Rolé aleatório: um roteiro para Chris Martin, do Coldplay, curtir o Rio
Com base nas andanças do cantor em São Paulo, VEJA RIO separou dicas para o vocalista aproveitar a cidade maravilhosa, onde fará shows nos dias 25, 26 e 28
Após uma temporada de seis shows em São Paulo e dois em Curitiba, Coldplay chegou ao Rio para mais apresentações no estilo marcante da banda: serão três, no sábado (25), domingo (26) e na próxima terça (28). O vocalista Chris Martin já foi flagrado nesta quinta (23) bem à vontade em solo carioca, usando shorts e camiseta na varanda do luxuoso Hotel Fasano, em Ipanema. A namorada do cantor, Dakota Johnson, atriz americana conhecida por estrelar a franquia Cinquenta Tons de Cinza, também foi uma filmada por uma fã lendo um livro e aproveitando o sol à beira da piscina do hotel.
+ Para dar adeus: últimos dias do IMS e de exposição de Walter Firmo no CCBB
Durante a passagem da banda pela capital paulista, o que chamou a atenção dos fãs e da internet foram os “rolês” aleatórios de Chris pela cidade. Nas últimas semanas, o artista foi visto em ambientes diversos, como numa academia, no ensaio de uma bateria universitária, em uma roda de samba, na ação solidária de uma ONG e numa apresentação de piano.
Vale lembrar também que em setembro de 2022, quando a banda veio ao Brasil para ser headliner do Rock in Rio, Chris Martin apareceu em uma roda de ska no Arpoador. Com os pés descalços, de moletom e touca, o artista quase passou despercebido entre a plateia no quiosque, que curtia a banda tocar o hit dos Paralamas do Sucesso “Ska”.
Pensando no histórico de andanças do artista, VEJA RIO separou algumas dicas de “rolé” — com “é”, e não “ê”, como dizem os paulistas — para o vocalista curtir a cidade maravilhosa durante sua estadia.
– Participar de uma roda de samba
Não tem como vir ao Rio de Janeiro sem conhecer, no mínimo, uma das rodas de samba que acontecem na cidade. Um dos lugares onde Chris Martin poderá curtir uma boa e tradicional roda, em um local histórico do Rio, é a Pedra do Sal, na região da Pequena África. Lá, aos pés do Morro da Conceição, os músicos costumam se reunir principalmente às sextas, por volta das 18h. Dá pra aproveitar a visita para passar pelo famoso Largo da Prainha, que atrai cariocas e turistas de diferentes partes do mundo para curtir os bares e restaurantes locais.
Na segunda (27), dia de folga da banda, uma boa pedida é aproveitar o Samba do Trabalhador. A tradicional roda de samba criada por Moacyr Luz marca presença todas as segundas no Renascença Clube, na Zona Norte do Rio. Vale também aparecer de surpresa entre quinta e segunda em lugares como Bar do Omar, no Santo Cristo, e Beco do Rato, na Lapa, onde a programação de samba é garantida.
+ Além do Coldplay: agenda de shows do fim de semana tem Alcione, Gil e mais
– Curtir um bom jazz
Caso o vocalista do Coldplay prefira embalar a noite com jazz, uma boa aposta é o Velvet, clube situado no subsolo do Dias Bar e Mar, na badalada Dias Ferreira, no Leblon. Inaugurado no fim de 2022, o espaço é intimista e recebe um público reduzido para ver as apresentações, sempre às quintas (19h/2h), sextas e sábados (20h/3h).
Tem também como curtir um bom som em locais abertos da cidade. Na Praça da Harmonia, na Gamboa, toda sexta tem jazz com primeiro set do AllBrazz Quarteto, a partir das 20h30, seguido de uma jam session com músicos convidados.
+ Cinema alternativo é destaque em mostras no MAM, CCBB e Estação Botafogo
– Passear pelas feiras do Rio
Para garantir compras autenticamente cariocas, vale a pena se aventurar em algumas das feiras ao ar livre que acontecem pela cidade aos fins de semana. No sábado (25), por que não passar antes do show pela Feira Rio Antigo, que reúne antiguidades, arte, música e gastronomia na Rua do Lavradio? Ou então na feirinha de antiguidades e brechós da Praça XV, no Centro, ideal para garimpar boas peças de segunda mão?
Domingo (26) é dia da tradicional Feira da Glória, onde é possível comer um pastel com caldo de cana ou churrasquinho, conhecer expositores e produtos locais, e aproveitar para curtir um samba. O rolé também pede uma passadinha na Praça Paris, logo ao lado, que muitas vezes é palco de ensaios de blocos de Carnaval e aulas como as do Projeto Girô, que tem turmas de danças populares, percussão e perna de pau aos domingos. Uma boa oportunidade para Chris Martin conhecer mais sobre a cultura brasileira.
+ Grátis: Biblioteca Parque volta a promover shows, cursos e palestras
– Fazer exercícios ao ar livre
Preocupado com a saúde física, o vocalista poderia trocar a academia por exercícios em locais abertos como o Aterro do Flamengo, com seus 1.200.000m² de área verde, ou na Lagoa Rodrigo de Freitas. O artista poderia comparecer às aulas gratuitas nas arenas Amil, por exemplo, onde são praticadas modalidades como muai thay, ioga, alongamento, dança e treino funcional em diferentes horários e dias da semana.
Sabe-se que Chris é praticante de ioga, então fica a dica: praticar a modalidade ao nascer do sol na Lagoa, apreciando o visual, pode ser uma ótima experiência.
+ Sessão extra de Portátil, reestreias e mais novidades nos teatros cariocas
– Tomar um brunch caprichado
Em entrevista recente ao podcast “Conan O’Brien Needs A Friend”, o vocalista do Coldplay revelou sua dieta inusitada, inspirada no seu ídolo Bruce Springsteen: fazer apenas uma refeição por dia. Para forrar bem o estômago antes de explorar a cidade, a dica então é tomar um brunch — refeição entre o café da manhã e o almoço — no capricho.
O Café 18 do Forte, em Copacabana, o Coltivi, em Botafogo, e o Empório Jardim, com unidades em Ipanema, no Jardim Botânico e na Gávea (últimos dias de funcionamento), são alguns dos locais recomendados para comer bem, indicados na categoria “melhor brunch” do prêmio VEJA RIO Comer & Beber 2022.
+ Cada Um No Seu Quadrinho: feira no Circo Voador reúne amantes das HQs
– Participar de ações solidárias de ONGs
Enquanto estava na capital paulista, Chris Martin participou de uma ação de distribuição de quentinhas para pessoas em situação de rua, feita pelo Love Button Global Movement, do qual é embaixador, junto à ONG SP Invisível. Em São Paulo e em Curitiba, o projeto também promoveu ações junto à ONG TETO, que garante moradias para pessoas em situação vulnerável.
Ainda não se sabe qual ação social a banda realizará no Rio, mas aqui não faltam projetos sociais que vão às ruas toda semana para ajudar quem precisa, como o Só Vamos, que realiza ações sempre aos sábados e domingos, entre tantos outros.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui