Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Outubro Rosa: cinco coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama

Falaremos esta semana sobre o  “Outubro Rosa” uma campanha internacional anual da saúde organizada  todo mês de outubro para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Este movimento angaria fundos para a investigação desta doença, além da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. A campanha também oferece informações e apoio para aqueles pacientes afetados pelo […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 17h21 - Publicado em 5 out 2016, 19h03

outubro-rosa-

Falaremos esta semana sobre o  “Outubro Rosa” uma campanha internacional anual da saúde organizada  todo mês de outubro para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama.

Este movimento angaria fundos para a investigação desta doença, além da prevenção, diagnóstico, tratamento e cura.

A campanha também oferece informações e apoio para aqueles pacientes afetados pelo câncer de mama.

5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

 # 1: Consulte seu médico, isso pode salvar a sua vida!

Falar sobre a sua saúde da mama com o seu médico é um passo muito importante para aprender sobre o risco de câncer de mama, diagnostico e tratamento precoce.

O exame clínico das mamas, realizado pelo médico é fundamental. Os exames de imagem para avaliar as mamas atualmente são:  mamografia,  ressonância de mamas e a ultrassonografia mamaria. Existem ainda os testes genéticos, como o BRCA1 e o BRCA2. Importante salientar que todos esses são exames complementares, que devem ser pedidos e analisados pelo seu médico especialista, quando necessários.

# 2: A amamentação diminui o risco de desenvolver câncer de mama:

Um estudo descobriu que as mulheres  que amamentaram seus bebês apresentaram uma probabilidade menor que 25 % em desenvolver um câncer de mama, antes da menopausa ,em comparação com mulheres que nunca haviam amamentado.

# 3: Exercício físico reduz o risco de câncer de mama:

Um estudo recente demonstrou, que mulheres que estavam ativas e se exercitavam regularmente, apresentaram uma redução do risco de desenvolver o câncer de mama em cerca de 30% , em comparação com mulheres sedentárias.

# 4: O consumo de álcool aumenta o risco do câncer de mama:

Realmente parece que as mulheres que bebem álcool regularmente , mesmo moderadamente , têm um risco aumentado de desenvolver um câncer de mama, principalmente as mulheres mais jovens. Um estudo descobriu que as mulheres, entre a sua primeira menstruação e sua primeira gravidez, que consumiram, em média, apenas sete bebidas alcoólicas por semana tiveram um  risco 11 % maior em desenvolver um câncer de mama.

#5: Nem todo câncer de mama é igual:

A realidade é que existem várias  diferenças entre os tipos de câncer de mama. Por exemplo , um tipo de câncer de mama chamado carcinoma ductal in situ , tende a ser uma forma menos agressiva do câncer de mama.

Continua após a publicidade

infografico-cancer-de-mama1-980x2228

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.