Três festivais de cerveja artesanal agitam o fim de semana

Eventos na Barra, em São Cristóvão e em Laranjeiras reúnem cervejarias independentes, gastronomia, música e moda

Festival Cervejeiro Carioca: segunda edição em Laranjeiras (FCC/Divulgação)

Eventos dedicados às geladas artesanais têm ganhado cada vez mais espaço na cidade. Só nesta semana, os bons de copo encontram três boas opções com entrada gratuita, nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade, para se esbaldar com rótulos estreantes e consagrados.

De quinta (6) a domingo (9), a Barra recebe a terceira edição do Downtown Beer Festival, que reúne cerca de vinte cervejarias e importadoras. Ampolis, Oceânica, Hocus Pocus, Labirinto, Búzios, Green Lab, 2 Cabeças, Motim, Secreta, Cidade Imperial, Mohave, Zer09, Bodebrown, Jacobinus, Backer, 3 Cariocas, Three Monkeys, Delirium, Ravache e Old School são algumas das marcas confirmadas.  Para matar a fome, estacionarão no shopping food trucks The Burger Experience, Rosita Café e Belga Food Truck. Degustações e música ao vivo completam o programa.

Em Laranjeiras, a Casa da Polônia sedia a segunda edição do Festival Cervejeiro Carioca, no sábado (8) e no domingo (9). Marcas como Wieninger, Radicale Beer, Thirsty Hawk Brewery, Cervejaria Carioca, Motim Brew, Matumbier, W-Katzz, Bier Teria, Labirinto, Bodebrown, Trópica Brewing Co. e Old School levarão seus rótulos para harmonizar com sanduíches, pratos árabes, poloneses, alemães e doces. Entre as opções gastronômicas, Maní Bikeoca, Kaften – Kaftas Artesanais, Artesanos Hamburgueria, Panelada, Espírito de Porco Porchetteria e Mamãe Quero Churros oferecem suas delícias. Repetindo a dobradinha da edição anterior, o FCC divide o espaço com o Silo Criativo, que reúne alguns dos principais expoentes da cena de moda independente do Rio, com marcas locais de roupas e acessórios. A programação musical inclui DJs e bandas. As carrapetas ficarão sob o comando do DJ Saddam e de Renato Edde. No palco, shows de rock com a Jack ‘N’ Coke Rock Band, no sábado (8), e a Banda Grecco, no domingo (9).

GASTROBEER_Selmy Yassuda

GASTRO BEER (Selmy Yassuda/Veja Rio)

Também no sábado (8) e no domingo (9), o Gastro Beer Rio volta a ocupar a Quinta da Boa Vista com mais de 100 rótulos de diversas cervejarias. Cervejas premiadas na última edição do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau marcarão presença na décima edição do evento. A Noi levará a Belgian Pale Ale Avena e a Wood Aged Beer Cioccolato Barile. Da Gaspar Family Brew, será possível provar a Brother, medalha de ouro na categoria belgian-style blonde ale. O chope Sul Americana, da Therezópolis, ouro na categoria light lager, também estará por lá. O público poderá provar ainda as premiadas English Pale e a Tropical Blonde da Capa Preta, e a Las Papas, da Rock Bird, prata na categoria irish red ale. Além das consagradas, marcas novatas como Angels&Devils Craft Beer e Monbar, que apresentam suas criações no espaço Novas Cervas, para cervejarias com até um ano de vida. Quarenta food trucks e bikes, como Chiquita, Belga Food Truck, Hell’s Burguer e Marias Fouet, prometem matar a fome dos cervejeiros.

Novidade dessa edição, a Olimpíada Cervejeira oferecem jogos em torno da bebida, como malte ao alvo e beer pong, com distribuição de brindes como cervejas, growlers e canecas. A Confraria Feminina Lupulize realizará no sábado (8), às 16h, um tour gratuito voltado para as mulheres, apresentando os estilos presentes no evento e bate-papos. Artistas de rua e oficinas de gastronomia para crianças também fazem parte da programação. 

Downtown Beer Festival. Avenida das Américas, 500, Barra (Shopping Downtown). Quinta (6) a sábado (8), das 12h às 22h; domingo (9), das 12h às 20h. 

Festival Cervejeiro Carioca. Casa da Polônia – Rua das Laranjeiras, 540, Laranjeiras. Sábado (8) e domingo (9), das 13h às 22h. 

Gastro Beer Rio. Quinta da Boa Vista (Alameda das Sapucaias). Sábado (8) e domingo (9), das 11h às 20h. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s