Continua após publicidade

É grátis! Theatro Municipal comemora 115 anos com óperas de Puccini

Espetáculo Il Trittico, que é composto por três óperas em um ato, terá pré-esreia gratuita no dia 14 de julho, aniversário do espaço

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jul 2024, 17h45 - Publicado em 2 jul 2024, 17h36

Os 115 anos do Theatro Municipal serão comemorados com uma apresentação gratuita da obra Il Trittico, de Giacomo Puccini, no dia 14 de julho, às 17h. O espetáculo é composto por três óperas em um ato: Il Tabarro, Suor Angelica e Gianni Schichi.

Será a pré-estreia da temporada da atração, que com diversas atividades gratuitas ao longo do dia. Os ingressos para a sessão poderão ser retirados on-line, a partir desta quinta (4), às 14h, no site canal do Theatro no Fever. Para as demais atividades, haverá distribuição de senhas no dia 14.

+ Como conseguir ingressos para concerto gratuito de João Carlos Martins

A produção, que conta com participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, volta ao palco do lugar depois de quase três décadas. A concepção e direção cênica são de Pablo Maritano, sob a regência de Carlos Vieu, artistas argentinos que estreiam na temporada artística oficial do TMRJ.

O elenco traz grandes nomes da ópera, como Ludmilla Bauerfeldt, Eiko Senda, Inácio de Nonno e Edineia de Oliveira. Destaque para o tenor italiano Davide Tuscano e Lorena Pires, ganhadora do Concurso Joaquina Lapinha, que se apresentam no Municipal pela primeira vez. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O sombrio drama Il Tabarro, com libreto de de Giuseppe Adami, se passa às margens do Rio Sena, quando o transportador de cargas Michele descobre que sua jovem esposa, a catadora de lixo Giorgetta, tem um caso com o estivador Luigi. Ele, então, assassina o amante.

Já o drama Suor Angelica, com libreto de Giovacchino Forzano, gira em torno uma jovem nobre que, após dar à luz um bebê fora do casamento, é enclausurada em um convento. Anos mais tarde, ao saber da morte do filhinho, Angelica ingere veneno, mas se desespera ao pensar que, em pecado mortal, nunca verá a criança. Ela então implora que a Virgem Maria lhe dê um sinal de graça.

+ Sucesso teatral Macacos terá sessões gratuitas na Biblioteca Parque

Continua após a publicidade

Por fim, a cômica obra Gianni Schicchi, também assinada por Forzano, conta a história do ricaço Buoso Donati, que morreu e deixou toda a sua fortuna para os frades de um convento. Seus gananciosos parentes contratam o trapaceiro Gianni Schicchi para que ele finja ser Donati, ditando um outro testamento que contemple a família. Porém, ele acaba deixando os bens mais valiosos para si próprio.

A temporada da ópera, com ingressos entre 15 e 100 reais, estreia no dia 17, quarta, às 19h, e segue nos dias 19 (sexta), 25 (quinta) e 27 (sábado), às 19h, e no dia 21 (domingo), às 17h.

Theatro Municipal. Praça Floriano, s/n°, Centro. 14 de julho, 17h. Grátis. 17, 19, 25 e 27 de julho, 19h. 21 de julho, 17h. R$ 15,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Fever.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.