DIVERSÃO

Biblioteca Parque Estadual tem apresentações gratuitas de peça de Augusto Boal

Espaço promove três apresentações do espetáculo O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas, encenado pelo grupo argentino Machado

- Atualizado em

teatro.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Teatro Alcione Araújo, no Centro, promove três apresentações gratuitas da peça O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas, obra escrita pelo dramaturgo Augusto Boal no final dos anos 60, durante seu exílio na Argentina. O espetáculo será encenado pelo grupo portenho Machado quinta (28), sexta (29) e sábado (30), às 19h, com distribuição de senhas a partir das 18h. O teatro fica localizado dentro da Biblioteca Parque Estadual, no Centro.

O espetáculo conta a história de Tio Patinhas, que a fim de aumentar sua já vasta fortuna, viaja a terras distantes. Para conseguir explorar os nativos desses locais, deverá se aliar com funcionários e embaixadores e enfrentar estranhas criaturas de outros planetas. Esses seres, que são confundidos por trabalhadores e estudantes, tentam acabar com o sonho capitalista de Tio Patinhas, mas o tio encontrará grandes aliados para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio.

O texto se revela uma grande análise crítica bastante contemporânea, sobre os mecanismos de dominação e manipulação cultural. Fazendo uso do bem colocado e irônico humor, cenas como a de devoção ao "Deus-Dinheiro", se destacam em meio às duras reflexões do contexto econômico e social. Pelo conteúdo, claramente se percebe o comprometimento político do autor, que chegou a se eleger vereador no Rio de Janeiro, em 1992.

O Biblioteca Parque Estadual (BPE)fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Mais informações no site www.bibliotecasparque.org.br.

Fonte: VEJA RIO