Nossa luta: perseguição a negros no holocausto é tema de nova exposição
Muhcab, na Gamboa, recebe mostra sobre trajetórias de pessoas negras que viveram durante a ascensão do governo nazista na Alemanha
O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa, inaugura nesta quinta (7) a exposição gratuita Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto.
+ Junta Local, Balzak40 e outras feiras para visitar no fim de semana
A mostra conta com 23 painéis e duas vitrines com textos e fotos sobre trajetórias de pessoas negras que viveram durante a ascensão do governo nazista na Alemanha, além de um minidocumentário.
Apesar da perseguição dos nazistas a judeus e a algumas minorias ter sido bastante documentada, pouco se fala sobre a discriminação contra os negros, que variou do isolamento ao assassinato. A exibição aborda a crescente perseguição aos negros na região, desde o período colonial (incluindo o genocídio dos povos hereros e namaquas, na atual Namíbia), passando pela República de Weimar, até chegar ao período do nazismo consolidado.
+ Rock The Mountain marca a volta dos grandes festivais no Rio
Realizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba, a exposição passou por Porto Alegre (RS), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis e Curitiba. Chegou ao Rio em 2020, no Museu da Justiça, mas ficou em cartaz por poucos dias, devido à pandemia da Covid-19, e agora pousa no Muhcab com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Muhcab: Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Qui. a sáb., 10h/17h. Até 25 de junho. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui