Em Torno da Fábrica

Artistas promovem oficinas com moradores da Região Portuária na antiga fábrica de chocolates Bhering

A Bhering funcionou como fábrica de doces e chocolates até o fim dos anos 90 no bairro Santo Cristo, Zona Portuária do Rio. Uma década depois, o local foi ocupado por artistas, fotógrafos e profissionais da indústria criativa. Hoje, cerca de 70 ateliês fazem o espaço respirar cultura e arte. O projeto Em Torno da Fábrica foi a ação mais recente que a fábrica recebeu, abrindo as portas especialmente para os moradores da área.

 

A primeira edição do projeto foi patrocinada pelo Prêmio Porto Maravilha Cultural e elaborada pela artista plástica Maria Eugênia Baptista e pelo produtor Leonardo Velasquez. Aproximadamente 80 alunos participaram das oficinas gratuitas oferecidas em quatro sábados entre maio e junho. “A ideia era dar essa oportunidade para nossos vizinhos e foi bonito ver como eles se envolveram. Muitos nunca tinham entrado ali ou visitaram quando ainda funcionava como fábrica. Sempre acreditei no projeto, mas superou as nossas expectativas”, contou Maria Eugênia.

Dez oficinas foram oferecidas em quatro sábados

Dez oficinas foram oferecidas em quatro sábados

Com o sucesso da primeira edição, os organizadores já estão pensando na segunda e esperam conseguir ajuda da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Para a artista plástica, é importante estimular a cultura na região e envolver os moradores: “No encerramento das nossas oficinas, fizemos uma comemoração com exposição do que produzimos ao longo do projeto. Convidei as pessoas que vendem comida na área e o nosso coquetel tinha guloseimas como cuscuz, tapioca, pipoca e acarajé”, disse Maria Eugênia.

Enquanto outra edição do Em Torno da Fábrica não chega, é possível conhecer a Bhering em outros eventos. No Fábrica Aberta, dia 12 de agosto, todos os ateliês abrirão as portas ao público.

Em setembro, o prédio participará do roteiro da feira de arte contemporânea ArtRio, uma das maiores do mundo.

Endereço: Rua Orestes, 28 – Santo Cristo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s