Selfie analógica: pioneira da fotopintura, Telma Saraiva exibe obra no MAR
Fundadora do Estúdio Saraiva, nos anos 1940, artista se dedicou a registrar os modismos no jeito de vestir e posar para a câmera

Pioneira da fotopintura no Brasil, Telma Saraiva comandou o Foto Saraiva, único estúdio dirigido por uma mulher na região do Cariri, no Ceará, nos anos 1940. A artista imprimiu a sua marca colorindo retratos com tinta, nos quais revelava os modismos da época, como a forma de se vestir e de posar para a câmera — influenciada pelo cinema de Hollywood. Telma Saraiva e a Fascinação do Mundo apresenta até o fim do ano no MAR duzentos trabalhos divididos em quatro eixos temáticos: Álbum de Família, Autorretratos: Tornar-se Outra, Subversão da Técnica e Registro do Outro. A curadoria é de Bitu Cassundé, Amanda Bonan e Marcelo Campos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Solar dos Abacaxis completa uma década com individual de Castiel Vitorino
Museu de Arte do Rio. Praça Mauá, 5, Centro. Qui. a dom., 11h/18h (última entrada às 17h). R$ 10,00 a R$ 20,00. Grátis às terças. Até 31 de dezembro.