Cotidiano: conversa (in)formal

Debatedores: Clara Averbuck e Xico Sá

Mediação: Ana Domingues, historiadora, professora e arte-educadora.

30 de maio (sexta-feira)

Gênero: barreiras impostas?

Debatedoras: Mirian Goldenberg e Jean Wyllys

Mediação: João Vitor Rodrigues, professor e Mestre em Comunicação Social.

Fonte: VEJA RIO