Majestade do samba, Velha Guarda da Portela se apresenta em picadeiro de circo
Tia Surica e outros bambas da Azul e Branca de Madureira apresentam na Cidade Nova músicas marcantes da agremiação, que em 2023 comemora seu centenário
Mais tradicional grupo do gênero do Rio, a Velha Guarda da Portela leva os sambas mais marcantes da Majestade do Samba ao Circo Crescer e Viver, onde se apresenta nesta sexta (30). O grupo ganhou recentemente um novo integrante: Mauro Diniz, que entrou na vaga de seu pai, o saudoso Monarco (1933-2021).
+ Vem, Copa: mostra gratuita tem camisas históricas de seleções do futebol
A velha guarda da escola foi criada em 1970, quando Paulinho da Viola reuniu os bambas para gravar o álbum Portela Passado de Glória. O objetivo era preservar os sambas que eram tocados nos eventos da escola e não tinham registro fonográfico.
Nos anos 90, o grupo gravou um disco produzido por Marisa Monte, Tudo Azul (1999), o que voltou a jogar luz sobre a velha guarda da Azul e Branca. Em 2008, o documentário O Mistério do Samba, de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, registrou a história e do cotidiano dos integrantes — Tia Surica é um dos mais ilustres.
Circo Crescer e Viver. Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova. Sex. (30), 20h R$ 15,00 a R$ 150,00. Ingressos pelo Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui