Nikolai Lugansky

Expoente da nova geração do piano russo se apresenta em recital no Theatro Municipal na tarde do domingo (27)

Aos 5 anos, em uma reunião familiar, o expoente da nova geração do piano russo sentou-se diante do instrumento e tocou, de ouvido, uma sonata de Beethoven. Aos 16, começaram a chegar os prêmios ? o maior deles foi conquistado em 1994 no prestigiado Concurso Internacional Tchaikovsky. Discípulo do célebre Sergei Dorensky no Conservatório de Moscou, onde hoje trabalha como assistente do antigo professor, Lugansky, 42 anos, divide a rotina de aulas com apresentações ao lado das principais orquestras do planeta ? no ano passado, estreou ao lado da Sinfônica de Londres. De volta ao Rio, que visita com regularidade desde a década de 90, o fã declarado de Nelson Freire estrela um recital no Theatro Municipal na tarde do domingo (27).

Dono de técnica impecável, defende programa que reúne composições de César Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Sergei Prokofiev (Sonata para Piano Nº 4, Op. 53) e Sergei Rachmaninov (Prelúdios, Op. 32), ao lado de Chopin, um de seus compositores prediletos.

Theatro Municipal (2?244 lugares). Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, ☎ 2332-9191, ? Cinelândia. Domingo (27), 17h. R$ 50,00 (galeria, filas H a K) a R$ 420,00 (plateia e balcão nobre). Bilheteria: a partir das 10h (dom.).

Fim de semana estrelado: outros dois grandes nomes do piano dividem as atenções com o russo. Antes dele, tocam no Municipal o brasileiro Cristian Budu, na sexta (25), e o francês François-Fréderic Guy, no sábado (26). Leia mais na coluna Concertos.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s