É grátis! Theatro Municipal comemora 115 anos com óperas de Puccini
Espetáculo Il Trittico, que é composto por três óperas em um ato, terá pré-esreia gratuita no dia 14 de julho, aniversário do espaço
Os 115 anos do Theatro Municipal serão comemorados com uma apresentação gratuita da obra Il Trittico, de Giacomo Puccini, no dia 14 de julho, às 17h. O espetáculo é composto por três óperas em um ato: Il Tabarro, Suor Angelica e Gianni Schichi.
Será a pré-estreia da temporada da atração, que com diversas atividades gratuitas ao longo do dia. Os ingressos para a sessão poderão ser retirados on-line, a partir desta quinta (4), às 14h, no site canal do Theatro no Fever. Para as demais atividades, haverá distribuição de senhas no dia 14.
+ Como conseguir ingressos para concerto gratuito de João Carlos Martins
A produção, que conta com participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, volta ao palco do lugar depois de quase três décadas. A concepção e direção cênica são de Pablo Maritano, sob a regência de Carlos Vieu, artistas argentinos que estreiam na temporada artística oficial do TMRJ.
O elenco traz grandes nomes da ópera, como Ludmilla Bauerfeldt, Eiko Senda, Inácio de Nonno e Edineia de Oliveira. Destaque para o tenor italiano Davide Tuscano e Lorena Pires, ganhadora do Concurso Joaquina Lapinha, que se apresentam no Municipal pela primeira vez.
O sombrio drama Il Tabarro, com libreto de de Giuseppe Adami, se passa às margens do Rio Sena, quando o transportador de cargas Michele descobre que sua jovem esposa, a catadora de lixo Giorgetta, tem um caso com o estivador Luigi. Ele, então, assassina o amante.
Já o drama Suor Angelica, com libreto de Giovacchino Forzano, gira em torno uma jovem nobre que, após dar à luz um bebê fora do casamento, é enclausurada em um convento. Anos mais tarde, ao saber da morte do filhinho, Angelica ingere veneno, mas se desespera ao pensar que, em pecado mortal, nunca verá a criança. Ela então implora que a Virgem Maria lhe dê um sinal de graça.
+ Sucesso teatral Macacos terá sessões gratuitas na Biblioteca Parque
Por fim, a cômica obra Gianni Schicchi, também assinada por Forzano, conta a história do ricaço Buoso Donati, que morreu e deixou toda a sua fortuna para os frades de um convento. Seus gananciosos parentes contratam o trapaceiro Gianni Schicchi para que ele finja ser Donati, ditando um outro testamento que contemple a família. Porém, ele acaba deixando os bens mais valiosos para si próprio.
A temporada da ópera, com ingressos entre 15 e 100 reais, estreia no dia 17, quarta, às 19h, e segue nos dias 19 (sexta), 25 (quinta) e 27 (sábado), às 19h, e no dia 21 (domingo), às 17h.
Theatro Municipal. Praça Floriano, s/n°, Centro. 14 de julho, 17h. Grátis. 17, 19, 25 e 27 de julho, 19h. 21 de julho, 17h. R$ 15,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Fever.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui