Tudo que tem para fazer de bom, bonito e de graça no fim de semana
De festivais de cinema a shows gratuitos, veja as atrações em destaque na cidade para todas as idades
O roteiro de atrações para o fim de semana no Rio tem de festivais de cinema a exposições, passando por shows e eventos ao ar livre. E o melhor: são todas programações gratuitas para curtir com toda a família. Anote as dicas que VEJA RIO separou para o sábado (3) e o domingo (4):
+ Samba no museu: MAM Rio inicia atividades em parceria com a Beija-Flor
Novas exposições
Mostras gratuitas diversas acabam de entrar em cartaz em diferentes espaços culturais da cidade. No Museu Histórico Nacional, Paço Imperial e CCBB, as exposições Rio-1922, Cores da Paisagem — Nápoles-Rio no Olhar de Artistas Italianos do Século XIX e Fotógrafos Italianos — No Florescer da Fotografia Brasileira retratam mudanças que ocorreram ao longo do tempo na paisagem carioca. Saiba mais aqui. No Paço Imperial, inclusive, é possível conhecer seis novas mostras, que vão da pintura à fotografia. Confira as informações aqui.
Rodas e eventos de samba
Em celebração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), a programação do fim de semana será recheada de atrações do gênero musical – grande parte delas gratuita. Rodas como Samba do Capitu, Marias do Zé, Samba da Gambiarra e Samba do Peixe acontecem espalhadas pela cidade. Um dos principais programas será o Trem do Samba. Organizado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento começa na às 15h, na estação da Central do Brasil com músicos tocando no vagão e segue para Oswaldo Cruz, onde os artistas como Paulinho da Viola, Dudu Nobre e Leci Brandão se apresentam em três palcos no entorno da estação. Para saber mais informações sobre o evento, clique aqui.
Festivais de cinema
Com 33 longas, entre clássicos e inéditos, o Festival de Cinema Italiano acontece até 4 de dezembro de forma presencial e on-line em 49 salas de 38 cidades do país. As sessões são exibidas no Rio no Centro Cultural Banco do Brasil, no Istituto Italiano di Cultura, no Museu da Maré e na UFRJ. A programação está disponível no site do festival. Outro evento cinematográfico que ganha a cena, é o Curta Cinema, um dos mais importantes festivais de curtas-metragens do país. Até 7 de dezembro, o festival exibe no Estação Net Botafogo 97 curtas-metragens nacionais e internacionais, com uma mostra competitiva que pode levar ao Oscar. A programação completa pode ser acessada no site do evento.
Eventos infantis
Há também atrações que vão divertir a criançada neste fim de semana. Neste sábado (3), o Brunchinho ocupa pela primeira vez a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com oficinas, teatro, parque inflável, e outras atrações. Saiba mais aqui. Já o recém-inaugurado Parque da Magia, no ParkJacarepaguá, une diversão e tecnologia em um espaço com brinquedos inéditos no Brasil. A atração terá acesso gratuito por tempo limitado. Veja mais detalhes aqui.
+ Mondial de la Biére começará mais cedo nos dias de jogos da Copa
Festival da Lua Cheia
A cantora Fernanda Abreu será a grande atração deste evento mensal, que acontece no Deck, na edição especial que celebra os dez anos do Village Mall. Com 32 anos de carreira, ela passeia por seus muitos sucessos Garota Sangue Bom, Veneno da Lata, Kátia Flávia, Você Pra Mim, Rio 40 Graus e uma versão que marcou época de Jorge de Capadócia, de Jorge Ben Jor.
VillageMall. Avenida das Américas, 3.900, Barra. Dom. (4) 18h. Grátis.
Rio Montreux Jazz Celebration
Depois de uma edição on-line em 2020, o Rio Montreux volta com uma edição de celebração: será um dia inteiro de shows em Copacabana. O evento começa com shows gratuitos no quiosque Tropik, no Posto 6: Dani Spielmann Choro Trio (14h), Isaac Violino Live (15h), General BoniMores Acústico Duo (16h) e Chacal do Sax & DJ (17h). Em seguida, a programação passa para o hotel Fairmont, com show do Duo Gisbranco na área da piscina (19h), já esgotado. Na Sala Rio de Janeiro, acontece o encontro de Toquinho e Yamandu Costa, pela primeira vez aberto ao público: em 2020, eles se apresentaram no Rio Montreux e o show rendeu o disco ao vivo Bachianinha, premiado com o Grammy Latino de álbum instrumental em 2021. A abertura do Amaro Freitas Trio, uma das revelações do jazz brasileiro dos últimos anos.
Tropik. Avenida Atlântica, altura do Posto 6, Copacabana. Sáb. (3), às 14h. Grátis. Fairmont. Av Atlântica, 4.240, 4º andar, Copacabana. Sáb. (3), 21h. R$ 220,00 a R$ 440,00. Ingressos pelo Uhuu!.
+ Jardim Botânico passa a oferecer trilhas gratuitas e temáticas pelo parque
Cia. Dos à Deux
Após realizar temporadas com ingressos esgotados Oi Futuro e no Teatro Firjan Sesi Centro, a premiada companhia franco-brasileira de teatro gestual faz uma temporada gratuita e de caráter solidário do espetáculo Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto. O público deve levar um quilo de alimento não-perecível no dia do espetáculo, em benefício do Retiro dos Artistas e da Associação dos Amigos da Infância com Câncer – Amicca. Para criar a peça, André Curti e Artur Luanda Ribeiro mergulharam múltiplos medos que nos atravessam para chegar a estados, sentimentos e emoções nomeados por eles de “espaços íntimos de sensações”.
Rua Humaitá, 163, Humaitá. Qui. e sex., 20h. Sáb. e dom., 19h. Até 11 de dezembro. Grátis, mediante à doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Ingressos pela plataforma Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui