Elogio à repetição
Uma comédia une pela segunda vez o diretor Walter Lima Jr. e o autor Flávio de Souza
AVALIAÇÃO ✪✪✪
No fim dos anos 80, o diretor Walter Lima Jr. e o autor Flávio de Souza dividiram um tremendo sucesso teatral: Fica Comigo Esta Noite ganhou longa temporada, chegou a ser encenada no exterior e virou filme em 2006. Mais de três décadas depois, a dupla volta a se reunir, agora para apresentar uma comédia, Répétition ? repetição, em francês ?, em cartaz na Sala Multiúso do Espaço Sesc.
As semelhanças entre um trabalho e outro limitam-se à parceria do autor com o diretor. Se Fica Comigo Esta Noite era, à sua maneira, uma história de amor, aqui o tema é o próprio fazer teatral, apesar dos triângulos afetivos que temperam a atual narrativa. Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella vivem três atores às voltas com os ensaios de um espetáculo (ensaio, vale lembrar, é outro significado para répétition).
De forma engenhosa, o texto embaralha duas tramas: aquela em que os personagens são os atores e outra na qual eles interpretam os papéis da peça dentro da peça. Parece confuso? No palco, entretanto, tudo funciona, e Souza, acertadamente, não estica a história a ponto de tornar o truque, com o perdão
do trocadilho, repetitivo. No afinado elenco, Gobeth explora melhor as possibilidades que lhe são dadas. Também merece destaque a cenografia de Ronald Teixeira, simples, mas eficiente ao aproveitar a profundidade do espaço cênico.
Répétition (70min). 14 anos. Estreou em 18/1/2013. Espaço Sesc ? Sala Multiúso (80 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ☎ 2547-0156. → Sexta e sábado, 20h; domingo, 18h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (sex. a dom.). Até domingo (17).
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Bom apetite! Uma lista de mais de 180 restaurantes para conhecer no Rio