Ritmo, poesia e política nas letras de Ana Tijoux

Rapper chilena nascina na França famosa por críticas duras em suas músicas traz sua fusão musical ao Rio

 

Nascida na França em 1977, filha de exilados do Chile, vítimas do golpe militar que assolou o país em 1973, Ana Tijoux cresceu entre a música e a política. Ao voltar de vez para a terra de seus pais, em 1995, já havia decidido unir essas duas pontas em instigantes letras de rap. Sobre batidas de funk, hip-hop e jazz, seu repertório cativou estrelas internacionais como a cantora Julieta Venegas, com quem gravou (participou do hit Eres para Mi), além de Thom Yorke, do Radiohead, e da islandesa Björk.

+ Saiba mais sobre os melhores shows no Rio de Janeiro

O segundo álbum-solo, 1977 (2009), atraiu a atenção dos colegas ilustres, mas foi em La Bala (2011) que o discurso ganhou as ruas: o clipe de Schock, faixa do disco, tornou-se viral no YouTube com suas cenas fortes de confrontos entre estudantes e policiais chilenos. Depois, colaborações do uruguaio Jorge Drexler e do grupo cubano Los Aldeanos acrescentaram novas sonoridades a seu trabalho. Sua mistura habitual, enriquecida de ritmos latinos, desembocou em Vengo, lançado neste ano, base para o espetáculo que ela faz no palco da Lagoa. Músicas como Sacar la Voz, Mi Verdad e Somos Todos Erroristas têm presença certa na apresentação. 16 anos. 

Miranda (225 lugares). Avenida Borges de Medeiros, 1424 (2º piso), Lagoa, ☎ 2239-0305. Terça (7), 21h30. R$ 50,00. Bilheteria: a partir das 12h (ter.). IC. www.mirandabrasil.com.br.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s