Concertos

Os espetáculos avaliados pela crítica de VEJA Rio

DUO CALDI. Mãe e filho, Estela Caldi e Marcelo Caldi tocam piano a quatro mãos. No programa entram Franz Schubert (Sonata em Si Bemol Maior Op. 30), Carlos Guastavino (Romance Del Plata ? Sonatina para Piano a Quatro Mãos) e Tchaikovsky (Suíte do Balé Quebra-Nozes). Espaço Cultural Finep (180 lugares). Praia do Flamengo, 200, pilotis, Flamengo, ☎ 2555-0717. Terça (7), 18h30. Grátis.

ENSEMBLE MUSICA NOVA. O grupo francês é liderado pelo diretor artístico Lucien Kandel. No palco, dez cantores defendem repertório surgido entre o Renascimento e as vésperas do Barroco, já testado e aprovado em festivais de música antiga da Europa. No Rio, sem o sexteto munido de instrumentos antigos que os acompanha, eles interpretam a capela, entre outras obras, Messe de Notre Dame, de Guillaume de Machaut, Motets à la Vierge e Flos Florum, de Guillaume Dufay, e criações de Josquin des Près (1440-1521), chamado de ?príncipe dos compositores? por seus pares. Conservatório Brasileiro de Música ? Auditório Lorenzo Fernandez (140 pessoas). Avenida Graça Aranha, 57, 12° andar, Centro, ☎ 3478-7600. ? Cinelândia. Sexta (10), 18h30. Entrada franca.

RIO INTERNATIONAL CELLO ENCOUNTER. Leia em Veja Rio Recomenda. Na 18ª edição, o festival espalha mais de quarenta concertos gratuitos por endereços diversos, a exemplo da Igreja da Candelária, da estação Carioca do metrô e do Jardim Botânico, além de municípios vizinhos como Búzios, Barra Mansa e Volta Redonda. Confira a programação completa em http://www.vejario.com.br. Grátis.

SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA. Treze apresentações semanais, sempre às terças, até outubro, comemoram os quinze anos de carreira do compositor contemporâneo brasileiro Sergio Roberto de Oliveira ? sua obra o levou a disputar, no ano passado, com o cubano Paquito D?Rivera e com o argentino Lalo Schifrin, o Grammy Latino. Na série, criações do homenageado dividirão as atenções com as de mais de vinte compositores convidados, interpretadas por quase 100 instrumentistas. O evento também marca o lançamento de uma caixa de quatro CDs. Na terça (7), é a vez do álbum Espelhos ? Música para Piano, com obras de Sergio Roberto de Oliveira. Na data, Sara Cohen (piano), Paulo Passos (sax e clarineta), Kátia Baloussier (piano), João Luiz Areias (trombone), Lúcia Barrenechea (piano), Sérgio Barrenechea (flauta), Marina Spoladore (piano) e Ana Letícia Barros (vibrafone) se revezam na interpretação do programa, que conta com temas como Ice, Estudo sobre Alban Berg, Humana, A Véspera do Fim e Espelhos. Centro Cultural Justiça Federal ? Teatro (142 lugares). Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, ? Cinelândia. → Terça (7), 19h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 16h (de qua. a dom.).

UDI CELLO ENSEMBLE. Próxima atração do programa Sala de Concerto, da Rádio MEC, gravado ao vivo e aberto ao público, o conjunto formado pelos violoncelistas Kayami Satomi, Gabriel Gonçalves, Isaac Andrade, Paulo Arruda, Mário Reilli, Eder Belchior, Brunno Thayer, Ezequiel Urbano e Maria Soledad Acevedo apresenta programa variado. A seleção vai de Abertura Brasil 2012, de Dimitri Cervo, a Tango, de Liduíno Pitombeira, passando por Das Origens, de Carlos Cruz, Capoeira, de Alice Satomi, e Bachianas Brasileiras Nº 1, de Villa-Lobos. Com produção e apresentação de Lauro Gomes. O programa é transmitido ao vivo pela Rádio MEC FM (98,9 MHz). Rádio MEC ? Estúdio Sinfônico Maestro Alceu Bocchino (70 lugares). Praça da República, 141-A, Centro, ☎ 2117-7853, ? Central. Sexta (10), 17h. Grátis.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s