De Tom na Fazenda a Traidor, as reestreias e novidades nos teatros do Rio
Outros destaques são Peçanha — Protocolo de Segurança, com Antonio Tabet; Não!, com Adriana Birolli; e a peça de autoficção Histórias Veladas
Crepúsculo das Máscaras
Com dramaturgia de Aline Santos e Marlon Vares e direção coletiva, a tragicomédia trata da jornada de autodescoberta e aceitação de pessoas LGBTQIAP+. Com Marlon Vares e Pérola Acioly no elenco, o espetáculo narra a história de um garoto que, ao visitar um cemitério, cria narrativas a partir das covas, enquanto se prepara para um grande ritual. A peça é uma metáfora que fala das “mortes sociais” que essas pessoas enfrentam ao se assumir, abordando temas como amor próprio e redes de apoio.
Terreiro Contemporâneo. Rua Carlos de Carvalho, 53, Centro. Sáb. (2), 19h. Dom. (3), 18h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Sympla. Únicas apresentações.
Expurgo
Com dramaturgia, direção e atuação de Ari Areia, o espetáculo do Outro Grupo de Teatro surgiu a partir de conversas mediadas com o coletivo Mães da Resistência, um grupo que acolhe familiares de LGBTI+ em processo de compreensão e aceitação dos filhos. Filho de um pastor da Assembleia de Deus, o ator mergulhou nas próprias lembranças ao criar o trabalho, que mostra a descoberta da atração por outros meninos, a tomada de coragem para contar isso à mãe, o rompimento dos dois e a ação do tempo.
Teatro Candido Mendes. Rua Joana Angélica, 63, Ipanema. Sáb. e dom., 18h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla. De 2 a 30 de novembro.
Fantasiosa Exposição da Palavra
Com texto e atuação de Cecilia Ripoll, que divide a direção com Juliana França, o monólogo traz reflexões sobre a nossa relação com as palavras em um mundo dominado pelas imagens. Com estrutura livremente inspirada no clássico O Banquete, de Platão — em que cada personagem expõe sua visão sobre o amor em um pequeno discurso —, o espetáculo reúne desde histórias fictícias sobre a vida das letras antes de terem vínculo com as sílabas até reflexões mais atuais, que giram em torno da circulação acelerada da palavra no mundo virtual.
Ateliê Alexandre Mello. Rua Alice, 1.658/201, Laranjeiras. Sáb. (2), 20h30. Dom. (3), 19h30. R$ 25,00 a R$ 50,00. Ingressos pelo Sympla.
Fides — Fé em Latim
No espetáculo da BruzunCompany gira em torno de um jovem religioso, filho de uma mãe dominadora e que vive em uma cidade pequena, que tem sua fé abalada ao sofrer abuso na igreja em que frequenta. Ele, então, decide fazer justiça com as próprias mãos, o que irá mudar sua vida. O texto é de Renato Carrera, que divide a direção com Dani Ornellas. Os dois integram o elenco, ao lado de José Karini e Hugo Germano.
Teatro Domingos Oliveira. Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea. Qui. a sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 31 de outubro a 1º de dezembro.
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Gente de Bem
Baseado nos contos do livro Necrochorume (2022), de João Ximenes Braga, o espetáculo, dirigido por Adriana Maia (também no elenco), reflete sobre a extrema direita no Brasil e o ódio de seus seguidores, com referências a clássicos da literatura brasileira. São histórias contadas do ponto de vista de figuras como a proprietária rural acusada de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. Ou ainda personagens que cometem homofobia com um vizinho, episódio inspirado em uma situação real.
Teatro Glauce Rocha. Avenida Rio Branco, 179, Centro. Sex. e sáb., 19h. Dom., 18h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla. De 1º a 24 de novembro.
Hamleto
O diretor e ator Antônio Abujamra (1932-2015), que faria 92 anos em 2024, é homenageado com uma performance inédita da aclamada companhia que fundou, Os Fodidos Privilegiados, com participação de Antonio Grassi. Hamleto, do italiano Giovanni Testori, é baseado no Hamlet, de William Shakespeare, que gira em torno da busca de um príncipe para vingar a morte de seu pai. Antônio Abujamra dirigiu cinco montagens do texto, sempre trazendo atualizações. Agora, sob a direção de seu filho, André Abujamra, o texto traz novidades como projeções, referências do TikTok e músicas originais.
Teatro Ipanema Rubens Corrêa. Rua Prudente de Morais, 824. Sex. e sáb., 20h. Dom. 19h. R$ 30,00 a R$ 60,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 1º a 24 de novembro.
Histórias Veladas
Dirigido por Marta Paret, que também integra o elenco, o espetáculo-instalação construído a partir de histórias e lembranças que abordam o universo feminino. Em uma sequência de cenas de autoficção, a peça aborda temas como relacionamentos abusivos, assédio, bullying, aborto, maternidade, sexualidade e transição de gênero. Encenado no sótão de um espaço cultural, o trabalho é apresentado de forma bastante intimista, com as atrizes próximas do público. Além de Marta Paret, estão no elenco, Ângela Câmara, Beatriz Marques, Dayse Pozato e Flávia Fafiães, e cada atriz assina o próprio texto.
Retrato Espaço Cultural. Rua Benjamin Constant, 117, Glória. Sáb., 19h30. Dom., 18h. R$ 70,00. Ingressos somente no local. De 2 de novembro a 1º de dezembro.
Um Homem Sem Importância
A montagem, que celebra os dez anos do coletivo En La Barca, parte da carta escrita por Leo Lama a seu pai, o dramaturgo Plínio Marcos, no dia de sua morte. Com atuação e direção de Bruno Peixoto, a peça aborda aspectos desconhecidos da vida de Plínio, um dos maiores dramaturgos brasileiros do século século XX, transitando entre memórias familiares, o enfrentamento à ditadura e a luta pela sobrevivência. Também se juntam ao texto manuscritos de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, outro importante dramaturgo brasileiro do período, também perseguido pelo regime militar.
Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Visconde de Silva, ao lado do nº 292, Humaitá. Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 1° a 10 de novembro.
Mostra a Tua Cara
O espetáculo, escrito por Rogério Corrêa e dirigido por Isaac Bernat, reflete sobre o passado recente do Brasil. A trama se passa no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho de 1996, o dia do assassinato de Paulo César Farias. Em quatro bares diferentes do Rio, quatro personagens revivem os anos Collor e como suas vidas mudaram nesse período: um michê (Thadeu Matos), uma dona de casa de classe média (Ângela Rebello), um empresário (Alexandre Galindo) e uma cantora de axé (Letícia Isnard).
Teatro Firjan Sesi Centro. Avenida Graça Aranha, 1. Seg. e ter., 19h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla. De 4 de novembro a 10 de dezembro.
Não!
Com texto e direção de Diogo Camargos, o monólogo reflete de forma bem-humorada sobre a jornada de uma mulher que vive em uma busca incessante pela liberdade de dizer não. Adriana Birolli vive a personagem, que está prestes a completar 36 anos e não quer ir à comemoração do seu aniversário. Mesmo quase pronta para sair, ela considera a possibilidade de não comparecer. O celular não para de receber mensagens e, a partir daí, o monólogo vai evidenciando uma série de conflitos nas relações com a família, o trabalho, o namoro e, principalmente, consigo mesma.
Teatro dos Quatro. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52. Qui., 20h. R$ 50,00 a R$ 100,00. De 31 de outubro a 28 de novembro. Ingressos pelo Sympla.
Peçanha — Protocolo de Segurança
Um dos fundadores do Porta dos Fundos, Antonio Tabet faz sua estreia nos palcos com o espetáculo, no qual vive o famoso “sargento-tenente-major” dos vídeos da internet. Ao perceber que o público muitas vezes não cumpre as instruções de segurança do teatro onde trabalha, o oficial oferece os serviços de quem tem “mais de vinte anos de corporação nas costas”. Porém, o protagonista da peça Hamlet se atrasa, e ele acaba tendo que enrolar a plateia, falando sobre o dia a dia de seu trabalho.
Teatro dos Quatro. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52. Sáb., 20h. R$ 70,00 a R$ 140,00. Ingressos pelo Sympla. De 2 a 10 de novembro.
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Pequeno Manual Antirracista
Primeira adaptação de uma obra da filósofa e escritora Djamila Ribeiro, a peça também marca a estreia de Luana Xavier em monólogos. O espetáculo gira em torno da professora Bell, que tem a aula interrompida por uma misteriosa e violenta manifestação fora da escola. A professora inicia, então, um irônico e animado debate sobre o racismo brasileiro com a turma. Porém, quando elas e os alunos descobrem os motivos do protesto, suas vidas viram de cabeça para baixo.
Teatro Prio. Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Leblon. Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 19,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Sympla. De 1º a 24 de novembro.
Relatos de Viagem
Dirigido por Tininha Araújo, Van Furlanetti traz lembranças divertidas de suas suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, com histórias sobre pratos inusitados, destinos exóticos e perrengues dos mais diversos tipos. Dormir em um monastério no Togo, acampar em uma ilha deserta no Caribe e se perder em um labirinto subterrâneo na Turquia são algumas das experiências narradas por ele, em um espetáculo com altas doses de improviso e participações em off de nomes como Alexandra Richter, Diogo Bonfim, Dira Paes e Suzy Brasil.
Teatro Candido Mendes. Rua Joana Angélica, 63, Ipanema. Sex. e sáb., 20h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo Sympla. De 1º a 23 de novembro.
Tom na Fazenda
A versão brasileira do espetáculo do canadense Michel Marc Bouchard estreou em 2017 e, de lá para cá, foi vista por 70 000 pessoas. Dirigida por Rodrigo Portella, o drama gira em torno do publicitário Tom (Armando Babaioff, que também assina a tradução do texto), que vai à fazenda da família de seu companheiro para o funeral dele. Lá, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar dele e sequer sabia que o filho era gay. O truculento irmão (Gustavo Rodrigues) de seu companheiro insiste que ele esconda o relacionamento dela.
Teatro Ziembinski. Avenida Heitor Beltrão, s/nº, Tijuca. Qui. a sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo Rio Cultura. De 31 de outubro a 10 de novembro.
Traidor
Há 18 anos, estreava Um Circo de Rins e Fígados, peça que reuniu pela primeira vez Marco Nanini e o diretor Gerald Thomas. O espetáculo foi o ponto de partida para a nova parceria dos dois, Traidor, sendo retomado e citado em algumas cenas. Na nova trama, Nanini está isolado em uma ilha, é acusado de algo que não cometeu e dialoga com a própria consciência, com seus fantasmas e suas reflexões sobre o passado, o presente e o futuro, como se toda a narrativa se passasse na sua cabeça.
Cidade das Artes. Grande Sala. Avenida das Américas, 5300, Barra. Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 40,00 a R$ 200,00. Ingressos pelo Sympla. De 31 de outubro a 3 de novembro.
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Tear
Inspirado no livro Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas, da filósofa americana Bell Hooks, a peça, escrita e dirigida por Ravínia Sobrinho, une teatro e dança para investigar o amor. Na história, Luiza (Beatriz Blois, na vida adulta) conhece um homem (Daniel Neves) e se dá conta de sua dificuldade de se relacionar. Luiza (em sua versão criança, vivida por Isis Gadelha), então, revisita sua infância, olhando para seus pais (Clara Roza e Caio César) sob outra perspectiva.
UniRio. Sala Paschoal Carlos Magno. Avenida Pasteur, 436, Urca. Qua. (30) a sex. (1º), 20h. Sáb. (2), 19h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo.
A Vida Passou por Aqui
O espetáculo transcorre ao longo dos cinquenta anos de amizade entre Silvia (Claudia Mauro), professora e artista plástica que viveu às voltas com as crises em seu casamento, e Floriano (Édio Nunes), faxineiro que sempre levou sua vida com leveza e bom humor. Ela é uma mulher solitária que se recupera de um AVC e ele, o único amigo ainda presente. Aos poucos, Floriano contagia Silvia com sua alegria de viver e senso de humor. O texto é da própria Claudia Mauro e a direção é de Alice Borges.
Teatro Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899/sala 213, São Conrado. Sáb. e dom., 18h. R$ 50,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Sympla. De 2 a 17 de novembro.