O garimpo de verdade

O documentário de Victor Lopes resgata história e personagens reais de Serra Pelada

Entre as estreias da semana, o documentário serve de suporte para uma melhor compreensão da ficção Serra Pelada, de Heitor Dhalia, também em cartaz. Após dez anos de filmagens e extenso trabalho de pesquisa, o diretor Victor Lopes traz à tona em ricos detalhes o que ocorreu no sul do Pará a partir de 1979. No lugar que foi chamado de Serra Pelada, milhares de homens chegavam em busca do ouro. O maior garimpo manual do mundo ganhou, então, um líder e porta-voz do governo militar na figura do coronel Sebastião Curió. Com imagens daquela época, além de depoimentos atuais de ex-garimpeiros ricos e outros que perderam tudo, mais entrevistas com Curió (nem citado no longa-metragem ficcional), a fita avança no tempo e chega até a atualidade para mostrar como Serra Pelada mudou ao longo de mais de três décadas.

✪✪✪ Serra Pelada ? A Lenda da Montanha de Ouro, de Victor Lopes (Brasil, 2010, 100min). 14 anos. Estreou em 25/10/2013. Espaço Itaú de Cinema 4.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s