Primeiro centro cultural LGBT+ do Rio homenageia Zélia Duncan na abertura
Instalado em um casarão do século XIX no Arco do Teles, o QueeRIOca é comandado pelo casal formado pela atriz Cristina Flores e a multiartista Laura Castro
A cidade irá ganhar seu primeiro centro cultural de arte e cultura LGBTQIAPN+, o QueeRIOca, que será inaugurado neste sábado (27), no Arco do Teles, com a presença de Zélia Duncan, homenageada e madrinha da casa, e abertura da exposição coletiva DiferEntre, com 32 artistas do universo queer e curadoria de Daniel Toledo.
O dia terá espaço para as múltiplas expressões artísticas de Zélia. Às 16h, ela lança o livro Benditas Coisas Que Eu Não Sei. Às 18h, será exibido o curta Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui, de Éri Sarmet, estrelado pela artista.
+ Ocupação artística de Marcelo D2 celebra Ogum com obras de Sergio Marimba
Em seguida, Cristina Flores realiza a leitura dramatizada da peça Eu Vou!, escrita por Zélia. Às 16h, a cantora comanda roda de samba ao lado de Ana Costa, às 21h. As duas lançaram juntas no ano passado o disco Sete Mulheres pela Independência do Brasil.
A noite se encerra com a estreia da festa Arco dos Prazeres, da DJ Tata Ogan, a partir das 23h. É a única atividade da abertura que é paga, com ingressos a 20 reais, que podem ser comprados pelo Sympla ou na bilheteria do local.
Instalado em um casarão do século XIX de 200 metros quadrados no Arco do Teles, no Centro, o QueeRIOca é comandado pelo casal formado pela atriz Cristina Flores e a multiartista Laura Castro.
A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar na curadoria: o artista plástico Daniel Toledo, um dos fundadores do coletivo Opavivará!; os grupos teatrais Buraco da Lacraia e Teatro do Afeto; a Livraria Pulsa, dedicada a autores LGBTQIAPN+; o produtor e diretor Gabriel Bortolini e as DJs Tata Ogan e Marta Supernova. O Slam das Minas RJ também integrava o time, mas saiu, devido a divergências, antes da estreia.
+ Bolso agradece! MAR, na Praça Mauá, volta a ter entrada gratuita às terças
O lugar terá música, artes plásticas, teatro, performance, cinema, literatura, programação infantil, gastronomia carioca de rua e festas noturnas. A mostra DiferEntre vai até 30 de junho, e a casa já tem marcados rodas de samba, shows, exibições de filmes, espetáculos teatrais, lançamentos de livros e festas. Confira a programação no Instagram @queerioca.
A casa contou com projeto desenvolvido pela Junta Arquitetura. No nível da rua, ela conta com um bar com música ao vivo, que se estende até a calçada, ocupando a rua. O subsolo abrigará um espaço multiuso: um teatro que pode ser usado como cinema, local para performances ou pista de dança.
+ Área gamer, realidade virtual: conheça o novo espaço de lazer XD Animasom
O QueeRIOca é contemplado pelo edital Reviver Cultural, programa da prefeitura que busca promover a ocupação de imóveis históricos do Centro com atividades culturais.
Travessa do Comércio, 16, Centro. Abertura: Sáb. (27), 11h/3h. Grátis e R$ 20,00 (festa Arco dos Prazeres). Visitação: Qua. a sex., 16h/0h. Sáb., 11h/5h. Dom., 14h/0h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui