Na Semana dos Museus, a programação especial das instituições do Rio
Por toda a cidade, espaços culturais oferecem oficinas, rodas de conversa, shows e visitas mediadas com entrada gratuita na 23ª edição da série de eventos

Exposições, oficinas, rodas de conversa, visitas mediadas, apresentações musicais e ações educativas compõem a programação gratuita da 23ª Semana Nacional de Museus, que segue até domingo (18), com a participação de diversos espaços culturais da cidade.
+Cine Drag volta ao Estação Botafogo com clássico LGBT+
A série de eventos é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e nesta edição tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, destacando o papel social desses equipamentos de cultura e seus vínculos com os territórios. A seguir, algumas atrações em cartaz:

Museu do Samba
No sábado (17), o Museu do Samba promove um dia inteiro de programação gratuita com duas rodas de conversa. Às 10h, o debate “O futuro dos museus de territórios sociais” reúne representantes da Casa do Jongo da Serrinha, Museu de Favela, Museu Sankofa, Museu Casa Bumba Meu Boi e Instituto Pretos Novos, abordando a museologia social e a preservação de memórias em territórios populares.
Às 13h30, é a vez do bate-papo “Samba em Diálogo: Raízes e Caminhos”, com nomes de peso como Tia Surica, Nilce Fran, Mestre Manoel Dionísio, Maria Mariá e Nelcy Gomes, representantes de diferentes gerações e agremiações do samba carioca.
Museu do Samba. Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira. Sábado (17/5), das 10h às 17h. Ingressos gratuitos pelo Sympla (museudosamba.org.br) ou na bilheteria.
+Grátis! Rivalzinho volta com roda de samba gratuita na Cinelândia

Museu do Pontal – Arte, saúde mental e cultura popular
A saúde mental e a espiritualidade são os temas centrais da programação especial do Museu do Pontal em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/05). No sábado (17), às 16h, o artista Luiz Carlos Marques conduz a Oficina de Mandalas, símbolo de cura e introspecção espiritual. Os participantes aprenderão a confeccionar mandalas com varetas de bambu e lãs coloridas.
Já no domingo (18), também às 16h, o bloco Zona Mental realiza uma roda de samba com letras que abordam inclusão, reforma psiquiátrica e a defesa do SUS. Criado em 2015 por usuários da Rede de Atenção Psicossocial, o bloco traz um samba vibrante e politizado diretamente das ruas de Padre Miguel.
Além da programação especial, o Museu do Pontal realiza atividades fixas todo fim de semana, como as visitas musicadas, o projeto Bebês no Museu, o baú de brinquedos populares e uma série de exposições em cartaz — entre elas, Cobra Canoa, Brincares, Poética da Criação e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições. A entrada é gratuita.
Museu do Pontal. Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3 300, Barra da Tijuca. 10h/18h (qui a dom). Mais informações: museudopontal.org.br
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

CCBB Rio – Slam, seminário e exposições
No Centro Cultural Banco do Brasil, a Semana Nacional de Museus inclui o I Seminário de Museologia Social (17/05), com a participação de Mário Chagas, Sandra Teixeira e Cláudia Rose. No mesmo dia, o Slam do Estudante RJ 2025 leva poesia falada à instituição, com estudantes da rede pública e privada. Mostras em cartaz incluem Paisagens e Pessoas – O Rio pelos Olhos de Debret, Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil e as exposições permanentes do Museu Banco do Brasil.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 9h, no dia da sessão, na bilheteria ou pelo site do CCBB.
+Depois de Gaga e System of a Down, Norah Jones e Dua Lipa tocam no Rio

Museu Carmen Miranda
A Fundação Anita Mantuano de Artes (Funarj) promove uma ampla programação em seus museus, com destaque para exposições, oficinas, rodas de conversa e shows. Um dos espaços é o Museu Carmen Miranda, no Flamengo, que terá eventos como um debate sobre a tecnologia e os museus, nesta quinta (15); e exibição de sessão do filme Aconteceu em Havana (1941) , no domingo (18).
O espaço abriga a exposição permanente “Viva Carmen”, que celebra a vida e a obra da icônica cantora e atriz brasileira. A mostra foi inaugurada em agosto de 2023, marcando a reabertura do museu após uma década fechado para reformas. A exposição apresenta mais de 3.300 itens do acervo da artista, incluindo trajes originais, turbantes, sapatos plataforma, bijuterias, documentos pessoais e fotografias, oferecendo aos visitantes um mergulho na trajetória da “Pequena Notável”.
Museu Carmen Miranda. Avenida Rui Barbosa, s/n – Flamengo. Qua. a sex., 11h/17h; sáb., dom. e fer., 12h/17h. Grátis.

Museu de Arte do Rio (MAR)
O MAR participa com visitas mediadas, oficinas e encontros educativos ao longo da semana. Entre as exposições em cartaz, Território de Lembranças; Elisa Martins da Silveira, Zimar; O Dono do MAR – Primo da Cruz, entre outras.
Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5 – Centro. 11h/18h, com última entrada às 17h (ter. a dom.), R$ 10,00 (meia: R$ 5,00). Gratuito às terças. Ingressos no site museudeartedorio.org.br e na bilheteria. Programação especial até 19 de maio.

Museu Nacional – UFRJ
Em processo de reconstrução após o incêndio de 2018, o Museu Nacional participa da série de atividades em centros culturais com duas atrações para o público externo: no sábado (17), das 10h às 13h, haverá exibição do documentário “Resgate”, seguida de roda de conversa com os participantes do Resgate de Acervos, na Biblioteca Central. E no domingo (18), serão promovidas duas ações educativas. Das 9h às 16h, haverá o Quiz da Biblioteca Central, no Horto Botânico. E das 10h às 16h será promovido o jogo colaborativo Trilha na Quinta, no Jardim Terraço, na frente do Paço de São Cristóvão.
Além disso, o espaço conta com a exposição “Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate”, voltada aos trabalhadores da obra, que apresenta objetos resgatados entre os escombros do edifício. A mostra também pode ser visitada gratuitamente pelo público externo, mediante agendamento pelo e-mail agendamento.nap@mn.ufrj.br. As visitas ocorrem com mediação educativa às terças (10h) e quartas, quintas e sextas (10h e 14h).
Museu Nacional/UFRJ. Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Para acessar a biblioteca, é preciso ir até o Horto Botânico, que fica nas dependências do museu. Apenas o Jardim Terraço permanece aberto ao público. 10h/16h (ter. a dom.). Grátis.