Para dar adeus: últimos dias do IMS e de exposição de Walter Firmo no CCBB
Espaço na Gávea vai fechar por quatro anos para reforma e, durante esse período, irá realizar mostras em outros espaços. A do fotógrafo foi a primeira
Este é o último fim de semana para visitar o Instituto Moreira Salles (IMS) antes da reforma que irá fechar o espaço por longos quatro anos. Quem for ao centro cultural poderá ver a exposição Miguel Rio Branco: Palavras Cruzadas, Sonhadas, Rasgadas, Roubadas, Usadas, Sangradas.
+ Além do Coldplay: agenda de shows do fim de semana tem Alcione, Gil e mais
São mais de 200 fotografias, que investigam temas como sexualidade, violência, dor e solidão. A mostra revê a contribuição original do artista ao usar a fotografia como elemento básico de uma escrita visual, capaz de dar novos sentidos às imagens.
Enquanto o Instituto Moreira Salles estiver fechado para reforma, sua programação de exposições será revertida para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Walter Firmo: no Verbo do Silêncio a Síntese do Grito marca o início da parceria e se despede na próxima segunda (27).
+ Cinema alternativo é destaque em mostras no MAM, CCBB e Estação Botafogo
A exibição faz um panorama dos mais de setenta anos de trajetória do fotógrafo carioca: são cerca de 266 fotografias, produzidas desde 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. As imagens retratam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, revelando ritos, festas populares e religiosas, além de personalidades, como Pixinguinha e Clementina de Jesus, e cenas cotidianas.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Seg., qua. a sáb., 9h/21h. Dom., 9h/20h. Grátis. Até 27 de março.
IMS. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Ter. a sex., 12h/18h. Sáb., dom. e fer. (exceto às segundas), 10h/18h. Até 26 de março.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui