Dicas de comidinhas saborosas e saudáveis para encher a lancheira dos pequenos na volta às aulas

A temporada de férias está chegando ao fim. Durante o período, é comum alguns pais deixarem a alimentação do filho um pouco mais livre e com algumas besteirinhas ou ainda controlá-los com mais afinco, uma vez que eles ficam, por vezes, em casa. O problema é: com o início do período letivo, a criançada vai […]

A temporada de férias está chegando ao fim. Durante o período, é comum alguns pais deixarem a alimentação do filho um pouco mais livre e com algumas besteirinhas ou ainda controlá-los com mais afinco, uma vez que eles ficam, por vezes, em casa. O problema é: com o início do período letivo, a criançada vai para a escola, tem a cantina e… Fandangos, sanduíches e salgadinhos gordurosos, doces e várias outras tentações que aguçam o paladar até mesmo dos mais controlados.

Para ajudar você a encher a lancheira dos miúdos de forma saudável e saborosa, consultei algumas nutricionistas, que deram dicas apetitosas, capazes de atrair a molecada mais exigente. A boa notícia: há no mercado boas opções de torradas e biscoitos que podem ser mais práticos e facilmente aderidos.

“O ideal é investir em lanches compostos por, no mínimo, um ingrediente natural, a fim de fornecer nutrientes e fibras para os pequenos. Pode-se combinar ainda um alimento industrializado pobre em açúcar e sal com um mais natural”, diz a nutricionista Isabel Jereissati. “Atualmente, encontramos no mercado produtos como torradas orgânicas, que são menos nocivos à saúde que os tradicionais, ricos em gordura trans, açúcar, sal e substâncias químicas”, explica. “Outras sugestões pouco convencionais, mas que agradam, são milho cozido, cenoura míni e pipoca”, complementa.

BOLO DE ABÓBORA E GENGIBRE 

Ingredientes
1 ½ xícaras de açúcar de coco
1 ½ xícaras de açúcar demerara
1 xícara de óleo de girassol
4 ovos
2/3 de xícara de chá de água
210 g purê de abóbora bem seco
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de tempero Allspice americano
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de sopa de chia
2 colheres de sopa de aveia em flocos
3 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 1/2 colher de sal marinho
1/2 colher de chá de fermento

Preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte a forma do bolo com óleo de coco. Numa tigela coloque o açúcar, o óleo, os ovos e bata com batedeira elétrica até que fique macio. Acrescente a água e bata um pouco mais, até que fique tudo bem misturado. Acrescente o purê de abóbora, o gengibre, a canela, o cravo em pó e o Allspice e misture com uma espátula. Numa outra tigela, misture os ingredientes secos: a farinha, a aveia, a chia, o bicarbonato de sódio, o sal e o fermento. Adicione esses ingredientes à mistura de abóbora e misture até a massa ficar bem homogênea. Despeje tudo na forma untada de modo que ocupe metade da altura.

BOLO RÚSTICO DE MAÇà
Ingredientes
1 xícara de óleo
3 xícaras de trigo
150g de açúcar mascavo
150g de açúcar demerara
180ml de oleo de girassol
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara de nozes picadas
3 xícaras de maçãs Fuji sem casca e sem sementes cortadas em cubos grandes
150g de passas sem caroço
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Preparo
Pré-aqueca o forno a 180ºC.
Unte uma forma redonda de furo central com óleo.
Coloque farinha numa tigela. Junte o açúcar, o fermento e a canela. Misture bem.
Adicione os ovos, o óleo e a baunilha. Misture ate formar uma massa homogênea.
Junte as maçãs, as nozes e as uvas.
Coloque a massa na forma previamente preparada.
Leve para assar, por aproximadamente, 1 hora.
Ao espetar um palito no meio da massa, este deve sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

BOLO DE CENOURA FUNCIONAL: 

Ingredientes
1/2 xícara de óleo de coco

3 ovos

1 xícara de açúcar demerara

2 cenouras grandes descascadas e picadas

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de fuba

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento químico em pó

2 colheres de farinha de chia
Calda: 1 colher de sopa de óleo de coco, 4 colheres de sopa de cacau em pó, 4 colheres de sopa de açúcar demerara, 5 colheres de sopa de leite de arroz ou de leite de coco.

Preparo: bata o óleo , os ovos, o açúcar e as cenouras no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje a massa em uma vasilha e acrescente as farinhas de arroz e de fubá, sal, a chia e bata até encorpar. Acrescente o fermento mexendo com uma colher. Coloque numa forma untada com óleo de coco e farinha de arroz. Para a calda, coloque os ingredientes em uma panela e espere ferver, depois despeje sobre o bolo assado.

 

BOLO DE CHOCOLATE

1 copo de farinha de arroz

1 colher de sopa de fermento em pó

½ copo de óleo de coco

½ copo de amendoim torrado e moído ou amêndoa ou avelã ou nozes

1 copo de açúcar demerara orgânico ou ½ copo de açúcar de coco

1 copo de leite vegetal (arroz, amêndoa, castanha)

3 ovos

1 colher cheia de cacau em pó

Preparo: misture todos os ingredientes secos. Junte os ovos e o óleo e misture bem. Vá adicionando o leite vegetal e mexendo vigorosamente até obter uma massa homogênea. Asse em forno pré-aquecido.

 Outras dicas práticas para as marmitinhas:

– Espetinho de frutas (colocar em um palito frutas alternadas, a exemplo de uva, morango, banana, kiwi, maçã) + sanduíche de bisnaguinha integral com pasta de ricota e frango misturados

– Milho cozido + salada de frutas

– Suco do Hulk (suco de laranja com uma pedra de gelo de couve – bater no liquidificador 1 maço de couve com um copo d’água e colocar em formas de gelo) + pão de queijo caseiro (pode ser adquirido em lojas de produtos naturais e assado em casa) + maçã picada

– Suco integral (não é néctar de fruta) de caixinha sem corante + sanduíche de pão integral recheado com requeijão e cenoura ralada + uvas

– Água de coco + banana (mandar inteira para ser cortadas na escola no momento da ingestão para evitar que escureça) + bolo caseiro

“Todas essas combinações são compostas de alimentos ricos em carboidratos que atuarão no cérebro na concentração e foco necessários ao bom desempenho no estudo além de fornecer energia para as brincadeiras que também acontecem na escola”, afirma a nutricionista funcional e ortomolecular Rachel Faria.

Especialistas: Andrezza Botelho, Isabel Jereissati e Rachel Faria

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s