Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Bomba

O fiscal do aeroporto de São Paulo, quando soube que uma amiga minha estava prestes a embarcar para o Rio de Janeiro, comentou, ressabiado: “E a senhora não tem medo de bomba no avião, não?”. Surpresa, ela respondeu que tinha confiança na revista das bagagens. “Isso aí?”, rebateu o senhorzinho, referindo-se ao raio X. “Eu […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h25 - Publicado em 6 ago 2016, 04h28

O fiscal do aeroporto de São Paulo, quando soube que uma amiga minha estava prestes a embarcar para o Rio de Janeiro, comentou, ressabiado: “E a senhora não tem medo de bomba no avião, não?”. Surpresa, ela respondeu que tinha confiança na revista das bagagens. “Isso aí?”, rebateu o senhorzinho, referindo-se ao raio X. “Eu não confio mesmo!” E desejou bom voo, como se não tivesse acabado de dizer o impropério.

Os Jogos Olímpicos estão em curso e o carioca adiciona o terrorismo à lista de ameaças que o persegue no cotidiano. A jornalista Mariliz Pereira Jorge escreveu um artigo afirmando que a vida é muito curta para viver no Rio. Talvez seja mesmo. Os vidros blindados já me salvaram de um assalto a mão armada no Túnel Dois Irmãos e passo pelas flores em memória do médico morto a facadas todas as vezes em que arrisco um trote na Lagoa.

A crença de que não haverá homens-bomba na Guanabara se baseia no fato de que é preciso uma dose considerável de altruísmo para se explodir com as vítimas. A violência por aqui seria mais fruto da barbárie social do que do fundamentalismo religioso. Mas tem maluco para tudo.

De toda maneira, a probabilidade de subir para o andar de cima graças a outras formas de incivilidade ainda é mais garantida, por aqui, do que a de ir para o espaço pelas mãos de um suicida.

Continua após a publicidade

Passei julho na ponte aérea. Num domingo à noite, na primeira ida e vinda de São Paulo, peguei um táxi no Santos Dumont e o motorista deu partida antes mesmo de eu fechar a porta. Bati a dita como pude, enquanto tentava atar o cinto, pois já estávamos numa desabalada corrida pelo Aterro, cortando as curvas com a presteza de um Fórmula 1. Na altura do Morro da Viúva, ele largou a mão do volante e se virou para trás para requisitar o tíquete. Era um táxi especial. Notei que não usava cinto. Tratava-se de um camicase prestativo, sem os arroubos comuns aos mártires da Jihad.

Não há heróis nas nossas mortes, só vítimas.

No comercial de uma marca esportiva, não sei se sueca ou norueguesa, um menino de cabelo ruivo cacheado, típico dos reclames, vestindo uma camisa da seleção, tenta devolver a carteira de um motoqueiro, caída ao acaso na viela de uma favela carioca. Confundido com um ladrão pelos policiais da ronda, o ruivinho sai numa louca escapada, valendo-se de todas as modalidades olímpicas para driblar a truculência dos meganhas. Quando, por fim, entrega a dita-cuja, descobre-se que o motoqueiro era o Ronaldinho Gaúcho. Terminam todos numa pelada de praia, com o garoto fazendo um gol no time de farda.

Continua após a publicidade

Achei de um mau gosto sem limite. Quer dizer que a polícia é má e a Suécia é boa? E o futebol é o ópio do povo? O buraco é abissalmentíssimamente mais embaixo.

Os Jogos deram de acontecer num momento ruim da cidade, do país e do mundo. Se serve de consolo, num país bem mais rico e educado que o nosso, Donald Trump corre sérios riscos de se eleger presidente.

A vida é curta para viver neste planeta, mas não há outro. Que os Jogos não importem a paranoia alheia, porque a daqui já é difícil de aguentar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.