MUNDO ANIMAL

Mundo animal

Histórias inusitadas, dicas e curiosidades do universo dos animais de estimação no Rio

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Arquivo pessoal
(Foto: Redação Veja rio)

Em família

Mia já estava grávida quando a atriz Paula Braun, no ar em Amor à Vida, a acolheu, depois de a gatinha ter sido encontrada abandonada na rodoviária. "Achei que ninguém iria querê-la por causa da gravidez, então me ofereci para ficar com ela e encaminhar os recém-nascidos para a adoção após o desmame", conta a artista, que recrutou a filha e o marido, o ator Mateus Solano, para ajudar nos cuidados com a ninhada de sete filhotes. "Incentivei a Flora a montar uma cabana e arrumar tudo direitinho para os bebês. Quero despertar nela a consciência de que animal a gente respeita e trata com carinho", diz Paula. Toda a cria já foi adotada. A colega de elenco Vanessa Giácomo, vilã da trama das 9, é uma das novas donas.

ARNIE LEVIN/CARTOONBANK
(Foto: Redação Veja rio)
FOTOS ISTOCKPHOTO
(Foto: Redação Veja rio)

Bom pra cachorro

Além de abrir as portas para os pets, bares e restaurantes da cidade oferecem cortesias saborosas para os comensais de quatro patas. Biscoitinhos e ração, por exemplo, ficam à disposição dos cães na área externa do Joaquina, na Cobal do Humaitá. Já no Coccinelle Bistrô, no Centro, os bichanos são agraciados com receitas gourmets, a exemplo de frango desfiado com legumes cozidos. No Espeto do Rio, no Shopping Vargem Grande, as opções aparecem inclusive listadas no cardápio, junto aos pratos tradicionais da casa. É possível escolher papinha de cenoura com carne ou frango. De graça.

mundo-animal-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Xô, coceira

No verão, cachorros e gatos demandam cuidados redobrados com a infestação de pulgas e carrapatos, que se reproduzem com mais facilidade nessa estação por causa do calor. Para amenizar o problema, a veterinária Cristiana Noronha, do Club Pet, ensina algumas medidas preventivas:

? Evite o contato com animais desconhecidos, que podem não ter o controle antipulgas adequado.

? Não deixe que o pet passeie na grama. É ali que os insetos gostam de depositar os ovos.

? Em casa, prefira usar aspirador de pó na hora de limpar o chão, para eliminar os parasitas que se alojam nas frestas do piso.

? Móveis e tapetes, assim como os pertences do animal, devem ser higienizados com uma solução de água sanitária diluída.

Fonte: VEJA RIO