Quinteto Villa-Lobos de Sopros comemora 60 anos com série de shows no CCBB
Apresentações vão até 12 de junho, às segundas, e contam com participações de nomes como o grupo Água de Moringa, Henrique Cazes e Guinga
A partir desta segunda (24), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe uma série de shows em comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa–Lobos de Sopros. As apresentações vão até 12 de junho, e contam com participações de nomes como o grupo Água de Moringa, Marcello Gonçalves, Henrique Cazes e Guinga, entre outros. O repertório das apresentações inclui músicas que fazem parte da trajetória do quinteto e composições próprias dos convidados.
+ Grupo Corpo apresenta no Rio em maio as coreografias Gil Refazendo e Breu
Paralelamente aos shows, acontecem uma masterclass de flauta, clarineta e trompa, no dia 15 de maio, às 19h, e um concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos, no dia 22 do mesmo mês, às 15h, ambos na sala 26 do CCBB. As ações formativas são gratuitas, mas é preciso preencher um formulário antecipadamente. Já o ingresso para os shows custa 30 reais (entrada inteira).
Um dos importantes grupos de câmara do país, o quinteto é formado por Rodrigo Herculano (oboé), Aloysio Fagerlande (fagote), Paulo Sérgio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Rubem Schuenck (flauta). Ao longo de sua história, o grupo também dialogou com a música popular, participando de espetáculos de Roberto Carlos, Elis Regina, Baden Powell, Edu Lobo e Nara Leão, entre outros.
+ Alicia Keys e outros grandes nomes internacionais trazem turnês ao Rio
Airton Barbosa (1942-1980), um dos fundadores do Quinteto Villa-Lobos, foi o primeiro a colocar o fagote no samba, gravando com Cartola e Paulinho da Viola. O grupo trocou de formação por diversas vezes, mas jamais deixou de se apresentar nessas seis décadas, mesmo sem estar vinculado a qualquer instituição, pública ou privada.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Seg., 19h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo site do CCBB. Até 12 de junho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui