Talentos da lavoura

Imigrantes japoneses que trabalharam no campo e se consagraram como artistas no Brasil, Haruo Ohara e Manabu Mabe inspiram duas mostras em cartaz

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, grandes levas de famílias japonesas deixaram seu país em direção ao Brasil com o objetivo de trabalhar na agricultura. Dois daqueles imigrantes, porém, acabaram se dedicando também à arte, produzindo obras que podem ser vistas na cidade. No Instituto Moreira Salles, ✪✪✪✪ Haruo Ohara (1909-1999) tem 110 de suas belíssimas fotografias reunidas. Já o pintor Manabu Mabe (1924-1997) é celebrado na Caixa Cultural em mostra com trinta pinturas e cinco desenhos.

Haruo Ohara. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 8 de setembro. Manabu Mabe. Caixa Cultural ? Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s