Tremenda viagem

Documentário registra expedições pelo Brasil que resultaram no trabalho do artista plástico Cildo Meireles

Em 2000, no Museu de Arte Moderna, uma grande retrospectiva dedicada ao artista carioca trazia, entre outras obras, Ku Kka Ka Kka: a instalação, uma estufa, acessível ao público através de uma porta de vidro, guardava, de um lado, flores verdadeiras e excrementos de mentirinha. Do outro, no mesmo ambiente fechado, flores artificiais e fezes de verdade. Não espere, portanto, nada previsível da estrela do documentário Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles. Dirigido por Marcela Lordy, com produção do Itaú Cultural, o filme registra a busca do artista plástico Cildo Meireles pelo som das águas Brasil afora. Ele e equipe passaram pela Estação Ecológica de Águas Emendadas, perto de Brasília, pelas cachoeiras de Foz do Iguaçu, no Paraná, pela foz do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, e testemunharam a pororoca do Rio Araguari, no Amapá. De volta ao estúdio, o som de rios e cascatas juntou-se a imagens e sons variados, de música incidental a gargalhadas, para resultar em rio oir, uma escultura sonora, mais um surpreendente trabalho de Meireles.

Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles, de Marcela Lordy (Brasil, 2013, 79min). Livre. Espaço Itaú de Cinema. Grátis. Estreia prevista para sexta (8).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s