Continua após publicidade

As piores traduções

O crítico de cinema Marcelo Janot e a equipe de VEJA Rio elegeram os 15 piores títulos de filmes traduzidos para o português. Tem cada pérola...

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 5 dez 2016, 16h02 - Publicado em 20 set 2011, 16h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem manja pelo menos um pouco de inglês deve perceber as atrocidades que as distribuidoras costumam fazer com os títulos dos filmes estrangeiros. É uma tradução mais absurda do que a outra. Em cartaz nos cinemas, Pronta Para Amar (A Little Bit Of Heaven, que seria algo como “Um Pedacinho do Paraíso”) é um exemplo de mau gosto. Cá entre nós, o longa que traz Kate Hudson e Gael García Bernal no elenco poderia ser facilmente confundido com uma novela mexicana daquelas bem dramáticas graças ao nome piegas. Mas tem piores. Divirta-se com a lista das traduções mais estapafúrdias.

    Publicidade

    1 – Namorados Para Sempre (Blue Valentine): o título faz propaganda enganosa, já que o filme mostra um relacionamento em decadência.

    Publicidade

    2 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall): de acordo com Janot, este é o título “mais bizarro de todos os tempos”. O que tem a ver com Annie Hall, personagem da trama?

    3 – Amor, Sublime Amor (West Side Story): títulos com palavras como amor, paixão e sonho parecem ser vícios crônicos. Este, por exemplo, poderia ser o nome de outros mil e um filmes.

    Publicidade

    4 – Foi Apenas Um Sonho (Revolutionary Road): a tradução entrega o que acontece no longa.

    5 – Os Brutos Também Amam (Shane): como acontece em Annie Hall, o nome do personagem é ignorado na tradução. A história de amor, ainda por cima, é secundária na trama.

    Publicidade

    6 – Vertigo – Um Corpo que Cai (Vertigo): outra tradução que dá pistas do que vai acontecer no final.

    Continua após a publicidade

    7 – Vejo Você No Próximo Verão (Jack Goes Boating): segundo Janot, o título em português não tem nada a ver com a atmosfera do filme.

    Publicidade

    8 – Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men): “O tradutor confundiu ?velhos? com ?fracos??”, alfineta o crítico.

    9 – Encontros e Desencontros (Lost In Translastion): assim como Amor, Sublime Amor, a tradução se perdeu no clichê.

    Publicidade

    10 – A Minha Versão Do Amor (Barney´s Version): a julgar pelo título, o filme parece ser do gênero comédia romântica, mas não é.

    11 – Mistérios E Paixões (Naked Lunch): mais uma vez o velho problema do título-clichê que ainda por cima não tem nada a ver com o original.

    12 – Traídos Pelo Desejo (The Crying Game): outro da série “títulos que entregam o que vai acontecer no filme”.

    Continua após a publicidade

    13 – Você Vai Conhecer O Homem Dos Seus Sonhos (You Will Meet a Tall Dark Stranger): o desconhecido alto e moreno (“tall dark stranger”) virou o homem dos sonhos na tradução.

    14 – Larry Crowne – O Amor Está De Volta (Larry Crowne): os tradutores parecem se sentir na obrigação de complementar títulos com nomes próprios. O mesmo aconteceu com Forrest Gump – O Contador de Histórias e Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento.

    15 – A Noviça Rebelde (The Sound Of Music): este clássico é tão conhecido que muitos já se acostumaram ao título. Mas, cá entre nós, a tradução não faz jus ao belo musical que poderia ter um nome muito mais delicado.

    Você se lembra de mais alguma tradução tenebrosa?

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.