Arte para todos: seis novas exposições gratuitas para conferir na cidade
Exposições de Evandro Teixeira, Herbert De Paz e Miguel Afa, além da coletiva Ruídos, estão entre as novidades desta semana no circuito das artes
Bandeiras e Cores Entre Nós
Com curadoria de Angela de Oliveira e Ana Arcioni e cocuradoria de Renata Costa, a mostra itinerante reúne 36 bandeiras customizadas por artistas de diversos estilos, selecionados por meio de uma convocatória. As obras abordam temas atuais e exploram cores, formas e movimentos, em busca de provocar os sentidos do público.
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Abertura: Qui. (31), 15h/19h. Visitação: Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. De 1º de setembro a 14 de outubro.
Evandro Teixeira, Chile, 1973
A mostra reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco produzidas por esse que é um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro durante as ditaduras militares no Chile e no Brasil. São imagens impactantes, como o Palácio de la Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro de Pablo Neruda — Teixeira foi o único fotojornalista do mundo a registrar o poeta logo após sua morte. A mostra faz parte da parceria entre o CCBB e o IMS, que acontece durante as obras do instituto.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., 9h/20h. Grátis. É preciso retirar o ingresso no site do CCBB ou na bilheteria. De 30 de agosto a 13 de novembro.
La Sangre Nunca Muere
A individual reúne pinturas e colagens criadas a partir de fotos de arquivo e do repertório imagético de Herbert De Paz, artista de El Salvador radicado há dez anos no Brasil. O eixo conceitual da mostra, que tem curadoria de Keyna Eleison, relaciona as memórias ancestrais do artista e sua primeira década de produção, a partir da vivência e inserção na cultura brasileira. Sua obra questiona as narrativas hegemônicas sobre a colonização nas Américas.
Galeria Cassia Bomeny. Rua Garcia D’Avila, 196, Ipanema. Abertura: Qui., 18h. Visitação: Seg. a sex., 10h/19h. Grátis. De 1º de setembro a 17 de outubro.
Ruídos
Com curadoria de Luiza Scarpa e Karenina Marzulo, a coletiva tem como proposta uma construção das temáticas que reverberam em cada um dos artistas, ressignificando os ruídos em cada um, produzindo obras bastante diversas entre si. São 18 trabalhos, dos artistas Paula Villar, Luiza Scarpa, Mari Morgado, Maurício Souza, Karenina Marzullo, Marcio Moreira e Massuellen Cristina.
Memorial Municipal Getúlio Vargas. Galeria de Acrílicos do Bistrô. Praça Luís de Camões, s/nº, subsolo, Glória. Abertura: Dom. (3), 13h/16h. Visitação: Qui. a dom., 10h/17h. Grátis. De 4 de setembro a 15 de outubro.
O Tremor e o Terroso: Miguel Afa
Primeira individual do artista, o primeiro representado pela galeria, a exposição acontece nas duas sedes da Nonada. Sob curadoria de Igor Simões, a mostra reúne um total de quarenta pinturas desse artista, considerado um nome emblemático de sua geração. Em seus trabalhos, Miguel Afa busca retratar de forma afetuada a realidade de pessoas negras e de favela, como ele, em um contraponto à visão hegemônica estereotipada.
Nonada Zona Sul. Rua Aires Saldanha, 24, Copacabana. Abertura: Qui. (31), 17h/21h. Visitação: Ter. a sex., 11h/19h Sáb., 11h/15h. Grátis. De 1º de setembro a 21 de outubro. Nonada Zona Norte. Rua Conde de Agrolongo, 677, Penha. Abertura: Dom. (3), 13h/19h. Visitação: Qui. e sex,, 12h/17h. Sáb., 11h/15h. Grátis. De 7 de setembro a 28 de outubro.
Vertigo – O Que Você Vê?
Aos 63 anos, o fotógrafo Ricardo Poock abre caminhos realiza sua primeira exposição individual de imagens abstratas, com curadoria de Giancarlo Mecarelli, diretor do Festival internacional de Fotografia Paraty em Foco. São dezoito obras caleidoscópicas em grandes formatos, que propõem um jogo entre a imagem e o objeto, um recorte da produção em quase dez anos de trabalho.
Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Visitação: Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. De 1º de setembro a 14 de outubro.