Planetário do Rio abre as portas para observação da superlua na terça (14)
Programação gratuita terá distribuição de cem senhas meia hora antes de começar, às 18h
O Planetário do Rio, na Gávea, abre as portas nesta terça (14) para quem quiser admirar a superlua no céu. A observação será gratuita, mediante a distribuição de cem senhas meia hora antes do início da atividade, às 17h30. Vale lembrar que a programação pode ser cancelada caso o tempo esteja nublado ou chuvoso.
+ Rio congelante: temperatura mínima pode chegar a 11 graus durante a semana
O fenômeno acontece de três a quatro vezes por ano, quando a lua em sua fase cheia ou nova ocupa o perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra. Durante a superlua cheia, o satélite natural dá a impressão de estar maior e mais brilhante – uma diferença pequena para ser percebida com os olhos.
“É preciso fazer uma comparação do tamanho e do brilho da Lua durante e fora de uma superlua, com fotografias, para notarmos a diferença”, explica o astrônomo Leandro Guedes.
Uma curiosidade: a lua cheia no mês de junho é chamada “Lua de Morango“, segundo o tradicional The Old Farmer’s Alamanac, devido ao costume dos povos originários do nordeste dos EUA, que viam o evento como um sinal para colher os morangos. Já na Europa, esta mesma lua é nomeada “Lua de Mel” ou “Lua de Hidromel”, também em razão da época ideal de recolher o alimento.
No dia 13 de julho, haverá mais uma superlua, que estará cerca de 240 quilômetros ainda mais próxima da Terra. Segundo o Old Farmer’s Alamanac, ela ganha o nome de “Lua dos Cervos”, pela época do ano em que crescem os chifres dos cervos machos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Planetário do Rio. Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea. 14 de junho, 18h. Grátis.