VEJA RIO fez um passeio pelos museus do Centro da cidade
Confira o que os centros culturais que ficam no coração do Rio apresentam de mais interessante
Centro Cultural Banco do Brasil. O CCBB abriga Mondrian e o Movimento De Stijl, mostra naqual se destaca a obrado pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944). A tela à esquerda é de sua conterrânea Jacoba van Heemskerck.
Rua Primeiro de Março, 66. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis.
Museu de Arte do Rio. Duas exposições ocupam o centro cultural: Leopoldina,a Princesa da Independência, das Artes e das Ciências (foto) e a coletiva A Cor do Brasil.
Praça Mauá, 5. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças.
Paço Imperial. Entre as cinco exposições em cartaz no casarão histórico sobressaem a individual de Viviane Teixeira (autora do quadro retratado acima) e a mostra de fotos Moderna para Sempre.
Praça Quinze, 48. Terça a domingo, 11h às 19h. Grátis.
Caixa Cultural. Talentos emergentes dasartes plásticas de todo o Brasil se reúnem na mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. A atração maior do endereço, no entanto, é Mão Erudita, Olho Selvagem, panorama da obra de Pablo Picasso.
Avenida Almirante Barroso, 25. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.
Museu do Amanhã. A construção futurista guarda exposições fixas sobre ciência. Atração temporária, O Poeta Voador, Santos Dumont aborda, por meio de réplicas de suas invenções e recursos interativos, a história do pai da aviação.
Praça Mauá, 1. Terça a domingo, 10h às 18h. R$ 10,00.
Centro Cultural Correios. Quatro mostras ocupam os dois andares do endereço. Não perca as imagens históricas do fotógrafo amador Alberto de Sampaio (1870-1931) e a curiosa exposição O Casulo (foto), de Ricardo Siqueira, com ambiente original e acervo de registros de cavernas brasileiras.
Rua Visconde de Itaboraí, 20. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis.