Cariocas gastam mais tempo que paulistas para chegar ao trabalho

Moradores do Rio gastam em média 47,3 minutos no trajeto para o trabalho

Os congestionamentos são um dos problemas mais famosos da cidade de São Paulo. No entanto, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2012 pelo IBGE, mostram que cariocas têm sofrido mais que paulistas com o trânsito a caminho do trabalho. Enquanto em São Paulo, são gastos em média 45,8 minutos no trajeto, no Rio o tempo é de 47,3 minutos só no percurso de ida.

Os números cresceram em relação a dez anos atrás, quando a média era de 42,3 minutos no Rio e 40,6 em São Paulo. A pesquisa do IBGE também revelou que, nas duas capitais, também cresceu o número de trabalhadores que gasta mais de uma hora por dia no trajeto. Se em 2002, o índice era de 21% dos trabalhadores em ambas as cidades, em 2012, esta parcela passou para 27% no Rio e 24% em São Paulo.

Estas taxas podem ser explicadas pelo crescimento de 122% da frota de automóveis no país nos últimos dez anos. O investimento em transporte público de qualidade aparece como uma solução para o problema.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s