Continua após publicidade

Bora para o teatro: 11 estreias para conferir na primeira semana de 2024

Do novo monólogo de Andrea Beltrão a temporadas de King Kong Fran, Duetos e Sra. Klein, a movimentada programação dos palcos cariocas no início do novo ano

Por Kamille Viola
Atualizado em 2 jan 2024, 21h04 - Publicado em 2 jan 2024, 16h29

60 Dias de Neblina

Com texto de Renata Mizrahi, livremente inspirado no livro homônimo Rafaela Carvalho, o espetáculo aborda com humor e leveza as alegrias e descobertas de Luísa (vivida por Juliana Didone), uma mãe de primeira viagem, às voltas com os meses iniciais da maternidade e seus desafios: as noites maldormidas, a amamentação e as inseguranças em relação à autoestima, entre muitas outras questões desse período de angústias e alegrias. A direção é de Beth Goulart.

Ecovilla Ri Hap­py. Rua Jardim Botânico, 1008. Sex. a dom., 20h. R$ 50,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Eventim. De 5 de janeiro a 25 de fevereiro, exceto no Carnaval.

Antes do Ano Que Vem

Na comédia, Mariana Xavier dá vida a sete mulheres que terão suas histórias conectadas através da Central de Apoio aos Desesperados. Na noite de Ano Novo, Telma, a psicóloga plantonista, não vai trabalhar, e a faxineira Dizuite, que administra com sabedoria popular as dores e delícias do próprio cotidiano, é quem acaba auxiliando as pessoas que estão do outro lado da linha em busca de ajuda. Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos.

Teatro Adolpho Bloch. Rua do Russel, 804, Glória. Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 19,50 a R$ 80,00. Ingressos pelo Sympla. De 4 de janeiro a 25 de fevereiro, exceto no Carnaval.

Brás Cubas

Baseado no romance de Machado de Assis, o espetáculo da Armazém Companhia de Teatro, escrito por Maurício Arruda Mendonça insere o próprio escritor na peça como personagem (vivido por Bruno Lourenço). Já Brás Cubas, aqui, é desmembrado em dois: Sérgio Machado o interpreta desde o nascimento até sua morte (não necessariamente nessa ordem) e Jopa Moraes assume o papel já como o defunto que narra suas memórias póstumas. Completam o elenco Isabel Pacheco, Lorena Lima e Felipe Bustamante. A direção é de Paulo de Moraes.

Teatro Firjan Sesi Centro. Rua Graça Aranha, 1. Qui. e sex., 19h. Sáb. e dom., 18h. R$ 20,00 a R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla. De 4 de janeiro a 4 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Duetos, A Comédia

Patricya Travassos e Eduardo Moscovis estão de volta aos palcos cariocas na comédia do inglês Peter Quilter, com direção de Ernesto Piccolo. Por meio de quatro histórias, sempre envolvendo um homem e uma mulher (não necessariamente casais), o espetáculo lança um olhar divertido sobre os relacionamentos nos dias de hoje. Entre as situações estão a de Jonathan e Wanda, que marcam um encontro às cegas, e a de Jane, que tenta conquistar o chefe, Ary, embora ele não se interesse por mulheres.

Teatro dos Quatro. Rua Marquês de São Vicente, 52, 2º andar. Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. Shopping da Gávea. R$ 70,00 a R$ 140,00. Ingressos pelo Sympla. De 5 de janeiro a 25 de fevereiro, exceto no Carnaval.

O Futuro da Humanidade

O espetáculo, baseado no livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury, tem adaptação assinada por ele e por Ingrid Zavarezzi, com direção de Rogério Fabiano. Na trama, o psiquiatra Marco Polo (Pedro Pilar) se rebela contra os tratamentos impostos por seus superiores, propondo uma abordagem humanizada. Ao conhecer Falcão (Kadu Moliterno), homem em situação de rua com distúrbios psiquiátricos, se sente mais estimulado a seguir com sua missão. Paralelamente, luta pelo amor de Anna (Thalita Drodowsky), mulher insegura e problemática que esconde um segredo.

Teatro Vannucci. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente 52, 3º andar, Gávea. Sáb., 21h. Dom., 20h. R$ 60,00 a R$ 120,00. Ingressos pelo Sympla. De 6 de janeiro a 25 de fevereiro, exceto no Carnaval.

Isabel das Santas Virgens e Sua Carta à Rainha Louca

O monólogo com a atriz Ana Barroso foi livremente adaptado por ela do romance Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende, que foi inspirado em uma história real. Com direção de Fernando Philbert, a trama conta a história de Isabel das Santas Virgens, que está confinada no convento do Recolhimento da Conceição, na Olinda de 1789 e escreve à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca, critica as violências dos homens da Coroa contra mulheres, escravizados e todos os que se encontravam mais vulneráveis.

Continua após a publicidade

Espaço Abu. Avenida Nossa Senhora. de Copacabana, 249. Sáb. (6 e 20) e dom. (7 e 21)  e qui. (11 e 25) e sex. (12 e 26), 20h. R$ 25,00 a R$ 50,00. Ingressos pelo Sympla. De 6 a 26 de janeiro.

King Kong Fran

Incorporando a personagem Fran, a atriz Rafaela Azevedo realiza uma reflexão sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero. Num misto de cabaré com circo e show de mulher-­gorila, ela inverte os tradicionais papéis de gênero com humor e ironia, por exemplo, incentivando mulheres trairem os homens ou serem abusivas com eles, tudo para chamar atenção para o comportamento machista. O texto e a direção são da própria Rafaela com Pedro Brício, e a direção musical é da cantora Letrux.

Teatro Riachuelo. Rua do Passeio, 40, Centro. Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 19,50 a R$ 100,00. Ingressos pelo Sympla. De 5 a 7 de janeiro.

Lady Tempestade

O novo espetáculo solo de Andrea Beltrão parte dos diários da advogada pernambucana Mércia Albuquerque (1934- 2003), sobre sua atuação em defesa de centenas de presos políticos do Nordeste, principalmente entre 1973 e 74, durante a ditadura militar brasileira. Na trama, escrita por Silvia Gomez e dirigida por Yara de Novaes, a atriz é A., mulher que recebe os diários de Mércia e fica impactada com o testemunho pela busca de justiça, ou, ao menos, o paradeiro de desaparecidos. A peça se desenvolve como o diário de A. enquanto lê os diários da advogada.

Teatro Poeira. Rua São João Batista, 104, Botafogo. Qui. a sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 50,00 a R$ 100,00. Ingressos pelo Sympla. De 4 de janeiro a 4 de fevereiro.

Continua após a publicidade

A Língua Mãe

O espetáculo do autor espanhol Juan José Millás, em montagem com direção de André Paes Leme e atuação de Monica Biel, aborda o poder da palavra na construção de verdades (e inverdades) em uma era de constantes e aceleradas mudanças na comunicação. Em cena, uma palestrante se apresenta ao público para fazer uma defesa da gramática e da ordem alfabética. Mas, ao longo do discurso, vai mergulhando em suas próprias memórias e começa a fazer conexões entre o poder da palavra e os rumos da história.

Espaço Abu. Avenida Nossa Senhora. de Copacabana, 249. Qui. (4 e 18) e sex. (5 e 19), sáb. (13 e 27) e dom. (14 e 28), 20h. R$ 25,00 a R$ 50,00. Ingressos pelo Sympla. De 4 a 28 de janeiro.

A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe

Com texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de Leonardo Netto, a peça aborda a relação nem sempre fácil entre mãe e filha, passando por três gerações de mulheres e jogando luz sobre questões como homofobia, lutas históricas feministas e construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea. Elisa (Guida Vianna), aos 70 anos, reencontra depois de muito tempo a filha Antonia (Silvia Buarque), de 50. Passados 20 anos, Antonia, agora aos 70 (vivida por Guida), conhece a sua filha perdida, Helena (vivida por Silvia), de 50 anos.

Teatro Poeirinha. Rua São João Batista, 104, Botafogo. Qui. a sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 40,00 a R$ 80,00. Ingressos pelo Sympla. De 5 de janeiro a 31 de março.

Sra. Klein

O espetáculo do autor inglês Nicholas Wright ganha nova encenação do diretor Victor Garcia Peralta, que já havia montado o texto há 33 anos na Argentina. O drama, que se passa em 1934, mostra um dia na vida da renomada psicanalista austríaca Melanie Klein (Ana Beatriz Nogueira), seguidora de Freud e revolucionária no tratamento de crianças. Natália Lage interpreta Melitta, a filha de Klein, e Kika Kalache é Paula, discípula da mãe e amiga da filha, que ora pende para um lado, ora para outro nos embates entre as duas.

Continua após a publicidade

Teatro das Artes. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea. Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 50,00 a R$ 140,00. Ingressos pelo Divertix. De 5 de janeiro a 4 de fevereiro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.