Animais

Em busca de um lar

Feiras de adoção de cães e gatos têm calendário fixo e se espalham pela cidade

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

caes.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Adotar um cachorro ou um gato pode ser uma ótima opção para quem deseja ter um bicho de estimação. Com calendário fixo durante o ano todo, as feiras organizadas por ONGs tentam encontrar um lar para animais abandonados. Os eventos acontecem aos finais de semana e todos os bichos se encontram vacinados e, no caso dos gatos, já castrados.

Para concretizar a adoção, é preciso levar cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. Porém, esta não é uma tarefa simples para essas instituições. Dos doze gatos colocados para a adoção na última campanha realizada pela ONG O Gato Carioca, no início de julho, na Praça Afonso Pena, Tijuca, apenas dez deles conseguiram um lar.

Quem tem vontade de ajudar, também pode se tornar um padrinho virtual. Através da internet, é possível escolher um bicho e mandar uma quantia mensal que cobre as despesas mensais do seu afilhado animal. O gasto com ração e tratamentos veterinários para um animal saudável é estipulado entre 50 e 60 reais.

Confira abaixo o calendário das feiras de adoção pela cidade.

Suipa

A Sociedade Protetora dos animais organiza feiras de adoção todos os sábados, exceto aos feriados, em frente ao prédio da antiga TV Manchete, na Glória, das 9 às 15 horas. Também é possível adotar animais na sede da Suipa, na Avenida Dom Helder Câmara, 1801, em Benfica.

Fale com eles: 3297-8777 Acesse: www.suipa.org.br

Grupo Garra

As campanhas do Grupo de Ação, Resgate e Reabilitação Animal acontecem todo segundo sábado do mês, no Parque dos Patins, na Lagoa, no horário das 10 às 16 horas. Em caso de chuva, o evento é transferido para o sábado seguinte. Além das feiras, eles recebem doações através de seu site. Quem não puder levar um bicho para casa pode atuar como padrinho. Nesse caso, segundo o Garra, o valor fica em 60 reais por mês.

Fale com eles: 9258-8445 Acesse: www.garranimal.com.br/blog

SOS Vida Animal

As campanhas ocorrem sempre no segundo sábado de cada mês, salvo em dias de chuva, na Praça Edmundo Bittencourt, no bairro Peixoto, em Copacabana, das 10 às 16 horas. Na quinta (21), o grupo participa de uma colônia de férias no Norte Shopping, no Cachambi, entre 10h e 17h. Em parceria com a academia BodyTech, serão realizadas brincadeiras e haverá animais para adoção.

Fale com eles: 8108-7618 Acesse: www.sosvidaanimal.com.br

Gato Carioca

Especializado em cuidar de felinos, o grupo faz eventos em diversos bairros cariocas. A próxima feira acontece no dia 7 de agosto, na Praça Xavier de Brito, na Tijuca. Quem preferir pode escolher o animal através do site, e a ONG entrega em casa. Desde fevereiro deste ano, quando foi criado, conseguiu tirar das ruas e dar nova moradia a noventa gatos.

Fale com eles: 3502-2179 Acesse: www.ogatocarioca.com

Gapa Itaipava

Em nove anos de funcionamento, já promoveu cerca de 2.000 adoções. Todo primeiro sábado de cada mês, a feirinha do grupo acontece no supermercado ABC/Comprebem, na estrada União-Indústria, 11.711, das 9h às 16h. No terceiro sábado mês, o evento acontece na varanda do Parque de Exposições de Itaipava, na Estrada União-Indústria, 10.000, das 9h às 15h30. Os interessados fazem uma entrevista, em que são analisadas as condições do local e as expectativas da família candidata. Quem adota um bichinho ganha um kit de presente, que inclui uma bolsa, bolinha, petiscos caninos e saco pequeno de ração. Também é possível ser um padrinho virtual. Quem escolher essa forma de ajudar receberá notícias do animal escolhido e pode levá-lo para passear no Parque Municipal de Itaipava.

Fale com eles: (24) 8819-8029 Acesse: www.gapaitaipava.org.br

AmaAnimal

Além de promover adoções através do site, realiza duas feiras mensais. A primeira acontece no segundo do mês, no Parcão, na Lagoa, próximo ao Corte do Cantagalo. No último domingo do mês é a vez da Praça do Ó, na Barra da Tijuca.

Fale com eles: adote@amaanimal.com.br Acesse: www.amaanimal.com.br

SOS Felinos

Mantém em seu abrigo cerca de 120 animais atualmente. É possível adotar ou apadrinhar os resgatados através do endereço online, assim como comprar produtos em sua loja que terão a renda revertida para o abrigo. Desde janeiro, a instituição concentrou esforços para dar um lar aos animais que sobreviveram à enchente que devastou a região serrana. Até agora, 200 cães e gatos conseguiram encontrar um dono.

Fale com eles: 9962-1526 Acesse: www.sosfelinos.org.br

Anida

Entre janeiro e junho, foram 227 adoções de cães e gatos. A próxima campanha Adote Um Bichinho e Salve Uma Vida acontece em agosto, no sábado, (6), na Praça Afonso Pena, Tijuca, entre as 9h e 17h. No dia 14 a feira será no Jardim de Alah, no Leblon, no mesmo horário. Serão expostos animais resgatados das enchentes na Serra e do Campo de Santana.

Fale com eles: 9632-8115 e 2567-9516

Fonte: VEJA RIO