Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

COMO SABER SE VOCÊ É DIABÉTICO

O Diabetes é uma condição clínica caracterizada pelo aumento da glicose (ou “açúcar”) no sangue. Atualmente, estamos observando um aumento significativo de novos casos de diabetes no Brasil. A maioria das pessoas com diabetes e sem diagnótico são assintomáticas. Esse cenário é preocupante uma vez que, se não for tratado adequadamente, o aumento da glicose […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h33 - Publicado em 28 ago 2014, 19h07

Screen Shot 2014-08-28 at 3.01.30 PM

O Diabetes é uma condição clínica caracterizada pelo aumento da glicose (ou “açúcar”) no sangue. Atualmente, estamos observando um aumento significativo de novos casos de diabetes no Brasil. A maioria das pessoas com diabetes e sem diagnótico são assintomáticas. Esse cenário é preocupante uma vez que, se não for tratado adequadamente, o aumento da glicose pode ocasionar alterações nos rins, na visão, nos nervos e um aumento do risco de doença cardiovascular. Por outro lado, o diagnostico precoce de diabetes e o adequado controle da glicose são essencias na prevenção dessas complicações.

O diagnóstico de diabetes pode ser feito através de exames de sangue de rotina. O diabetes é diagnosticado na presença de 1 dos critérios abaixo:

1) Glicose no sangue em jejum maior do que 126 mg/dl (jejum mínimo de 8 horas) em 2 ou mais medidas

2) Glicose no sangue em qualquer horário maior do que 200 mg/dl  associada à sintomas de glicose elevada como fraqueza, perda de peso, sede excessiva, aumento do apetite, urina excessiva, dificuldade de concentração, alterações na visão (vista embaçada) e infecções repetidas.

3) Hemoglobina glicada maior do que 6,5% em 2 medidas. A hemoglobina glicada é um componente menor da hemoglobina, que está presente nos glóbulos vermelhos do sangue, e representa a média ponderal global das glicemias diárias (incluindo as de jejum e após refeições) durante os últimos 2 a 3 meses. A elevação da hemoglobina glicada significa um aumento da glicose no sangue nos últimos meses.

Continua após a publicidade

4) Teste de tolerância oral à glicose: Trata-se de um teste realizado em laboratório com ingestão de solução açucarada (dextrose) via oral e coleta de exame de sangue 2 horas  após. Uma glicose no sangue 2 horas após o teste de tolerância oral maior que 200 mg/dl é diagnóstico de diabetes.

Na presença de um ou mais dos critérios acima temos o diagnóstico de  diabetes e devemos iniciar o tratamento que envolve principalmente mudanças do estilo de vida, com alimentação saudável, atividade física e controle do peso, associado às medicações.

Algumas pessoas têm alterações nos exames de sangue, mas não têm critérios para diagnóstico de diabetes, sendo consideradas em risco para desenvolver diabetes ou como tendo “pré-diabetes”. Essas pessoas devem estar atentas e melhorar sua qualidade de vida, a fim de evitar o desenvolvimento de diabetes no futuro. Os critérios para “pré-diabetes” são:

1) Glicose no sangue em jejum entre 100-125 mg/dl (jejum mínimo de 8 horas)

2) Hemoglobina glicada entre 5,7%- e 6,4%

Continua após a publicidade

3) Teste de tolerância oral à glicose: Uma glicose no sangue 2 horas após o teste de tolerância oral entre 140- 199 mg/dl.

Fiquem atentos! O diagnóstico precoce de diabetes é simples, permite a prevenção  de diversas complicações e melhora a qualidade de vida das pessoas.


Referências:
Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes  2014
Posicionamento Oficial da American Diabetes Association 2014 (“Standarts of Medical Care in Diabetes- American Diabetes Association 2014)

Dra. Denise Momesso
Endocrinologista
Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione- RJ
Hospital Pró- Cardíaco- RJ
Doutoranda e Mestre em Endocrinologia UFRJ
Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Rio de Janeiro

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.