Continua após publicidade

Da Lagoa ao museu, Semana da Mulher inspira programação gratuita na cidade

Música, teatro, artes visuais e oficinas estão entre os eventos 0800 no Rio voltados para elas, com direito a um festival só com mulheres entre as atrações

Por Kamille Viola
8 mar 2023, 19h04
Nove mulheres negras juntas e sorrindo, algumas em pé, algumas sentadas em cadeiras ou pufes
Epicentro Festival: apenas mulheres na programação  (Max Chagas/Divulgação)
Continua após publicidade

Célia Euvaldo — Pinturas

Conhecida por suas densas pinceladas de preto ou branco, Célia apresenta ao público obras recentes com a incorporação de cores suaves à sua paleta, por meio de “aguadas” de verde, lilás, amarelo ou vinho. A mostra reúne seis telas inéditas, em que as cores são apresentadas com composições com o branco. Esta é a segunda mostra da artista no espaço: a primeira foi em 2017, quando expôs seus primeiros trabalhos com outras cores além do preto e branco.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417/206, Leblon. Abertura: Qui. (9), 18h. Visitação: Seg. a sex., 10h/18h30 (sábados, sob agendamento). Grátis. Até 28 de abril.

Centro Cultural Banco do Brasil

O Festival Internacional Cinema e Transcendência apresenta atividades culturais gratuias no foyer do cinema no fim de semana. No sábado (11), às 16h, acontece a apresentação do espetáculo Tanto Canto Quanto Conto, com Vitória Rodrigues, que canta cantigas autorais e de outros compositores. Cada canção é costurada por poemas e cada canto costurado pela arte popular. No domingo (12), são duas as atrações. A contação de histórias Contos de Ori, às 14h, com Tatiana Henrique, traz narrativas iorubano-brasileiras, repletas de deidades que amam, trabalham, dançam e riem, como nós, seres humanos, entremeadas pelo uso de materiais como terra, argila, água e feijão. Às 16h é a vez de Vivência: Prática do Frevo, com Sémada Rodrigues, uma atividade lúdica e dançante que possibilita vivenciar movimentações do frevo a partir de estímulos corporais, levando em consideração a força, explosão, queda, recuperação, ginga, equilíbrio, desequilíbrio e a relação entre peso e espaço. Grátis.

Continua após a publicidade

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (11), 16h. Dom. (12), 14h e 16h. Grátis.

Centro de Artes Hélio Oiticica

A artista Pâmella Figueiredo apresenta a performance Eco. Uma mulher anda por um espaço escuro enquanto tenta andar entre obstáculos, que são cadeiras com parte do público sentado, público este que é convidado a falar sobre situações de opressão em silêncio.

Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro. Sáb. (11), 15h. Grátis.

Continua após a publicidade

Epicentro Festival

Em sua primeira edição, o evento de música independente traz somente artistas mulheres na sua programação, em shows espalhados por quatro espaços de Madureira. Serão 12 horas de música de graça, no primeiro festival do gênero na região. Entre os nomes que se apresentam, estão Janamô, King, Loh, Ella Fernandes, Dona Nyna, CaelaDJ, HudBurk, Afrolai, Shury e Juju Rude. Sendo fiel à tradição do bairro, o evento reúne diversos estilos de música negra: rap, trap, samba e R&B.

Casa Black Rio. Rua Alfeu Faria Castro, 6, Madureira. Duto Roof. Rua Carvalho de Souza, 237, cobertura, Madureira. Viaduto de Madureira. Rua Carvalho de Sousa, s/nº, embaixo do Viaduto Prefeito Negrão de Lima. Zeene. R. Carvalho de Souza, 182, loja F, Madureira. Sáb. (11), 16h/4h. Grátis (sujeito à lotação das casas).

Maria Leopoldina — Pedras, Perdas e Partos

Continua após a publicidade

Com direção de Mariah Miguel, a peça se debruça sobre as próprias contradições na trajetória da imperatriz para levantar discussões sobre o Brasil, que envolvem questões identitárias de gênero e raça, reconhecendo suas diferenças e contradições. Fazendo uma reflexão sobre a formação da sociedade brasileira a partir da trajetória da Imperatriz, a peça tem como objetivo levar o público a pensar novas possibilidades para o futuro do país. O elenco traz Pedro Monteiro e Karina Duarte Puri. A peça faz circulação por diferentes pontos da cidade com apresentações gratuitas, passando pela Pavuna e por Madureira neste fim de semana.

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/nº, Pavuna. Sex. (10), 19h. Grátis. Arena Carioca Fernando Torres. Parque Madureira. Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira. Grátis.

Museu do Pontal

No mês de comemoração do Dia Internacional das Mulheres, o museu tem toda a programação comandada por elas. Neste sábado (11), às 16h, Ingrid Schiavo comanda uma roda de samba composta só por mulheres, com repertório canções compostas e/ou eternizadas na voz de mulheres, como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione e Leci Brandão. Já domingo (12), às 16h é a vez da oficina de acessórios afro-brasileiros, feitos a partir de materiais que seriam descartados. A ação busca estimular a reciclagem, a autonomia financeira de mulheres, o autocuidado, práticas terapêuticas e o trabalho coletivo.

Continua após a publicidade

Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Qui. a dom., 10h/18h (última entrada nas exposições 17h30). Grátis ou contribuição voluntária. É preciso retirar o ingresso pelo Sympla.

Música no Museu

O projeto que leva concertos a edifícios históricos abre as portas de vários centros culturais para homenagear as mulheres durante todo o mês. No domingo (12), será a vez do Coral Agora Vaz. Com regência de Célia Vaz, o grupo de 15 mulheres vai apresentar um repertório de música popular brasileira de várias épocas e vertentes, além de alguns sucessos internacionais.

Museu da República. Rua do Catete 153. Dom. (12), 13h. Grátis.

Continua após a publicidade

Olhares Plurais de Paisagens Regionais

A mostra reúne trabalhos de fotógrafas negras de diferentes regiões do estado do Rio: Mariana Alves, Camila Bózeo, Esther Januário, Fernanda Dias, Izabelle Brum, Karoline Lima, Maria Eduarda Ramos e Marina Alves. Tendo como inspiração o poema Canção do Exílio (1843), de Gonçalves Dias, marco no movimento romântico no Brasil, elas trazem as vivências de suas regiões e seus pontos de vista enquanto mulheres negras para uma reflexão sobre o bicentenário da independência do Brasil. A atriz e produtora Ester Freitas é idealizadora do projeto.

Escola de Teatro de Quintino. Faetece. Rua Clarimundo de Melo, 847. Seg. a sex., 8h/22h. Até 30 de março.

Verão Mais Elas

Chega à Lagoa a segunda edição do evento, que une música e esporte. Neste fim de semana, as atrações acontecem no palco Calçada Bar, com atividades esportivas pela manhã e apresentações musicais no final da tarde. No sábado (11), tem aula de spinning (8h/10h) e shows de Amanda Coronha (17h) e Jade Baraldo (18h30). Domingo (12) tem aula de spinning (8h/10h), o bate-papo Na Roda com Elas, com o tema inclusão (16h/17h30) e apresentação de Laura Schadeck (18h/19h30).

Calçada Bar. Parque dos Patins. Av. Borges de Medeiros, s/nº, Lagoa. Sáb. (11), 8h (esporte) e 17h (shows). Dom. (12), 8h (esporte), 16h (bate-papo) e 18h (show). Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.