Com mais de 400 filmes, festival Anima Mundi começa na sexta (14)

Edição deste ano comemora 25 anos do evento

Um dos principais eventos do gênero no planeta, o Anima Mundi está completando 25 anos. Na edição 2017, de sexta (14) ao dia 23, o festival internacional de animação vai exibir 470 títulos, entre curtas e longas. Produções de 45 países ganharão sessões em seis endereços: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Centro Cultural Justiça Federal, Cine Odeon, Cinemateca do MAM e Espaço Cultural BNDES. Oficinas, palestras e mostras competitivas completam a festa.

Confira alguns destaques dos primeiros dias de programação:

Versos para uma Eterna Véspera

(Anima Mundi/Reprodução)

A partir da tradição católica da celebração de Santa Águeda, no País Basco, vinte jovens realizadores daquela região autônoma da Espanha dirigem trechos do curta, com diferentes técnicas, para abordar o machismo na sociedade. Sexta (14), 17h30, Espaço Cultural BNDES.

O Menor Homem do Mundo

(Anima Mundi/Reprodução)

A coprodução franco-argentina, dirigida pelo portenho Juan Pablo Zaramella, acompanha as aventuras de um homem sério, formal até, que tenta levar a vida normalmente, apesar de seu tamanho diminuto, mas ele esbarra em uma série de problemas. Sábado (15), 20h, Cine Odeon.

Juros Unidos

(Anima Mundi/Reprodução)

Animação para adultos: sem diálogos, a produção alemã, dirigida por Tim Weimann, promove um passeio de bonde pela São Francisco dos anos 20, com inconfundíveis ícones coloridos sobre o cenário em preto e branco, para discutir os efeitos do capitalismo. Sexta (14), 13h30, Espaço Cultural BNDES.

Os Filhotes Friorentos da Raposa

(Anima Mundi/Reprodução)

Sete filhotes de raposa deixam a toca da mãe e encaram o inverno. O diretor, o húngaro Zsolt Richly, fez sucesso em seu país, no fim dos anos 70, com a série de TV O Coelho das Orelhas Quadriculadas — o protagonista tornou-se uma espécie de mascote nacional. Sábado (15), 14h, Cine Odeon.

Juntando Cabeças

(Anima Mundi/Reprodução)

No curta holandês de tintas surreais, concebido para a turma entre os 8 e os 12 anos, três amigos trocam de cabeça por acidente e precisam aprender a viver um a vida do outro. Vencedor do prêmio do público no Festival Internacional de Filmes para Crianças de Nova York. Sábado (15), 12h30, Cine Odeon.

Entreato

(Anima Mundi/Reprodução)

Programa para maiores de 14 anos, o filme iraniano narra uma história inspirada na triste rotina de assassinatos de crianças na Faixa de Gaza: um franco-atirador anunciou orgulhosamente em sua página no Instagram ter matado treze meninos em um dia. Sábado (15), 20h, Cine Odeon.

O Corcunda e o Cisne

(Anima Mundi/Reprodução)

Com técnicas variadas — de recorte de papel a stop motion — a fábula britânica narra a história de um corcunda solitário que só tem amigos na floresta. Quando ele desaparece, a missão de salvá-lo cabe a companheiros como a doninha, o texugo e o coelho. Peter Lord, diretor da produtora Aardman, supervisionou a produção. Sábado (15), 12h30, Cine Odeon.

A Controladora

(Anima Mundi/Reprodução)

Na animação americana em computação gráfica, os papéis se invertem quando uma mãe controladora acaba aprisionada no universo do videogame do filho. Para escapar daquele mundo virtual, ela vai ter de confiar no talento do garoto com o controle do joguinho. Domingo (16), 12h30, Cine Odeon.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s