Primavera dos Museus: mais de 50 instituições no Rio recebem programação
Tendo como tema Museus, Acessibilidade e Inclusão, a 18ª edição do evento tem palestras e visitas mediadas com recursos de acessibilidade, entre outros
Até este domingo (29), 57 instituições da cidade do Rio recebem programação que integra a 18ª Primavera dos Museus, evento anual realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece sempre no início da estação, em centenas de espaços do país.
O evento oferece programações especiais, palestras, seminários e oficinas. A edição de 2024 tem como tema Museus, Acessibilidade e Inclusão, lançando luz sobre o papel dos centros culturais na promoção do acesso a todos os seus públicos.
+ Salas recém-reformadas da prefeitura terão sessões do Festival do Rio
O Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1, Centro) está lançando uma modalidade mais atualizada e inclusiva para o acesso a suas instalações: as visitas cognitivas-sensoriais — que acontecem em todos os dias da Primavera dos Museus, sempre às 9h — terão um novo kit de autorregulação sensorial e novas narrativas descritiva e visual. É preciso fazer o agendamento on-line.
O MAR (Praça Mauá, 5, Centro), conta com a oficina Construção de Objetos Inclusivos na Educação Museal, neste sábado (28), às 15h30. No domingo (29), acontecem a Caminhada do Orgulho Surdo, das 10h às 14h, e os jogos educativos inclusivos, às 15h30.
Já o CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) apresenta visitas mediadas com intérprete de Libras à mostra A.R.L. Vida e Obra, durante a duração da Primavera (das 10h às 16h); visitas mediadas cognitivas, para o público cego ou com baixa visão e para públicos neuro divergentes, no domingo (29), às 18h; atrações como o Show da Alegria, com a escola de samba Embaixadores da Alegria, que conta com pessoas com deficiência, neste sábado (28), às 12h; e contação de histórias em Libras, também no sábado (29), às 14h.
O Muhcab (Rya Pedro Ernesto, 80, Gamboa) recebe nesta quinta (26) a roda de conversa Encontro Entre Educativos dos Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC), com relatos e experiências sobre acessibilidade e inclusão, às 13h30; e, na sexta (27), a abertura da mostra Do Parto a Partida, de Sonia Góes, que tem como tema o amor entre duas mães e uma filha, a romantização da adoção e as dores resultantes das singularidades da convivência numa relação familiar inter-racial, entre outras questões.
+ Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é escolhido para tentar vaga no Oscar
O Museu Casa de Benjamin Constant (Rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa) traz atividades como a mostra Traços de Luz, ceramista Carolina Pacini, do IrisArco Atelier, na qual ela apresenta sua pesquisa sobre acessibilidade a pessoas cegas, que abre nesta quinta (26). Além disso, no domingo (29), às 12h30, a artista coordena a Oficina de Azulejaria Sensorial, na qual os participantes poderão confeccionar azulejos a partir de experiências táteis.
A programação completa da Primavera dos Museus está no site Visite Museus.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui