O melhor da programação gratuita do fim de semana prolongado no Rio
Festivais de música e cultura, espetáculos e exposições estão entre as atrações para quem quer aproveitar sem pagar nada
Festival Revide!
De sexta (11) a domingo (13), o Festival Revide! Movimentos Para Imaginar Amanhãs ocupa o Museu do Amanhã com uma programação que inclui exposição, rodas de conversas, performances artísticas e atrações musicais. Os shows, que acontecem também na Praça Mauá, promoverão encontros musicais inéditos. Entre as atrações estão Rincon Sapiência, que convida Brisa Flow e Kaê Guajajara; Anelis Assumpção, convidando Tulipa Ruiz, Jup do Bairro e Malka, além de Larissa Luz, que participa do show do Ilú Obá de Min com Djuena Tikuna; entre outras. O festival também conta com uma palestra de abertura e cinco rodas de conversa, para trocas de perspectivas sobre a crise climática, o racismo ambiental e o modelo econômico que esgota a natureza. Leia mais na notícia completa.
+ Line-up de estreia do Festival MPBoca reúne Liniker, Céu e Tulipa Ruiz
Bienal de Arte Digital
Após um hiato de 4 anos, devido à pandemia da Covid-19, o evento está de volta neste sábado (12), reunido obras de mais de 60 artistas nacionais e estrangeiros no Oi Futuro, no Flamengo. São trabalhos que unem arte, tecnologia e ciência. Entre os destaques da mostra está a instalação Gil Futurível, do brasileiro Clélio de Paula, que traz o modelo digital do cantor criado a partir do seu escaneamento 3D, incluindo alguns figurinos icônicos do artista. A programação conta com outras instalações, performances, oficinas e demais atividades.
Centro Cultural Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Mais informações no site: www.bienalartedigital.com. Até 22 de janeiro de 2023.
Tack Festival
Realizado desde 2018, o evento tem o intuito de entrelaçar conhecimento, criatividade e diversão por meio de palestras, bate-papos, oficinas e atividades culturais. Neste ano, a 5ª edição acontece no formato híbrido, com ações presenciais no sábado (12) no Jardim Botânico do Rio. Será um dia repleto de atrações culturais como apresentação musical, de dança, show circense com palhaços, acrobatas e malabaristas, cinema a céu aberto, oficinas de malabares, tecido, mágica, slime, pintura artística e audiovisual, entre outras novidades.
Centro de Visitação do Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008. Sáb (12), 10h/18h. Grátis. Mais informações: https://tackfestival.com/
FestLip
Após duas edições remotas, o Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa volta ao formato presencial em sua 14ª edição, reunindo nove países que falam a língua: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste. A programação extensa traz atrações de teatro, cinema, música, gastronomia e debates, espalhadas por espaços da cidade como o Teatro Firjan Sesi Rio, o Real Gabinete Português de Leitura e o restaurante Rancho Português. A edição deste ano homenageia o multiartista Ruy Guerra, referência para diversas gerações na música e no cinema. Um dos destaques da programação é a montagem inédita produzida pelo festival para a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, rebatizada de (des)Cortiço. A peça será apresentada no Teatro Firjan Sesi Centro com um elenco formado por integrantes de todos os países participantes do evento.
10 a 14 de novembro. Veja a programação completa no site: https://www.talu.com.br/festlip/
Village Classic Cars
Com mais de cem ícones do design automobilístico das décadas de 20 a 90, a maior exposição de carros antigos do Rio retorna ao VillageMall. Aberta ao público, a 5ª edição da mostra reúne carros importados e nacionais, dos esportivos aos utilitários, além de motos, bicicletas, triciclos, carros a pedal, entre outros brinquedos de rodas. Entre os destaques neste ano, estão raridades como o Cadillac 1960 Limousine presidencial, que pertenceu ao ex-ditador iuguslavo, Josip Broz Tito; e uma unidade do inglês Morgan, o automóvel mais antigo do mundo que ainda está em produção. Após conferir todas as atrações da mostra, os visitantes ainda poderão votar no seu carro favorito. Para animar o evento, a banda Village Bossa Jazz se apresenta de quinta a sábado, às 19h, e no domingo , às 18h. Haverá ainda estações gastronômicas com comes e bebes.
Centro de eventos do Village Mall. Av. das Américas 3900, Barra da Tijuca (portaria A). Seg a sáb, 12h/22h; dom, 12h/ 20h. Grátis. Até 13 de novembro
Visões Latinas
A mostra Visões Latinas reúne longas-metragens de vários países da América Latina, além de curtas produzidos na Região Metropolitana do Rio, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, até o dia 13 de novembro. São obras que buscam um diálogo entre tópicos fundamentais da vida contemporânea, como racismo, ancestralidade, violência, feminismo, identidade, solidão e LGBTQIAP+. Entre os destaques, estão o filme chileno Uma Mulher Fantástica, dirigido por Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017; o colombiano O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra, também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016; e o premiado Últimos Dias em Havana, longa cubano dirigido por Fernando Perez.
Centro Cultural da Justiça Federal: Av. Rio Branco 24, Centro. Grátis.
+ Festival Zona Preta estreia com baile charme, festas, DJs e feijoada
Festival Internacional de Cinema Infantil
Em celebração pelos seus 20 anos de realização, o FICI terá formato híbrido pela segunda vez consecutiva, com sessões presenciais no Estação NET Gávea, neste sábado (12), e com exibições gratuitas na plataforma digital do festival, de 19 a 27 de novembro. As sessões pela manhã terão ingressos gratuitos e as da tarde terão valor de meia entrada. A programação traz as pré-estreias dos filmes A Ilha dos Ilús, de Paulo C G Miranda; Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida; Chef Jack, de Guilherme Fiúza Zenha; Perlimps, de Alê Abreu; e Fabulosos João e Maria, de Arnaldo Galvão. Haverá ainda exibições especiais do Gloob e do Telecine dos longas D.P.A. 3, Uma Aventura no Fim do Mundo e Sing 2, respectivamente, além de uma sessão especial de 20 anos do festival com uma seleção de curtas.
Shopping da Gávea. Rua Marquês de S. Vicente, 52, Gávea. 12 de novembro. Ingressos gratuitos pelo Sympla e de meia-entrada pelo Ingresso.com. Mais informações em: www.fici.com.br
Cinefoot
Único festival de cinema dedicado ao futebol do Brasil, o Cinefoot entra no clima de Copa do Mundo em sua 13ª edição, trazendo 63 filmes de doze países. A sessão inaugural no Rio será nesta terça (15), feriado da Proclamação da República, no Estação Net Rio, com a exibição de uma versão filme de Casão, Num Jogo Sem Regras, dirigido por Susanna Lira. A diretora e roteirista é a homenageada desta edição. O festival também chega a outros espaços da cidade como o Instituto Cervantes, a Biblioteca Parque de Manguinhos e o Centro Cultural Justiça Federal.
15 a 21 de novembro. Grátis. Mais informações no site: https://cinefoot.org/
Ana Fumaça Maria Memória
Com dramaturgia e direção de Marcela Andrade, a peça infantil faz duas sessões gratuitas na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e na Lona Cultural Municipal Terra (Guadalupe). O texto foi inspirado em vivências da autora, que testemunhou a perda de memória de sua avó paterna entre 2011 e 2014. A peça aborda questões delicadas como velhice, morte e saudade. Na trama, Ana e seu amigo Jonas se aventuram em uma fantástica viagem no tempo, para recuperar a memória que sua avó está perdendo. A menina rabisca as lembranças e as entrega como presente no dia do aniversário de 80 anos da avó.
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna. Dom (13), 16h. Lona Cultural Municipal Terra. R. Marcos de Macedo, s/nº, Guadalupe. Terça (15), 17h. Grátis.
A Descoberta das Américas
Celebrando 18 anos, o espetáculo que conquistou o Prêmio Shell de Melhor Ator no ano da estreia da montagem, em 2005, inicia sua turnê comemorativa pelo Rio. Serão três apresentações gratuitas nos bairros de Campo Grande, Marechal Hermes e Bangu. Ao longo desses anos, foram mais de 700 apresentações em todos os estados brasileiros e em oito países de quatro continentes. Com direção de Alessandra Vannucci, que assina a tradução e adaptação da montagem com Julio Adrião, a montagem conta a história de um homem que escapou da fogueira da inquisição por duas vezes e, por acaso, acabou vindo para o Novo Mundo numa das caravela de Cristóvão Colombo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui