Tradição em Madureira, Feira das Yabás terá edição especial no CCBB
Evento celebra seus 15 anos de existência com pratos preparados pelas "tias" e samba comandado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e convidados
Celebrando seus 15 anos de valorização à ancestralidade, à música e à gastronomia, a Feira das Yabás aporta neste fim de semana no Centro Cultural Banco do Brasil. O evento cultural retoma um espaço ocupado originalmente pela população negra no início do século XX, que foi removida do Centro do Rio para os subúrbios, principalmente para a região da Grande Madureira, onde a feira é tradicionalmente realizada.
+ Racismo, desigualdade social e falta de acesso à cultura viram arte
O evento acontece em dois dias em frente ao prédio do centro cultural, como incentivo à circulação dos bens culturais da cidade em diferentes espaços, ao oferecer arte, cultura e acesso aos mais diversos públicos. Não poderá faltar a tradicional gastronomia das “tias”, além de muito samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda.
A festa também marca a exibição ao público da obra que ocupará a rotunda do CCBB nos próximos meses, uma prévia da exposição Heitor dos Prazeres é meu nome. Com mais de 200 itens, entre pinturas, fotografias, instrumentos musicais e documentos, a mostra será aberta oficialmente ao público na próxima quarta (28), com entrada gratuita.
A programação no sábado (24) começa com uma roda de conversa sobre Heitor dos Prazeres com o pesquisador Haroldo Costa e Raquel Barreto, ambos curadores da nova exposição. Depois, haverá uma apresentação musical de Heitor dos Prazeres Filho, seguida da tradicional roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que terá o Grupo Awurê como convidado.
No domingo (25), a feira começa com uma roda de conversa sobre tradição e ancestralidade com a jornalista Flávia Oliveira. Quem comanda a programação em seguida é a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que receberá a grande Velha Guarda da Portela. Para conferir os horários das atrações, basta acessar o site do CCBB RJ.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb (24) e dom (25), 12h/18h. Grátis.